quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Massa na Williams

Pela festa de despedida que a Ferrari fez para ele em Mugello, Massa parece oferecer à equipe muito mais do que vemos nas pistas. Tem os que olham pelo lado negativo, que Massa é o piloto que mais tempo pilota pela Ferrari sem uma vitória, que é capacho de Alonso, blá, blá, bla. Mas ele venceu 11 corridas pela equipe, um número expressivo. Com certeza o time de Maranello via muito mais o lado positivo do que o negaivo. É um caro muito correto, muito transparente. Um cara do bem.

E que novamente ressurge das cinzas. Depois do tanto de porrada que tomou, conseguir um contrato de 3 anos com a Williams, é um lucro danado. Porque no pior dos casos, ganhou mais 3 anos fazendo aquilo que mais ama, numa equipe tradicional, que tem potencial de fazer um carrinho decente a partir de 2014, permitindo uma luta digna por pódios e talvez vitórias. Na minha opinião, fez um baita negócio!



CT na Inglaterra - mais um link que se vai....

10 de Novembro de 2012 - uma figura dos X-Men por Peanuts... desde então nosso blog amigo "CT na Inglaterra" nunca mais foi atualizado.

Seguindo o mesmo caminho do finado Blog das Maria Ruelas, também vamos tirar o blog do CT da nossa lista pois temos milhões de outros blogs pedindo a inclusão em nossa página e não podemos fazer essa desfeita aos nossos volumosos seguidores.

Pra quem não tem a menor idéia do que estou falando... é o link que fica acima das fases da lua...



terça-feira, 12 de novembro de 2013

A história dos pilotos pagantes - de novo

Hoje vi uma reportagem no UOL que me convenceu a fazer esse post, porque é mais um daqueles assuntos que são colocados de uma forma muito tendenciosa e até irritante. É uma entrevista do Lucas di Grassi falando sobre a invasão de "pilotos pagantes" na F-1 e de que forma isso está afetando a categoria (link). Há uma frase marcante no texto: "A Fórmula 1 tem ótimos pilotos, isso é indiscutível, mas seria muito mais competitiva se tivesse menos 'pagantes'." Respeito as opiniões do Lucas, mas acho que ele foi bem infeliz.

Primeiro porque a frase dele dá a entender que pilotos "pagantes" são piores que os "não pagantes". E segundo que dá a entender que a competitividade da categoria está associada somente aos pilotos, coisa que com certeza não é.

Sobre a questão do piloto ser pagante ou não, a pergunta que eu faço é: existe algum novo piloto que chega à F-1 sem um bom patrocínio? Não, não tem. Quem chega hoje passou pelas bases, mostrou qualidade e tem que se virar para conseguir grana. Essa é a realidade. As pessoas ainda pensam no romantismo de quando Senna morava na Inglaterra numa kitnet com o Gugelmim e o talento puro levaria qualquer um ao topo. Esquece, isso não existe mais. Ter lastro financeiro é pré-requisito. Pode anotar, em até 10 anos não haverá nenhum piloto no grid da F-1 que não tenha chegado à categoria como um "piloto pagante". Podem me cobrar. E como já acontece hoje, quem se destacar pelos resultados será contratado a peso de ouro pelas equipes mais fortes, mas ainda assim terá chegado como pagante.

Quanto a competitividade, me perdoe o Di Grassi, mas ela está muito mais ligada ao equilíbrio dos carros e o regulamento do que aos pilotos. Se todos tivessem o mesmo carro, com o mesmo acerto, ok, dai o piloto seria o grande fiel da balança. Mas a F-1 nunca foi e nunca será assim. Sempre haverão carros melhores e piores e o sucesso de um piloto estará diretamente ligado à chance de pilotar um grande carro. É só pensar na seguinte situação hipotética. Pegamos os carros desta temporada. Vamos imaginar que é o primeiro campeonato do mundo, e os pilotos são: Fangio, Clark, Prost, Senna, Lauda, Vettel, Schumacher, Piquet, Fittipaldi, Hakkinen, Alonso, Hamilton, Button, Stewart, Jacques Villeneuve, Raikkonen, Jones, Andretti. Só que essa turma toda não tem título nenhum, é a primeira temporada de todos. Você acha que todos seriam glorificados pilotando uma Caterham, uma Marussia, uma Willians, uma Sauber, uma Force India... esquece!! Alguém vai ganhar e levar os louros... e um monte vão apenas figurar, alguém tem que chegar em último. Por isso, daqui 10 anos, ainda teremos os grandes pilotos, aqueles considerados gênios em sua época. Pagantes ou não, isso não fará diferença.

Fiquei com a sensação de rancor por parte do Di Grassi. Um cara que batalhou para chegar lá, mas não estava no lugar certo na hora certa. E não tinha a quantia certa. Perdeu o bonde da F-1 e busca se estabelecer no WEC. Um campeonato pra lá de forte, com uma Audi e Toyota que jogam pesados, tem pilotos de renome... mas os outros 38 carros que largam... ah... tem muita gente pagante ali!

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Red Crazy Bull....

Já tive várias conversas com diferentes pessoas para tentar entender como a marca Red Bull se transformou nessa força. Red Bull é um energético, uma latinha pequena, que você não vê as pessoas tomando em qualquer esquina. No supermercado tem um espaço pequeno, lotes pequenos, estoque parece pequeno também.

Aplausos pelo sucesso, principalmente se houver honestidade por trás disso. A grana deve vir com a imagem, o apelo de liberdade e sucesso, porque tudo que eles fazem vende muito... mas tem que ter um pulo do gato, porque eles investem de forma desproporcional ao tamanho da latinha que vendem.

Aplausos porque dez anos atrás, o que era a Red Bull? Nem sei se já existia o slogan do "Red Bull te dá asas". Em 2013, a amplitude de atividades da marca, é inacreditável.

Na semana do GP de Abu Dahbi, colocaram o Coulthard para fazer zerinhos no alto daquele hotel. Eu me borrei só de ver... não subia ali nem amarrado, quanto mais pra fazer zerinho num carro. Na boa, isso foi muito mais insano do que parece

Esse post não tem o objetivo de aumentar as vendas do produto, até porque não tenho nada a ver com esses caras, mas acho que é um reconhecimento por tudo que eles construiram.

São três video, que mostram em imagem três palavras que associo com a marca: Insanidade, radicalismo e bom humor.

Insanidade


Radicalismo (snowmobile no 0:28... o que é isso) (mas nada ganha do salto estratosférico)


Bom Humor

Formula SAE 2013

Um Whatsup do Bola com os resultados: FEI, Unicamp e Maua na categoria combustão. Unicamp no elétrico. Algumas fotos do grande Curinga pagando de gatão com o Volt e mais nada...

Aos que foram à Piracicaba... nenhum post com o resumo da competição??