domingo, 29 de agosto de 2010
Conceitos Spa 2010
Campeões se fazem com muito talento e também pitadas de sorte. Webber parecia ter jogado a corrida no lixo depois de largar mal. Mas em função das batidas de Button com Vettel e a escorregada de Kubica nos boxes, herdou um inesperado segundo lugar. Hamilton andou muito bem, mas quase viu a vitória atolar na brita como fez na China em 2007 (achei o vídeo, tá ai embaixo). Eu acho que só se salvou porque era uma descida.
Corridas como a de hoje são emocionantes mas complicadas de avaliar. São muitas mudanças, muitas trocas de pneu, variações climáticas. Votar no Worm of the Match foi difícil pela multiplicidade de manobras arriscadas. Escolhi o Sutil porque dava gosto ver a Force India caçando os carros na grande reta. Esse carro é um foguete de reta.
Nos conceitos da Hungria eu torcia pela retorno da McLaren à luta pelas vitórias, e isso aconteceu. O campeonato está longe de se tornar uma disputa entre Webber e Hamilton. O final da temporada vai ser animal
sábado, 28 de agosto de 2010
Grandes Momentos do Esporte
Na volta seguinte, Zonta foi o "divisor de águas". A manobra não foi tecnicamente impressionante. Foi mais bonita e de muita coragem por parte de Hakkinen, pensando que os caras estão a quase 350Km/h naquele ponto. E principalmente porque foi em cima de Schumacher! Zonta tá procurando Hakkinen no retrovisor até hoje!!
Rubinho 300 e a internet
Que seja, uma mais ou uma a menos, isso é coisa para estatísticos. O que vale é que o cara é histórico!!
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
300
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Teste de Aerodinâmica
Todo o grupo de aero foi convidado e eu estarei lá para o meu primeiro teste! Porém como todo o programa já está definido, a responsabilidade pelo teste é da equipe de pista e o pessoal de aero só ficará como expectador.
Um fato interessante e assustador é que o piloto, recém-contrado pelo programa de desenvolvimento de jovens pilotos da Lotus, será o malaio Nabil Jeffri (foto) de apenas 16 anos!!! Ele atualmente compete na Formula BMW Pacific e será a primeira vez que pilota um F1.
Fotos de Spa
A minha contribuição do dia são fotos de Spa publicadas pela Lotus no Facebook:
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Tricampeão do Sertões, Spinelli credita triunfo ao trabalho de Haddad
A parceria entre Guilherme Spinelli e Youssef Haddad é recente e ao mesmo tempo, vitoriosa. Oficialmente, estreou com a conquista do Sertões Series, que foi uma prévia do Rali dos Sertões, disputada no fim de maio em Avaré, interior de São Paulo. Pouco menos de três meses depois, a dupla da Old Boys suplantou a maratona de dez dias do Rali dos Sertões e faturou a competição nessa sexta-feira (20) com autoridade.
Foi mais uma página vencedora escrita pela dupla. Experiente, Spinelli conquistou a melhor colocação geral de um piloto brasileiro na história do Dacar no início do ano ao lado do português Filipe Palmeiro. Mas como o carro desenvolvido para o Sertões teve a ajuda de Youssef, que também é engenheiro, o experiente navegador brasileiro foi escolhido como parceiro do carioca durante as competições nacionais. De acordo com Guilherme, foi o fator que decidiu a prova.
“Foi muito prazeroso voltar a correr no Sertões. Superamos todas as nossas expectativas, o conjunto foi perfeito. Youssef sempre foi nosso engenheiro, mas como navegador fez um trabalho fantástico e superou qualquer expectativa que poderia ter”, comemorou o tricampeão. “O desenvolvimento da Triton SR foi maravilhoso. Não cometemos nenhum erro, e para fechar o pacote, foi o primeiro tricampeonato da categoria”, emendou.
Enquanto Spinelli comemorava seu terceiro título, Haddad exaltou seu primeiro Sertões como navegador. “Foram os 100 km mais longos da minha vida. Essa vitória é do carro e de toda a equipe. Tivemos pouquíssimo tempo para treinar e o trabalho que foi feito na Triton SR foi maravilhoso”, comentou o parceiro de Spinelli.
“Tivemos alguns problemas nos dois primeiros dias, mas não nos abatemos. Acreditamos o tempo todo no potencial do carro e o resultado veio para coroar esse trabalho fantástico. Agora é só comemorar”, celebrou Youssef.
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Atletas de Verdade
Por aqui na Inglaterra o Button é famoso por fazer triathons e apesar de ser amador compete sempre que pode e consegue tempos bem respeitáveis. Por exemplo, ele faz os 10km de corrida em um triathlon olímpico (após 1.5km de natação e 40km de ciclismo) em 38 minutos!
Aí hoje leio que o Rosberg (LINK) participou de um triathlon olímpico (1.5km/40km/10km) na Austria no último final de semana. Tempo total de 2h07’23”, sendo 24’43” na natação, 1h02’47” no ciclismo e 36’58” na corrida!!! Pela minha experiência com natação e corrida os tempos são impressionantes, e acredito que o do ciclismo também.
Para conseguir esses tempos o cara tem que treinar 5-6 dias por semana o ano todo e isso mostra como os pilotos atuais são realmente atletas! E mais, isso mostra o quão sobreviventes são caras como Barrichello e Schumacher que conseguem manter uma forma competitiva aos 40 anos de idade.
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Zé no Sertão
Dá-lhe Zé, Nóia... Youssef Haddad!!
O Zé é mais desses caras que tenho um orgulho danado. Foi mais um desses malucos que recrutamos no Baja e que tinha um sonho muito grande... competir em alto nível. E o cara conseguiu. Está disputando o título do Rally dos Sertões e independente do resultado desse ano, com certeza as próximas trilhas passam pelo Dakar.
Boa sorte meu chapa!! Parabéns por ser um cabeça dura e correr atrás de um sonho muito complicado em nosso país. Aqui vai uma foto da última vez que a gente se viu, no churrasco dos 15 anos do Baja.
(Só de lembrar desse churrasco...)
domingo, 15 de agosto de 2010
Stock Car na Bahia
Deviam fazer como na F-1. Não tem a STR, RBR, VRT? Deveriam chamar o carro do Zonta de equipe SCCP.
MotoGP - Brno
Sobre a corrida, foi bem morna. Pedroza largou na ponta, seguido de Spies e Lorenzo. Na metade da primeira volta Lorenzo assumiu a liderança e foi embora, confirmando que esse ano está praticamente decidido, são 7 vitórias em 10 corridas. Só uma tragédia tira o título dele. No mais, apenas algumas brigas no pelotão de trás e uma cena bizarra no final quando Lorenzo desceu da moto após a bandeirada e foi jogar golf...
Nada emocionantes pra falar, o post vale mesmo pra tirar a poeira do blog.
domingo, 8 de agosto de 2010
Grandes Momentos do Esporte
É tudo farinha do mesmo saco...
Prost quase leva algumas placas que as equipes seguravam no pit wall. O que eu não lembrava (e que vi em outro video que não liberou os códigos para incorporar) é que essa ultrapassagem ocorre ao final da primeira volta.
sábado, 7 de agosto de 2010
Histórias dos meca (4)
Então o filinho de papai metido a piloto chegava na oficina que mexia com carro de corrida: "Quero envenenar o meu carro."
"Perfeitamente, nós vamos colocar o comando que usamos no carro da Stock, mais o alívio das bronzinas, vai ganhar uns 60 cavalos. Mas se quiser podemos conseguir mais uns 40 cavalos pelo dobro do preço, vamos realinhar o coletor." (!?)
Feito, o carro passava o mês na oficina, afinal o motor tinha que ser refeito. Só que ficava um mês encostado na oficina. Em um dia o serviço estava feito. O serviço era trocar o velocímetro, e colocar uma ponteira de escape. Só. E cobravam uma revisão de motor completa.
O resultado? O playboy ia passear à noite feliz da vida. O barulho do motor era de envenenado, condizia com a potência instalada. O bicho ficava "bravo". (A braveza, o opcional adicional, nada mais era que uma desregulagem básica na altura do atuador de embreagem, pro carro dar tranco na troca de marchas). O cidadão saía gorgeando que antes a terceira cortava a 120, agora está cortando a 150...
Se o playboy fosse minimamente esperto, saberia que se não houve troca do raio do pneu, nem troca das engrenagens do câmbio/diferencial, o carro que corta a 6500 rpm continua cortando na mesma velocidade. Mas pensar não faz parte da mente desses caras... E os meca se aproveitam da ingenuidade desse povo.
Esta é do tempo que não existia lombada eletrônica, o caboclo não podia calibrar o velocímetro pela velocidade indicada. Isso os playboys conseguiam entender, e então os meca pararam de aplicar este golpe. Mas com a eletrônica, novos golpes mais simples ou mais sofisticados surgiram, e é incrível como os moleques continuam caindo...
terça-feira, 3 de agosto de 2010
Top Gear - Especial Ayrton Senna
Parte 1:
Parte 2:
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
domingo, 1 de agosto de 2010
Conceitos Hungria
Webber teve azar na largada, ousadia no safety car, sorte com a punição de Vettel e muita competência pra fazer a ousadia funcionar. Só espero que o domínio que a Red Bull mostrou na Hungria não se repita daqui pra frente. Se a McLaren recuperar o ritmo teremos um final de campeonato animal.
E Xupa Schumy!! Levou um passadão do Rubinho! Schumacher exagerou na dose, foi sujo, levou a coisa para o lado pessoal e podia ter causado um acidente muito grave. Ainda bem que isso não aconteceu e ele acabou dando motivos para essa ultrapassagem ser lembrada para sempre. Nas declarações dos dois após a prova parece briga de dois velhos rabugentos.