
E o Conselho Mundial da FIA se reuniu na última sexta-feira. Basicamente, são os caras que decidem as mudanças de regras dos campeonatos mundiais. Os participantes (competidores, grupos de trabalho, e FIA) propõem as mudanças, e nessas reuniões elas são aprovadas ou não. Os caras também decidem assuntos internos e administrativos, mas isso não importa.
O que importa é que mudaram o sistema de pontos. 25, 20, blá, blá. Li no Gomes que não muda muito, porque a ordem de grandeza de diferença dos pontos vai ser a mesma, e se pegarmos as pontuações dos últimos campeonatos, as coisas não iam mudar muito.
Mas mudam sim. Abandonar uma prova para quem está disputando o título é mortal. Se um piloto está em segundo lugar, a 3 voltas do fim e 0,5 s atrás, ele não vai atacar. Ele não vai arriscar perder 20 pontos e talvez o campeonato. Teoricamente agora são mais corridas, 19 (um absurdo), então cada corrida teria um peso menor. Mas a regularidade vai definir mais do que tudo agora. Fazer quarto lugar em todas as corridas pode levar ao título. Enfim, vamos ver.

Aquilo de comparar os maiores pontuadores de todos os tempos, pra mim não faz sentido. Já não dava pra comparar a década de 50 com 7 corridas (ou 6, se descontar indy) contra as 17 que tivemos. Carros diferentes, regras diferentes, pilotagens diferentes. Não dá pra comparar mesmo.
Ainda assim, é melhor do que o sistema de medalhas. O ideal mesmo, pra mim: 10-6-4-3-2-1. Como era na era pré-Schumacher.
Mas agora deve ter um monte de advogado pensando em como refazer os contratos. Especialmente aquelas cláusulas de performance, que o cidadão tem que ganhar mais de 10 pontos nas 8 primeiras corridas, e tal... Bom muda tudo. Fazer 10 pontos agora é muito mais fácil que em 2009.
A única coisa certa é que os parâmetros do Pacto da Concórdia terão que ser mudados. Parte da fatia do bolo é distribuída para as equipes de acordo com a pontuação. E eu aposto que o Bernie Ecclestone vai fazer ainda mais dinheiro com essa mudança. Gente, como eu queria ter a visão de negócio desse cara....

(as fotos dos testes de Jerez são só pra ilustrar o post, pra colorir o Blog. Todas tiradas do motorsport.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário