terça-feira, 28 de janeiro de 2014

sobre bicos e narizes...

Na linha do posts anteriores vou comentar o que me chamou mais a atenção nos lançamentos de 2014...
Pra mim, a maior aberração do grid até agora é a Toro Rosso! Gonzo, ficou a sua cara!



Segue uma sugestão para os modelos fálicos, não sei se a FIA autoriza, mas é simples de tudo e os italianos conhecem bem, basta uma visitinha à Galeria Ufizzi.


Mas falando sério, tinha gostado da Ferrari, até que vi a Mercedes, chegou a ficar bonito!

Agora falando sério, fora o nariz, e os desafios de arrefecimento (rafa, note os sidepods como estão diferentes!) acredito que uma mudança importante que, até onde pude ler, teria sido mais drástica não fossem os protestos das equipes com os custos relacionados a esta mudança, é a restrição na altura no bulkhead, essa sim, afetando não só aero mas também o projeto da suspensão dianteira.

No vídeo abaixo, o Sr. Scalabroni (ex-Ferrari e -Williams) fala a respeito e especula que a Ferrari abandonaria o conceito de pull-rod da suspensão dianteira - mas surpreendentemente manteve!


Outro aspecto técnico interessantíssimo deste ano é, naturalemten, o powertrain! Estou (humildemente) tentando pesquisar na área de híbridos e, ver esses V6 turbo de 1.6l gerarem 600cv, turbinas girando a 100 mil RPM e ajudando a armazenar energia no ERS que adiciona pelo menos mais 180cv (meu carro não tem 180cv) no trem de força, chega a ser orgásmico!!!


sábado, 25 de janeiro de 2014

Chuta de bico!

Começou a revelação dos modelos que disputarão a temporada  2014 da F-1 e está até engraçado ver a ansiedade e fixação das pessoas com a história do bico dianteiro. Ok, nosso consultor master já explicou no post anterior que o bico carrega praticamente todo o peso do sucesso ou fracasso da aerodinâmica do carro. Mas o que estou sentindo falta é de ouvir algo sobre o resto do carro. Será que a regra ficou tão fechada que não permitiu nenhuma novidade depois do bico?

Bom, bicos  parte, o primeiro medo passou. Os carros não são feios. Pelo contrário, o carro da Force India por exemplo parece bem bonito lateralmente e ganhou nota 10 com essa pintura. Tudo bem, pode ser que o bico seja tão feio que estão com vergonha de mostrar. Mas no geral, tirando o bendito bico, parece que por fora não mudou tanto. Por dentro, com certeza mudou muito.



A piada pronta que está rolando na internet é esse contato macho-fêmea entre Lotus e Mercedes... fraquinha


domingo, 19 de janeiro de 2014

2014!!!

Tô de volta! Estamos finalmente em 2014 e em alguns dias começaremos a ver os carros novos, carros em que algumas equipes trabalharam por mais de dois anos (uma eternidade em termos de F1). A mudança do regulamento é gigantesca, maior do que a mudança que aconteceu em 2009, e os desafios técnicos são imensos. Neste post aqui eu vou escrever sobre a minha experiência com o novo regulamento, que se concentra na aerodinâmica.

O primeiro passo no projeto do carro de 2014 foi adaptar o carro atual (no meu caso foi o carro 2012 da Caterham) ao novo regulamento. Afetando a aerodinâmica de maneira direta, tivemos quatro mudanças fundamentais: 

- A asa dianteira é mais estreita: a consequência óbvia desta mudança é a redução de área de asa, o que significa uma potencial redução do downforce gerado. Porém mais importante que isso é que as estruturas do escoamento na ponta da asa foram movidas em relação ao pneu dianteiro e isso causa um efeito gigantesco no formato da esteira do escoamento sobre o pneu e a estrutura do escoamento chegando na região traseira do carro. Diferentes filosofias de projeto nessa área são esperadas para diferentes equipes e eu acredito que diferenças bem grandes de performance entre os carros estarão relacionadas a essa área.

- Bico mais baixo: o novo regulamento impõe uma altura máxima para a seção que fica 50mm atrás do ponto mais a frente do bico. Bico aqui é a estrutura de impacto, partes da asa dianteira não são consideradas. Os bicos altos são responsáveis por uma enorme quantidade de downforce e a simples adaptação dos bicos atuais para o novo regulamento não é uma opção! Cada equipe vai vir com a sua solução e se preparem, todas elas serão estranhas. E feias! Eu trabalho com o carro 2014 há mais de um ano e ainda estou me acostumando...

- Fim da beam wing: a beam wing era a asa que ficava logo abaixo da asa traseira, chamada de beam wing porque era um elemento estrutural. Esta não existe mais e um efeito imediato é que a asa traseira será sustentada por pilares centrais. Ela significa também uma perda decente de downforce na traseira, parte vinda pela falta da beam wing e parte pelo efeito negativo no difusor.

- Restrições na posição do escapamento: agora acabou, o escapamento é central e ganhos de performance aerodinâmica pelos gases do escapamento serão muito limitadas. Ainda teremos um pequeno ganho, mas nada comparado com o que vimos nos anos anteriores.

E a outra grande mudança que afeta a aerodinâmica indiretamente será o sistema de powertrain. O novo sistema é muito complexo, packaging muito complicado e cooling muito importante. Serão diversos radiadores e acredito que nenhuma equipe possui domínio completo nessa área. Esperem carros superaquecendo e incêndios nos primeiros testes. A abordagem de cada equipe nesta área provavelmente resultará em carros mais lentos porém mais duráveis e carros mais rápidos e com problemas de durabilidade. Isto porque para arrefecer mais o sistema você precisa de uma carenagem maior e isso tem um efeito muito negativo na performance aerodinâmica. 

Este começo do ano vai ser muito massa. Abram as suas mentes, os carros serão muito diferentes e mais feios. E acreditem, cada pedacinho dos carros foi testada, testada e testada e tem uma boa razão para ser daquele jeito.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Dakar 2014. Valeu Zé!

Fui olhar a posição do nosso amigo Zé após a décima etapa do Dakar e a dupla sumiu da classificação. Um indício de que algo não estava legal pois até ontem a dupla estava em décimo primeiro.

Achei a notícia abaixo no site Grande Prêmio. Mais uma vez o Dakar acabou mais cedo para eles. Mais para frente devem publicar os motivos do abandono.

sábado, 11 de janeiro de 2014

Dakar 2014 - Vai Zé!!!

Nosso amigo Youssef Haddad participa mais uma vez do Rally Dakar como navegador do Guilherme Spinelli. A foto abaixo foi retirada do site oficial do Dakar.


O rally está no estágio 6, e a dupla brasileira segue com a décima quinta colocação, 3 horas e 37 minutos atrás dos líderes. Fica ai nossa torcida! Vai Zé!!