sábado, 31 de outubro de 2009

No Mundo das Arábias Parte 1

Essa semana estou visitando minha irmã nos Zuza, volto pra SP no domingo que vem, a tempo de passar a semana com os ilustres visitantes e compadres ingleses. Aliás, gostei da idéia do Cobra, posts ao vivo de Amercana serão bem vindos aos que não poderão participar do Formula.

Mas voltando à F-1, assistir corrida por aqui é sempre um drama. Graças ao maluco que inventou o Justin TV, já é possível acompanhar ao vivo. Hoje segui a transmissão da Rai italiana... como fala aquele locutor... rsrsrs.

O circuito parece lindo e maravilhoso, mas na pista a corrida deve seguir o estilo da Malasia. Acho que vai ser bem morna. Hamilton deve levar com certa tranquilidade, mesmo porque ninguém passa ele por causa do KERS. A dupla da RBR deve segui-lo de perto, mantendo Vettel na frente de Webber por causa do campeonato. Barrichello vai andar para trás. Difícil ter surpresas porque o fator chuva parece pouco provável (é porque tenho bola de cristal...).

O triste é que depois de amanhã começa o longo período de abstinência. Depois, F-1 só em Março de 2010. Então, mesmo se a corrida or monótona, aproveitem.

Durante a semana volto com o noticiário local. Dei sorte na área dos esportes e talvez acompanhe ao vivo 4 diferentes esportes americanóides em apenas 1 semana.

Louros a Loeb e Rossi

Já falei várias vezes aqui no Blog o quanto admiro os caras da Motovelocidade e do WRC, pois considero os esportes a motor mais influenciados pelo talento dos pilotos. Fico impressionado toda vez que assisto uma corrida de MotoGP ou uma etapa do WRC e vejo o que aqueles caras fazem em cima de uma moto ou deslizando no meio de trilhas sem saber o que vão encontrar depois da próxima curva.

Acho que todos que acompanham esse Blog tem a noção do privilégio que temos em vivenciar a carreira destes dois iluminados chamados Sebatien Loeb e Valentino Rossi. São dois pilotos fora da curva, que merecem todas as conquistas que tiveram. No caso do Loeb não tenho como falar muito pois não acompanhava o WRC com frequência. No caso do Rossi acompanhei desde a chegada dele às 250cc, 500cc e MotoGP. Simplesmente incrível. Quando teve a melhor moto ou uma das melhores, ganhou com sobras. Quando teve uma moto inferior, brigou pelos títulos. Quando teve uma "bomba" nas mãos, beliscava uma vitória ou outra, se aproveitando de corridas complicadas (chuva por exemplo).

Engraçado é que os dois estão loucos pra arranjar uma vaga na F-1, provalvelmente porque precisam de novos desafios, já que foram praticamente invencíveis em suas categorias atuais. Acho um erro, a menos que seja por pura satisfação pessoal. Duvido que qualquer ser humano possa ser um fora de série em mais de uma categoria de ponta.

Parabéns aos novos velhos campeões de 2009.



100 Posts!

Quase sem querer, descobri que o Blog dos Zé Ruela chegou à marca histórica de 100 posts! Trata-se de uma marca expressiva considerando o mundo globalizado, a crise mundial, e principalmente o baixo número de pessoas que acessam o Blog. Mas vamos à alguns dados interessantes:


- O blog foi criado em 18 de Abril de 2009 e chegou ao post número 100 no dia 31 de outubro de 2009, ou seja, depois de 196 dias, o que dá uma média de quase 1 post a cada dois dias.

- Tivemos no total 163 comentários, ou seja, mais ou menos 1,5 comentário por post. Como 0,5 comentário só existe no mundo da estatística, boa parte dos posts certamente foram lidos mas não tiveram comentários.

- Destes 163 comentários, 161 foram da turma conhecida, tivemos 1 comentário anônimo e 1 comentário de uma pessoa desconhecida (pelo menos para mim).

- Atualmente a lista de editores do blog contemplam: Rafa, Gonzo, CT, Cobra, Leopoldo, Bola, Munck, Gustavão e Margot, sendo que somente os 5 primeiros já escreveram posts.

- Posso dizer que curti esse negócio de blog, de vez em quando ele fica meio ocioso, mas por outro lado sempre aparecem posts animais, principalmente as explicações técnicas dos nossos correspondentes internacionais. Sim, é meio complicado, nem sempre temos o tempo que queriamos para escrever tudo, mas acho que está valendo bastante a pena.

- Acho que um pouquinho de propaganda e o blog engrena de vez. Por exemplo, até na nossa turma o pessoal não conhece - onde estão o Minhoca, Bissoli, Nunão??

- Aos que escrevem os posts, uma sugestão: coloquem seus nomes como Marcadores. Até agora somente eu e o CT temos usado, fica mais legal pra achar os posts. Por exemplo, se o Bola gosta só dos textos do Gonzo, fica mais fácil achar.

- Outra sugestão: meu e-mail está cadastrado pra receber cópia de todos os comentários feitos. Sugiro que todos façam o mesmo, assim fica mais fácil acompanhar, como podem ver não é nada que vá entupir o inbox da galera.

- Por fim, esse blog é de todos nós, amigos da Curva Menos 1 Mãozinha na Grade, e seus simpatizantes - qualquer sugestão quanto a conteúdo do Blog, mudança de layout (desde que não afete o gadget das fases da lua...) pode ser alterado sem prévio aviso.

- Valeu galera, algum dia a gente ainda vai ganhar a vida fazendo isso....

domingo, 25 de outubro de 2009

WRC GB 2009

Olá pessoal td bem?

Vou estrear minha participação no blog comentando sobre uma outra estréia que fiz hoje: assisti minha primeira corrida de WRC.
Para os que não estavam sabendo este fim de semana aconteceu a 12a e última etapa do campeonato mundial de rally aqui no Reino Unido, mais precisamente no País de Gales que fica na região oeste da ilha da Grã-Bretanha. O campeonato chegou na última etapa com uma diferença de apenas um ponto entre o atual campeão Sebastien Loeb (Citroen C4) e Mikko Hirvonen (Ford Focus) sendo a vantagem do último. A vitória do Rally significaria não só a da etapa mas do título mundial. No caso de Loeb o sexto título consecutivo e mais uma quebra de recorde.
O primeiro dia (sexta) encerrou após 6 etapas com Loeb mantendo uma diferença de 5.3 segundos para Hirvonen com 4 estágios ganhos pelo francês e 2 pelo finlandês. No sábado mais 6 etapas e neste dia a situação complicou para Hirvonen. Apesar de ganhar 2 etapas e descontar 4.5 segundos para Loeb, Hirvonen no final do dia ficou atrás 30.2 s de Loeb que ganhou as outras 4 etapas.
Hoje, Domingo 25/10, foi o último dia do rally composto de 4 etapas sendo SS 13 & SS 15 em Port Talbot e SS 14 & SS 16 em Rheola ambos a noroeste da capital galesa Cardiff.


Decidimos acompanhar o estágio de Port Talbot (~17km).que começaria a primeira passagem as 8:28hs (SS13) e a segunda passagem as 10:58hs (SS15). Fui com meu atual chefe que participa de alguns campeonatos menores de rally como co-piloto. Ele compete com um Mitsubishi Lancer Evo VI que tem em sociedade com o piloto. Combinamos de sair de Northampton as 4 da manhã. Acordei as 3 da manhã e 4:15hs nada do meu chefe ligar. Resolvi tomar um leite e ler umas noticias na internet. Descubro que o "british summer time" acabou nesta madrugada e tinha acordado na verdade as 2 da manhã. Ow bollocks!!

Beleza. Chegamos no estágio as 7 da manhã. Custo do ingresso para o estágio: 20 pounds com direito a parar seu carro no meio do nada e mais nada... Infra-estrutura para espectadores? Porque estragar o evento... hehehe. O esquema é acampamento total. Ainda mais com a contribuição do "lovely weather" temos chuva, vento e frio. Este ano pelo menos não foi em Dezembro que dizem ter gelo e neve. Mas pelo que dizem é o que torna o Rally Great-Britain tão tradicional.

Na primeira passagem do estágio já deu pra ficar impressionado. A ordem de passagem segue a classificação geral até o momento, o que significa que o primeiro a passar foi Loeb. De longe já é possível ouvir o carro seguindo pelo trajeto no meio de uma floresta de pinheiros. O som do motor pelo sistema de exaustão de baixa restrição junto com o sistema "anti-lag" do turbocompressor é muito alto. Em alguns carros parece até tiroteio. Conforme o carro se aproxima os fiscais de segurança começam a assoprar apitos e o pessoal assistindo grita e aciona aquelas cornetas a gás. Dêem uma olhada nos vídeos embaixo:





Loeb passa numa linha totalmente limpa e extremamente rápida sem nenhum risco. Depois de aprox. dois minutos passa Hirvonen com seu Focus. A passagem também é muito rápida (confirmada depois pela vitória deste estágio) mas a linha bem mais agressiva utilizando a parte externa direita da pista e levantando algumas pedras consideráveis. Seguem os outros competidores com D. Sordo (2 piloto equipe Citroen), P. Solberg (2003 WRC champion - Citroen Junior), S. Ogier (Citroen Junior), H. Solberg (Stobart VK M-Sport), J. Latvala (Ford), etc.

Na segunda passagem do estágio de Port Talbot e a terceira do dia, Hirvonen havia baixado a diferença para 18.2 segundos para Loeb e a agressividade estava ajudando. Ficamos posicionados num trecho descendente vindo de uma curva a esquerda de alta velocidade, curva de média a direita, reta curta e curva a esquerda novamente. Ficamos exatamente na parte externa da curva de média, o que não parecia ser o local mais seguro mas com certeza ótimo para assistir. Loeb rápido e limpo novamente. Segue o video dele:




Que venha Hirvonen... E o cara surge insano... Controlando no limite o "slide" lateral na saída da curva de alta velocidade (onde começávamos a ver o carro) e quase batendo... No momento estava chovendo e só consegui tirar uma foto.



Mais tarde neste estágio ficamos sabendo que Hirvonen teve problema com o capô e precisou parar para remover a peça. Assistindo ao programa no canal Dave, a filmagem "on-board" mostra o finlandês fazendo um pouso de nariz após uma rampa o que danificou os pinos de fixação. Conforme continuou no estágio o capô deslocou com a pressão aerodinâmica e bloqueou a visão do piloto. A parada para a remoção do capô custou mais de um minuto para a diferença de tempo entre ele e Loeb além de conduzir o carro pelo último estágio sem capô.

Outro que sofreu um grande acidente no estágio de Port Talbot foi o piloto da equipe Citroen Junior S. Ogier. O piloto perdeu o controle de seu C4 e capotou feio um pouco antes de passar pelo ponto que estávamos. Quando passou por nós estava com a dianteira esquerda do carro incluindo pára-brisa e teto destruídos. O vídeo está aí embaixo:


A situação para Loeb já estava de certa forma tranquila no começo do dia, mesmo com Hirvonen pressionando, mas após o incidente com o capô a vitória e o título estavam quase garantidos. Só precisava administar o último estágio sem perder muito tempo e sem arriscar desnecessariamente. E foi o que fez... chegou em 4 no último estágio. Hirvonen continou pressionando até o final e ganhou o último estágio. No final do dia 3 estágios ganhos de 4 percorridos. Classificação geral do rally foi: S. Loeb (3:16:25 h/m/s), M. Hirvonen (+1:06), D. Sordo (+1:07) e P. Solberg (+1:28). Isso mesmo.. Mikko Hirvonen por um segundo não fica em terceiro geral.

Com isso Sebastien Loeb novamente bate o recorde e ganha pela 6a vez consecutiva o campeonato mundial. Quando será o fim desta hegemonia? Só sei que o que vi hoje me impressionou. O cara é realmente rápido.... E Hirvonen está no mesmo nível. Espero que ano que vem a competição seja tão acirrada quanto este ano.

Cheguei em casa lembrando das competições do Baja... Pelo menos parcialmente sujo e molhado como ficávamos depois de um enduro. Confesso que não curtia esse lado do Baja mas hoje valeu a pena passar por coisa parecida de novo.

O dia foi bem legal e enquanto estava escrevendo ainda assisti ao replay da corrida de MotoGP de Sepang onde Rossi garantiu o título do campeonato deste ano e o sexto da carreira na MotoGP. Este é outro cara impressionante que o Rafa já comentou num post anterior. Além dos títulos de motovelocidade e testar uma Ferrari F1, ano passado ele também competiu no Rally GB - WRC.

Bom é isso pessoal..

Ah.. já ia esquecendo... Depois que vários competidores passaram.. eis que passa Palmeirinha num Mitsubishi Lancer Evo X com uma bandeirinha brasileira em cima do carro. Foi legal ver ele passando. Pelo site dele a posição final foi 32o geral e 17o na categoria "N4" com o tempo 4:07:03 h/m/s (mais de 50 minutos de Loeb).

Abraços e pra não perder o costume pois parece que é meio tradição aqui no final de cada post... Xupa Rafa!

Cheers and all the best mates!!

Ai embaixo vão umas outras fotos:




quarta-feira, 21 de outubro de 2009

GRANDE PRÊMIO DO BRASIL 2009

É isso aí, como disse o Rafa, foi o nosso vigésimo GP em Interlagos. Eu também estava no setor K, espremido no meio da superpopulação provocada pelos ingressos falsos, indo no banheiro que era uma casinha de madeira com uma lata de tinta suvinil dentro. Muita coisa melhorou em Interlagos, mas ainda tem muito pra melhorar na parte de baixo do circuito. Mas vamos as fotos, que o Cobra pediu!

Sexta feira no camarote da Petrobras, em cima do Sargento. O Laranjinha é talvez a curva mais difícil do circuito. E com o tempo frio da sexta deu pra ver que as Red Bull iam sobrar no final de semana.


Camarote da Petrobras também dá direito a uma visita aos boxes, mais foto de lá no post abaixo.

Foi muito legal encontrar o Eddie Jordan trabalhando para uma TV. O cara tem alguma coisa que você fica de bom humor só de olhar pra ele. Não me esqueço dele bêbado tocando bateria com Damon Hill na guitarra dando um "show"no motorhome da Jordan depois da classificação do GP de Silverstone em 99. E da história dele ter bloqueado a estrada pra vender um terreno pra Midland. O cara é uma figura, deveria estar no pit wall e não na frente de uma câmera com microfone na mão.


Desfile dos pilotos! Essa ficou até que boa. O engraçado é pegar a foto ampliada e ver os detalhes, dá pra descobrir bastante coisa.
Não tem fotos do sábado porque aquilo foi insano. Nunca passei tanto frio numa arquibancada em Interlagos. Fora o que eu acho uma imbecilidade sem tamanho o que foi os adiamentos da Q2. Choveu muito, fez muito frio, mas os carros de F1 estão muito frescos; asfalto liso, pouca chuva, zebras lisas... Asfalto cada vez mais é coisa pra maricas.
Mas este post é para as fotos, então vai uma da largada. Rubens na frente, Webber atrás, seguido por Kubica. A confusão já estava para acontecer.

As duas últimas fotos (pilotos e largada) foram tiradas pela Carina, uma novata na turma da mão na grade. Nesses pelo menos 10 anos que vamos juntos aos GPs, muita gente foi conosco, e todos fazem falta. Uns vieram e não gostaram, outros gostaram mas não puderam vir, mas o fato é que ano após ano aparecem mais histórias pra contar, e realmente se juntar o que eu o Rafa temos dava um livro.

Este ano, como todos os outros, eu estava pensando até quando eu vou aguentar me submeter a essas coisas pra ver uns carrinhos andarem em círculo. Como em todos os anos, minhas dúvidas se foram assim que eu ouvi o primeiro carro descendo a reta. Fiquei todo arrepiado, como tem sido desde 1988. E já faço planos pra 2010, quem sabe em uma arquibancada coberta, sabe como é, tem mais de 20 anos nessa coisa, a idade chega, a gente quer mais conforto, não dá mais mesmo pra ficar pegando um frio como sábado. Mas o que não dá é pra ficar longe das baratinhas.
E que venha 2010!

Foto de uma parte da turma da mão na grade 2009. Essa foi no sábado, um pouco antes do frio e da chuva. Muitos de vocês fizeram falta, e estamos esperando vocês ano que vem.

Técnicas

Camarote da Petrobras dá direito a visitação aos boxes. Então vamos lá!
(clique nas imagens para ampliar)


Coberturas de motor da Toro Rosso (acima) e Red Bull (abaixo). Reparem o quadriculado na traseira da Red Bull, onde está o patrocínio da Total. Não é pintura nem adesivo. É a disposição das fibras de carbono, que formam esse efeito de quadriculado. Como arquiteto, é lindo, muito bem bolado. Como engenheiro, perderam uma camada de carbono, porque uma trama tão grande nas fibras tem pouco valor estrutural. Mas é bonito pra cacete, este engenheiro diria.

Ah, sim, os carros são idênticos.



Essa aqui deixou o Daniel Bueno louco. Ele comentou a quantidade de asas, asinhas e aletas da dianteira da Force India. Ele tem razão, esse monte de coisa é para corrigir defeitos no fluxo do carro, mas F1 é assim mesmo, as aletas servem pra coisas que nem imaginamos direito. Não dá pra saber se esses penduricalhos são pra limpar as besteiras ou foram concebidos assim mesmo.



Mas o que comprova a teoria do Daniel é a que os bicos dos outros carros tinham visual bem mais limpo, como esse da Ferrari. Aliás, a dúvida continua: pra que servem aqueles furos nos bicos dos carros?


Falando em asas, essa aqui eu deixo para o CT comentar. Mas é bem limpa de visual, também. Prova de que o serviço foi bem feito. Parabéns, cabeção!

Continuando na McLaren, olha só a quilha (com lastro provavelmente) sob os braços inferiores dianteiros. Agora é vez dos caras da dinâmica deste blog comentarem? Isso abaixa o roll center? Nada a ver? Comentem!
E por fim, a vedete do ano: o assoalho com fundo duplo da Brawn. CT e outros aerodinamicistas, comentem também!
Eu tenho mais fotos, com tamanho e resolução maiores, mas pra não carregar o blog, foram estas pequenas mesmo. Se quiserem alguma delas, me avisem que eu mando por e-mail!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Pilotos

Como na sexta eu fiquei no camarote da Petrobras, cortesia da SAE pelos trabalhos prestados nos comitês de Baja e Fórmula SAE, deu pra tirar alguma fotos legais. Nas legendas, algumas impressões do final de semana sobre cada piloto.


Lewis fez o que podia. Depois da catástrofe da classificação do sábado, mandou bem no domingo e justificou o número 1 no nariz do carro de novo. Não ia ganhar por causa do KERS como eu achava, mas mesma assim fez uma corridaça. Andar lá trás deixou o cara mais completo. Ele vem forte em 2010.




Número 1 que em 2010 pertence a Jenson Button. Pensei que as primeiras voltas voltas dele no GP Brasil tivessem sido fantásticas, pelo tanto que subiu na classificação, mas depois descobri que ele foi mais beneficiado pelas quebras e acidentes a frente dele do que por ultrapassagens. Mas nem isso nem a segunda metade morna da temporada tiram o mérito do cara. Parabéns, Button!



Rubens saiu de Interlagos derrotado mas de cabeça erguida, assim como Massa em 2008. O mais legal do Barrichello é ver que ele parou de falar as bobagens que falava, parou de "jogar pra galera". Acho que perdeu a sua última chance de ser campeão, mas não foi em Interlagos, e sim na falta de habilidade de conduzir o seu time a resolver o seu problema de freio no começo da temporada. Habilidade que sobra (ou sobrava) em Senna, Schumacher e Alonso, eles faziam o mundo correr pra eles. Talvez tenha sido esta a diferença que não tornou Rubens campeão do mundo. E foi o melhor brasileiro neste GP do Brasil!



Rubens foi o único, mas deveria ter tido mais um. A Renault insistir em Grosjean e não colocar Di Grassi foi mais um erro na temporada, o que indica que a equipe está perdidinha e que Briatore ainda dá as cartas por lá. Ou a Renault tem outras prentensões?



O desempenho de Grosjean fica ainda pior quando comparado a outros estreantes, como Alguersuari, e Kamui Kobaiashi. O japonês pode ser um novo Takuma Sato, ou um Jean Alesi (esse moleque francês ainda vai estourar), mas estreou muito bem no seu primeiro GP como titular. Deu umas rateadas, mas é o espírito kamikaze dos japoneses que chegam na F1 ou na MotoGP. Falei do Kamui, mas só consegui tirar foto do Trulli, que é quem aparece aqui.


Outra que não apareceu foi a Ferrari. Kimi fazendo a Scuderia coçar a cabeça, sabendo que abriu mão de um ótimo piloto. Sorte deles que Massa e Alonso são muito bons. Mas o cara da foto, Fisichella, sofreu e muito o final de semana todo. E vai penar em Abu Dhabi, se Felipe não voltar.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

20 anos de muita emoção

Esse ano assisti ao meu vigésimo GP Brasil ao vivo, ou seja, desde que Interlagos voltou a ser a casa da F-1 no Brasil em 1990, sempre estive lá. Meu primeiro encontro com os carros foi no Setor K, em frente à curva do Sol, com a companhia da Tia Janete durante o warm up. Naquele domingo Satoru Nakajima arrancou a asa dianteira de Ayrton Senna e Alain Prost venceu. Senna já morreu, Prost aposentou, montou uma equipe e faliu. O filho de Nakajima cresceu, virou piloto e hoje quase decolou na nossa frente.

A idéia desse post não é ser saudosista ou mesmo comentar com o Gonzo que "nesses 20 anos de estrada já vimos muita coisa... rsrsrs". Na verdade é fazer um balanço de como as corridas em Interlagos são animais. Tirando algumas vitórias monótonas de Schumacher lá nos finais dos anos 90 e começo no novo século, a maioria é sempre recheada de emoção e confusão.

Já estamos tão acostumados ao cenário da reta oposta que às vezes nem lembramos do quanto somos felizardos em ter quase 80% de visibilidade do circuito. Acho que é o único no mundo que oferece isso. Com certeza CT, Thais e Gonzo sabem do que eu falo. Nós literalmente assisitmos a corrida e não vemos apenas o carro passando a 300Km/h na nossa frente.

Há cinco anos mudaram o GP Brasil para o final da temporada. Há cinco anos temos o prazer de vivenciar a conquista do título mundial. E de ver corridas que contrariam os chatos de plantão que afirmam que F-1 não tem ultrapassagem. E não é porque os mais rápidos largaram atrás como disse a aquela besta da rádio Bandeirantes, uma tal de Alessandra sei-lá-o-que. É porque a pista é incrível e oferece condições de brigas.

Na arquibancada mais um ponto forte. Vamos esquecer os banheiros químicos, o hamburguer verde, a cerveja Schin e o lanche de avestruz. Estou falando daqueles que estão ao meu lado, aguentando meus xiliques e vivendo comigo cada um desses momentos. Pode parecer piegas, mas quando Button passou à nossa frente, comemorando seu título, eu vejo mais um capítulo da história sendo escrita, e nós fizemos parte dessa história.

Eu adoro esse final de semana, faça chuva ou faça sol, não apenas pela corrida mas por passar um tempão ao lado da minha família e dos melhores amigos que alguém poderia ter. E lógico, pelo piquinique regado às cenouras de Carmo de Minas.

Tô saindo de cena nos próximos dias. Daqui umas duas semanas eu volto, quem sabe até lá dá tempo de colocar umas fotos.

Gonzo, achei na minha mala um livrinho com informações incríveis... tem os capacetes, um tabelão de pontos dos pilotos... mas não achei o significado das bandeiras... revistinha mixuruca essa viu...

Louros a Jenson Button

Pois é, deu a lógica. E com todos os méritos.

Parabéns a Jenson Button!!

Mais um piloto que chegou na F-1 como grande promessa, teve alguns bons resultados, mas em função de carros muito ruins nos últimos anos parecia que não chegaria a nada. Mas eis que teve uma chance, em que tudo esteve a seu favor, e soube aproveitar. Ninguém ganha 6 corridas em 7 disputadas apenas por sorte, foi eficiente quando precisou e ganhou o campeonato na primeira metade (como fará o Palmeiras...)

Button não é brilhante, não é gênio, não é nenhum fora de série. Mas é um grande piloto, que a bordo de um grande carro, foi o melhor no ano. É o trigésimo-primeiro campeão mundial de F-1. Figura no mesmo grupo de Lauda, Senna, Prost, Schumacher.... mas pra mim será citado quando falar de campeões como Jody Scheckter e Damon Hill. Nada que tire o brilho de sua conquista. Afinal, são 60 anos de F-1 e apenas 31 colocaram seu nome lá. Papai Button tem mesmo muito motivo pra encher a cara!

sábado, 10 de outubro de 2009

Franchitti Bi Campeão

No final da tarde, começo da noite rolou a última prova da F-Indy de 2009, em Homestead, Miami. Chegaram em condições de disputar o título Scott Dixon, Dario Franchitti e Ryan Briscoe. A diferença do primeiro para o terceiro era de apenas 8 pontos, ou seja, quem ganhasse a prova levava o caneco.

Foi uma corrida insuportável para os americanos, digno de pedir o dinheiro de volta no final. Não, não foi por que teve jogo de equipe ou porque metade do grid não largou porque os pneus do fabricante não aguentavam. Simplesmente porque não teve bandeira amarela!! Sim, pasmem, 200 voltas num circuito oval, passou ileso. Nem eu, nem o Celso Miranda, Felipe Giaffone ou o Téo José tinham visto algo parecido. Obviamente a corrida foi rapidinha e os gringos devem ter ficado putos porque não dava pra buscar cerveja e hotdog.

Por outro lado achei fantástico e mostrou como essa coisa de bandeira amarela pode mascarar o domínio de algumas equipes, dando a impressão de corridas super disputadas e um campeonato equilibradíssimo. A corrida de hoje parecia MotoGP. Foi só trocar Rossi, Pedrosa e Lorenzo por Dixon, Briscoe e Franchitti. Os três pareciam estar em outro mundo. Kanaan e Castroneves, que chegaram logo atrás deles, fecharam 1 volta atrás (seria duas se Briscoe e Dixon não fizessem o splash and go).

Com dois carros da mesma equipe disputando o título, o Sr. Ganassi deve ter pensado: "se eles brigarem juntos, vão se arrebentar e perco o título para a Penske... hehehe... eu lembro bem de Interlagos em 2007". Feita essa avaliação, Dixon foi pra cima, pé embaixo o tempo todo e Briscoe foi na cola dele. Sumiram. Franchitti vinha mais atrás, nitidamente entrando em uma janela diferente de pit stops. Uma bandeira amarela e as chances de Franchitti acabariam... mas as voltas passavam e nada... nada... até que faltando 7 voltas Dixon e Briscoe entraram nos boxes. Restava apenas a Franchitti economizar combustível e monitorar a aproximação dos dois.

Foi incrível ver a estratégia do Franchitti porque ele correu contra ele e o relógio. Seus adversários não estavam perto, correu por mais de 150 voltas controlando combustível. Torci por ele porque gosto quando ganha quem foi mais rápido do início ao final. A bandeira amarela esconde isso e caso ela tivesse surgido, provavelmente Franchitti seria xingado por não ter sido agressivo. Na verdade, palmas pra ele porque teve uma estratégia de corrida e não de bandeiras amarelas.

Parabéns ao primeiro campeão do ano.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Palpite - GP do Brasil

Massa vai mesmo dar a bandeirada em Interlagos, e volta para Abu Dhabi.

Só pode dar carros com Kers, porque 5 segundos de boost na subida da junção se tornam indefensáveis lá na freada do S. Então meus parpite:

- Hamilton (melhor carro do fim da temporada, excelente piloto, KERS instalado e funcionando)
- Raikkonen (vai fazer cara de leite aguado no pódium)
- Alonso (tirando leite de pedra)
- Vettel (O melhor do resto)
- Rubens (Não vai ter a menor chance no final de semana inteiro, mas fecha seu melhor ano na F1)
- Webber (vai aposentar?)
- Button (Continua no estilo Adrian Fernandez, e vai ser campeão por causa da gordura no começo)
- Glock (calando a boca da Toyota de novo, mais um erro entre tantos da equipe)

Agora é esperar dia 8 de novembro pra tirarem sarro da minha cara.

CFD vs. Tunel de Vento

e aí, o que me dizerm quanto a isto?
"A Manor não vai usar túnel de vento no projeto do seu suposto carro de F-1"

é a velha história...

ninguém acredita em resultado de simulação, a não ser o engenheiro que fez a simuação.
todo mundo acredita em resultado experimental, menos o engenheiro que fez a medição.

... e assim continua o eterno falso dilema simulação vs. experimentação

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Repete o post de baixo

Rafa, da um Ctrl+C Ctrl+V no post de Cingapura e muda o título pra Japão...

sábado, 3 de outubro de 2009

Grandes mistérios da humanidade

O que aconteceu com o CT e a Thais?? O Blog deles já era... são semanas sem posts. Quem tiver qualquer pista ganha uma cenoura do Margot pra comer no domingo do GP Brasil.

Um temaki de salmão sem maionese

Alguns dias ausentes do blog e quando vejo já é véspera de corrida novamente. Cingapura passou, assim como a maré positiva de Barrichello. Fez uma boa prova, mas o andamento da prova o mandou para trás - câmbio, safety car, quantidade de combustível. Foi daquelas corridas em que ele fez a parte dele, mas não era dia.

Chegamos a Suzuka, daqui há pouco tem corrida. O treino já foi estressante... principalmente porque estava com um sono doido e demorou o mesmo tanto que a corrida. Está rolando na internet um boato que as posições de largada serão alteradas, diante da sequência das punições. Parece que Barrichello coloca um carro a mais entre ele e Button. Se for isso, a melhor notícia é que Button larga atrás de Rosberg, lotado de combustível. Se não passar na largada, vai ter que arriscar ou esquece os pontos.

Para hoje, Vettel deve levar com certa tranquilidade. Sua maior preocupação é segurar Hamilton na largada. Pelos pesos divulgados, mantidas as posições de largada, arrisco em Vettel, Kimi e Hamilton. As chances do campeonato acabar são mínimas, salvo a presença de chuva ou safety car. Em condições normais, mesmo que Rubens não pontue, poucas chances de Button chegar em quarto.

Amanhã escrevo mais sobre isso, mas acho que novamente veremos o campeão do mundo ao vivo. Somente Ruuuuuubens Barrichello pode isso

A propósito, o que foi aquilo com o Glock? Pela câmera onboard, o pneu dianteiro sempre parece ter um curso menor que o normal pelo ângulo que ela grava, então não acho que ele perdeu a direção. Mas a frente escorregar daquele jeito foi muito estranho... mas diria que o Glock pisou mais do que devia e deve ter pego sujeira... o que acham?