segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Formando a turma 2010 - Parte III

Já que fazer posts longos tá dando trabalho e a competição do Baja tá chegando, vamos em partes.

A grana tá tão curta na Willians que nem apresentação com os pilotos rolou. Nada, nem aquela coisa xoxa, como fez a Sauber que colocou o carro no meio de uma pista.

Willians: carro - oscilou muito em 2009, fiquei com a impressão que o carro era até bom, mas a dupla de pilotos deixou a desejar. Rosberg é bonzinho, leão de treino, mas bastante inconstante nas corridas (nossa, estou falando do Webber??). Nakajima coitado, apenas confirmou a fama da família. Para 2010 a falta de grana deve pesar e dificilmente vão disputar corridas. O projeto parece bastante convencional, parecido com o carro anterior, só que mais bonito. Um comentário bem tosco porque não vi nada sobre o projeto, então não vou cair na bobeira de entrar em detalhes. Talvez o CT possa ir mais adiante. Resumindo: é carro para andar no meio do pelotão e beliscar um pódio naqueles momentos atípicos do Rubinho.
Pilotos: Barrichello e Hulkenberg - Chega de falar de Barrichello. Só este blog deve ter uns 300 posts falando sobre o amor e ódio ao ancião dos pilotos. Não será campeão, fará alguns pontos, na sorte uma pole, se cair um mundo de chuva é candidato a ganhar uma corrida. E pronto. Hulkenberg é mais uma promessa da GP2, um campeonato que promoveu extremos como Hamilton e Piquet. O cara foi campeão no ano passado, dizem que é muito bom, mas se não andar mais rápido que Barrichello, vai começar com o pé esquerdo. No final do ano, arrisco dizer que Rubinho ganha a disputa.


3 comentários:

  1. Pra não deixar passar vou fazer um comentário sobre o lado técnico: acho que esse ano está muito difícil fazer previsões!
    Ano passado a maior mudança foi regulamento aerodinâmico e era possível ter uma noção um pouco melhor do que parecia bom e o que parecia tosco.
    Esse ano a mudança de regulamento e o tanque maior afetou muito mais a dinâmica no sentido de mudar distribuição de massa e alterar entre-eixos. Com isso as equipes trabalharam muito em soluções alternativas embaixo da carenagem para fazer caber tudo, como ângulo de motor, tamanho de transmissão, posicionamento do cockpit em relação ao eixo dianteiro, etc.
    O Margot já citou a Renault que quase não aumentou o entre-eixo. Provavemente irão bem em pistas de baixa, talvez até nas de média, mas fica difícil falar porque não sabemos qual compromisso eles tiveram que assumir pra conseguir este entre-eixo.
    Da mesma forma fica difícil analisar os testes, pois o melhor tempo é muito pouca informação para concluir algo. Todas as equipes (e o Alonso também) dizem que a Ferrari é a equipe mais consistente. Não se sabe ao certo se é a mais rápida com tanque vazio, mas parece que vai ser forte em corrida.
    Pra não ficar só em cima do muro vou colocar uma previsão para a primeira corrida:
    Red Bull e McLaren serão as equipes mais rápidas com tanque vazio e estarão na primeira fila do grid. Ferrari estará logo ali e estarão na segunda fila (Alonso e Massa devem conseguir ser mais rápidos que algum dos pilotos dessas equipes). Mercedes vem depois e em um lugar de honra vem a Sauber logo atrás.
    A vitória vai ser disputada entre Hamilton, Massa e Alonso. Button toma a primeira de muitas do Hamilton. Schumacher termina em 4o.

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  2. Bom, se serve de dica ou não, a Renault manteve o entre-eixos e deve ter sido as custas de uma caixa de câmbio novas. O que eu sei é que o dinamômetro da Renault andou trabalhando 24/7 durante janeiro...

    Eu estou ensaiando há semanas fazer um post sobre a parte técnica. Quem sabe amanhã animo. O post de hoje sai daqui a pouco, amanhã faço outro pra manter o blog movimentado.

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  3. Parece que o Andrew nao esta participando das reunioes de regra do F-SAE, heheheh...

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