Mas enquanto isso enrolo os leitores deste blog e vou postando as pistas com fotos e provas. A primeira delas é Reims. Pista que hospedou o GP da França de 1953 a 1967. Na verdade, a pista fica em Gueux, subúrbio de Reims. O traçado dela é este aí embaixo:
Gueux é esta vila do lado esquerdo da pista (imagem Google Earth). Se você olhar, o traçado é monótono. Quase um oval, praticamente só com curvas à direita. Mas depois de andar lá, não é nada fácil dominar Gueux. Não aparece, mas os relevos da pista tornam a volta extremamente complicada. A grande maioria das freadas, são em descida, e para os carros com pneus estreitos freios de aço, devia ser difícil controlar os charutos e entrar nas curvas.
O grupo que cuida da pista, os amantes do Circuit de Gueux, mantém a pintura dos boxes, torres e arquibancadas o mais fiel possível à antiga pista. Eles realmente mantém a história viva, dentro do que podem. Olhem as fotos abaixo, a comparação com os anos 1950/60 e setembro de 2010 (as imagens históricas, do lado esquerdo, são da LAT):


Esta é uma corrida de turismo, eu ia tirar do mesmo lugar, mas há uma placa de proibido subir no terraço sobre os boxes. Havia até uma observação de risco de desabamento, afinal aquilo tem pelo menos 60 anos sem manutenção decente. Mas pra quem me conhece sabe que eu subiria de qualquer jeito, não fosse os funcionários (e a polícia) que estavam por lá. Fica pra próxima fazer uma foto parecida.

Esta última eu quase acertei o ângulo. Mas não dava pra ficar dando bobeira no meio da pista. É que, apesar das fotos não mostrarem nenhum carro, a reta de largada é hoje uma estrada muito movimentada, que liga Gueux a Reims. Mas reparem as propagandas, que são as mesmas 50 anos depois!!
E no fim, Reims é uma pista fantasma, que apesar do esforço dos amantes do circuito, não dá aquela sensação da história que ela tem. Um lugar meio triste, uma ruína. Mas tem autódromo no Brasil em condição igual ou pior...
Nenhum comentário:
Postar um comentário