domingo, 29 de agosto de 2010

Conceitos Spa 2010

Hamilton e Webber foram os grandes vencedores em Spa hoje, não apenas pelos pontos que conquistaram, mas pelo infortúnio de seus companheiros de equipe.

Campeões se fazem com muito talento e também pitadas de sorte. Webber parecia ter jogado a corrida no lixo depois de largar mal. Mas em função das batidas de Button com Vettel e a escorregada de Kubica nos boxes, herdou um inesperado segundo lugar. Hamilton andou muito bem, mas quase viu a vitória atolar na brita como fez na China em 2007 (achei o vídeo, tá ai embaixo). Eu acho que só se salvou porque era uma descida.

Corridas como a de hoje são emocionantes mas complicadas de avaliar. São muitas mudanças, muitas trocas de pneu, variações climáticas. Votar no Worm of the Match foi difícil pela multiplicidade de manobras arriscadas. Escolhi o Sutil porque dava gosto ver a Force India caçando os carros na grande reta. Esse carro é um foguete de reta.

Nos conceitos da Hungria eu torcia pela retorno da McLaren à luta pelas vitórias, e isso aconteceu. O campeonato está longe de se tornar uma disputa entre Webber e Hamilton. O final da temporada vai ser animal



sábado, 28 de agosto de 2010

Grandes Momentos do Esporte

Em final de semana de corrida na Bélgica, um momento incrível dessa pista. Olhando outros vídeos no Youtube, fica claro como o carro de Hakkinen era muito mais rápido. Na volta anterior, Hakkinen veio como uma bala e Schumacher fez a mesma coisa que fez com Rubinho na Hungria. O finlandês brecou para não bater e não sair na grama.

Na volta seguinte, Zonta foi o "divisor de águas". A manobra não foi tecnicamente impressionante. Foi mais bonita e de muita coragem por parte de Hakkinen, pensando que os caras estão a quase 350Km/h naquele ponto. E principalmente porque foi em cima de Schumacher! Zonta tá procurando Hakkinen no retrovisor até hoje!!

Rubinho 300 e a internet

Semanas atrás fui vítima da internet e suas informações erradas. Sabia que Barrichello se aproximava de sua corrida número 300 e fui procurar isso. Não foi uma busca fácil, mas no Wikipedia encontrei os números e eles apontavam para o GP da Hungria como a prova de número 300 de Barricas. Então, tava errado, provavelmente por essa confusão de corridas que são contadas e outras não.

Que seja, uma mais ou uma a menos, isso é coisa para estatísticos. O que vale é que o cara é histórico!!



sexta-feira, 27 de agosto de 2010

300


Um monte de gente vai discutir se são 300 ou 296 corridas, mas deixa pra lá.
O que é legal mesmo é a charge da Autosport em homenagem ao Rubinho.
O autor é o Jim Bamber, que há muito tempo faz charges para a Autosport.

LOTUS RACING NOTES

O "Lotus Racing Notes - Preview: GP Belgium" está dispoível para download AQUI.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

E ai Rafa? voce se lembra disso a estonteantes 70km/h ...



que saudades!

Teste de Aerodinâmica

Na próxima quarta-feira a Lotus vai fazer um teste em reta para avaliar componentes aerodinâmicos e comparar resultados com túnel de vento. O local do teste ainda é confidencial e não posso postar aqui. Serão várias passagens com medidas aerodinâmicas e com o óleo fosforescente para visualização do escoamento. Ao final de cada passagem o piloto deve parar para uma simulação de pitstop.

Todo o grupo de aero foi convidado e eu estarei lá para o meu primeiro teste! Porém como todo o programa já está definido, a responsabilidade pelo teste é da equipe de pista e o pessoal de aero só ficará como expectador.

Um fato interessante e assustador é que o piloto, recém-contrado pelo programa de desenvolvimento de jovens pilotos da Lotus, será o malaio Nabil Jeffri (foto) de apenas 16 anos!!! Ele atualmente compete na Formula BMW Pacific e será a primeira vez que pilota um F1.

Fotos de Spa

Bom, tendo em vista os acontecimentos na China e a viagem de férias do Gonzo, vou tentar colocar qualquer coisa aqui pra esse blog não ficar abandonado. Peço a contribuição de todos os colaboradores para postar alguma coisa por aqui.

A minha contribuição do dia são fotos de Spa publicadas pela Lotus no Facebook:


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Divinolândia em festa!!



Foto retirada do site oficial do Rally dos Sertões

Tricampeão do Sertões, Spinelli credita triunfo ao trabalho de Haddad

PARABÉNS NÓIA!!! Segue abaixo cópia da matéria que peguei no Grande Premio, do IG.

A parceria entre Guilherme Spinelli e Youssef Haddad é recente e ao mesmo tempo, vitoriosa. Oficialmente, estreou com a conquista do Sertões Series, que foi uma prévia do Rali dos Sertões, disputada no fim de maio em Avaré, interior de São Paulo. Pouco menos de três meses depois, a dupla da Old Boys suplantou a maratona de dez dias do Rali dos Sertões e faturou a competição nessa sexta-feira (20) com autoridade.

Foi mais uma página vencedora escrita pela dupla. Experiente, Spinelli conquistou a melhor colocação geral de um piloto brasileiro na história do Dacar no início do ano ao lado do português Filipe Palmeiro. Mas como o carro desenvolvido para o Sertões teve a ajuda de Youssef, que também é engenheiro, o experiente navegador brasileiro foi escolhido como parceiro do carioca durante as competições nacionais. De acordo com Guilherme, foi o fator que decidiu a prova.

“Foi muito prazeroso voltar a correr no Sertões. Superamos todas as nossas expectativas, o conjunto foi perfeito. Youssef sempre foi nosso engenheiro, mas como navegador fez um trabalho fantástico e superou qualquer expectativa que poderia ter”, comemorou o tricampeão. “O desenvolvimento da Triton SR foi maravilhoso. Não cometemos nenhum erro, e para fechar o pacote, foi o primeiro tricampeonato da categoria”, emendou.

Enquanto Spinelli comemorava seu terceiro título, Haddad exaltou seu primeiro Sertões como navegador. “Foram os 100 km mais longos da minha vida. Essa vitória é do carro e de toda a equipe. Tivemos pouquíssimo tempo para treinar e o trabalho que foi feito na Triton SR foi maravilhoso”, comentou o parceiro de Spinelli.

“Tivemos alguns problemas nos dois primeiros dias, mas não nos abatemos. Acreditamos o tempo todo no potencial do carro e o resultado veio para coroar esse trabalho fantástico. Agora é só comemorar”, celebrou Youssef.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Atletas de Verdade

Por aqui na Inglaterra o Button é famoso por fazer triathons e apesar de ser amador compete sempre que pode e consegue tempos bem respeitáveis. Por exemplo, ele faz os 10km de corrida em um triathlon olímpico (após 1.5km de natação e 40km de ciclismo) em 38 minutos!

Aí hoje leio que o Rosberg (LINK) participou de um triathlon olímpico (1.5km/40km/10km) na Austria no último final de semana. Tempo total de 2h07’23”, sendo 24’43” na natação, 1h02’47” no ciclismo e 36’58” na corrida!!! Pela minha experiência com natação e corrida os tempos são impressionantes, e acredito que o do ciclismo também.

Para conseguir esses tempos o cara tem que treinar 5-6 dias por semana o ano todo e isso mostra como os pilotos atuais são realmente atletas! E mais, isso mostra o quão sobreviventes são caras como Barrichello e Schumacher que conseguem manter uma forma competitiva aos 40 anos de idade.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Zé no Sertão

Já que o nosso expert em Rally não deu a mínima para o Sertões, aproveito para deixar um relato que encontrei no www.tazio.com.br e falar sobre um velho amigo nosso.

Dá-lhe Zé, Nóia... Youssef Haddad!!



O Zé é mais desses caras que tenho um orgulho danado. Foi mais um desses malucos que recrutamos no Baja e que tinha um sonho muito grande... competir em alto nível. E o cara conseguiu. Está disputando o título do Rally dos Sertões e independente do resultado desse ano, com certeza as próximas trilhas passam pelo Dakar.

Boa sorte meu chapa!! Parabéns por ser um cabeça dura e correr atrás de um sonho muito complicado em nosso país. Aqui vai uma foto da última vez que a gente se viu, no churrasco dos 15 anos do Baja.


(Só de lembrar desse churrasco...)

domingo, 15 de agosto de 2010

Stock Car na Bahia

Hahaha... depois eu volto caso encontre uma foto do acidente. Mas já valeu assistir a Stock Car só pra ver o carro do Corinthians se arrebantar no muro. Hahahaha!!

Deviam fazer como na F-1. Não tem a STR, RBR, VRT? Deveriam chamar o carro do Zonta de equipe SCCP.

MotoGP - Brno

Nas férias da F-1 aproveitei para colocar a MotoGP em dia. A corrida foi em Brno na Ceske Republiky. Antes de falar sobre a corrida, pitacos sobre a pista. O lugar é muito bonito, a pista super bem cuidada, mas se a F-1 corresse por lá acho que seria mais uma Barcelona da vida. É uma sequência de retas e curvas de média velocidade que não iriam proporcionar muitas oportunidades.

Sobre a corrida, foi bem morna. Pedroza largou na ponta, seguido de Spies e Lorenzo. Na metade da primeira volta Lorenzo assumiu a liderança e foi embora, confirmando que esse ano está praticamente decidido, são 7 vitórias em 10 corridas. Só uma tragédia tira o título dele. No mais, apenas algumas brigas no pelotão de trás e uma cena bizarra no final quando Lorenzo desceu da moto após a bandeirada e foi jogar golf...

Nada emocionantes pra falar, o post vale mesmo pra tirar a poeira do blog.

domingo, 8 de agosto de 2010

Grandes Momentos do Esporte

Depois da espremida que Schumacher deu em Barrichello na Hungria, muita gente veio falar comigo que aquilo era um absurdo, que o alemão é mal caráter, um safado, que ganhou seus títulos com ajuda dos outros. E que Senna, nunca fez isso, Senna era Deus, Senna era o máximo...

É tudo farinha do mesmo saco...

Prost quase leva algumas placas que as equipes seguravam no pit wall. O que eu não lembrava (e que vi em outro video que não liberou os códigos para incorporar) é que essa ultrapassagem ocorre ao final da primeira volta.

sábado, 7 de agosto de 2010

Histórias dos meca (4)

Já falei dos meca que sacaneiam pilotos malas, meca que tenta sacanaear piloto, hoje é meca que sacaneia playboy. Eles ainda sacaneiam, mas vou contar uma que eles faziam muito.

Então o filinho de papai metido a piloto chegava na oficina que mexia com carro de corrida: "Quero envenenar o meu carro."

"Perfeitamente, nós vamos colocar o comando que usamos no carro da Stock, mais o alívio das bronzinas, vai ganhar uns 60 cavalos. Mas se quiser podemos conseguir mais uns 40 cavalos pelo dobro do preço, vamos realinhar o coletor." (!?)

Feito, o carro passava o mês na oficina, afinal o motor tinha que ser refeito. Só que ficava um mês encostado na oficina. Em um dia o serviço estava feito. O serviço era trocar o velocímetro, e colocar uma ponteira de escape. Só. E cobravam uma revisão de motor completa.

O resultado? O playboy ia passear à noite feliz da vida. O barulho do motor era de envenenado, condizia com a potência instalada. O bicho ficava "bravo". (A braveza, o opcional adicional, nada mais era que uma desregulagem básica na altura do atuador de embreagem, pro carro dar tranco na troca de marchas). O cidadão saía gorgeando que antes a terceira cortava a 120, agora está cortando a 150...

Se o playboy fosse minimamente esperto, saberia que se não houve troca do raio do pneu, nem troca das engrenagens do câmbio/diferencial, o carro que corta a 6500 rpm continua cortando na mesma velocidade. Mas pensar não faz parte da mente desses caras... E os meca se aproveitam da ingenuidade desse povo.

Esta é do tempo que não existia lombada eletrônica, o caboclo não podia calibrar o velocímetro pela velocidade indicada. Isso os playboys conseguiam entender, e então os meca pararam de aplicar este golpe. Mas com a eletrônica, novos golpes mais simples ou mais sofisticados surgiram, e é incrível como os moleques continuam caindo...

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Top Gear - Especial Ayrton Senna

O episódio do Top Gear da semana passado apresentou um especial sobre Ayrton Senna. Não preciso fazer nenhum comentário:

Parte 1:


Parte 2:

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

domingo, 1 de agosto de 2010

Conceitos Hungria



Webber teve azar na largada, ousadia no safety car, sorte com a punição de Vettel e muita competência pra fazer a ousadia funcionar. Só espero que o domínio que a Red Bull mostrou na Hungria não se repita daqui pra frente. Se a McLaren recuperar o ritmo teremos um final de campeonato animal.

E Xupa Schumy!! Levou um passadão do Rubinho! Schumacher exagerou na dose, foi sujo, levou a coisa para o lado pessoal e podia ter causado um acidente muito grave. Ainda bem que isso não aconteceu e ele acabou dando motivos para essa ultrapassagem ser lembrada para sempre. Nas declarações dos dois após a prova parece briga de dois velhos rabugentos.

Grandes Momentos do Esporte