sexta-feira, 29 de junho de 2012

Mais uma prova de rua?

Todo mundo ja viu no Flavio Gomes, mas vale o registro!

http://www.lgp2012.com/

Isso sim, e não aquele monte de corrida em autódromos vazios, horários esdrúxulos sem nenhuma tradição! Mas acho que é só um comercial stunt

terça-feira, 26 de junho de 2012

Vitória de Razia!

Na minha opinião o momento mais importante do final de semana para o automobilismo brasileiro foi a vitória do Razia na segunda corrida da GP2. Razia está ali na entrada da F1 já há um tempo, no começo desse ano quase desistiu de continuar buscando a F1 mas conseguiu virar o jogo a assinou com a Arden, equipe do Christian Horner. Está tendo um ano excelente e está vivendo uma ótima fase, marcou 36 pontos nas últimas 4 etapas contra apenas 12 de Velsecchi (atual líder do campeonato).
A vitória de Razia na segunda etapa aconteceu após uma ultrapassagem dupla na última volta e o coloca a apenas 1 ponto de Velsecchi e 45 pontos na frente de Calado (terceiro colocado). Uma das principais características da GP2 é o gerenciamento do use dos pneus ao longo do final de semana e em especial na corrida e pelo vídeo abaixo pode-se ver que Razia tinha pneus muito melhores no final da corrida. Gerenciamento de desgaste de pneus é a atual realidade da F1 também, o que faz de Razia um ótimo candidato para uma vaga em 2013!
O vídeo abaixo mostra as voltas finais da prova e a ultrapassagem acontece a partir de 6´15”:

sábado, 23 de junho de 2012

HAHA... Xupa Toro Rosso!!!

 Olha o Kova na frente da Toro Rosso!! Amanhã vai dar ponto!
Estou quase aos prantos... é a foto do final de semana!! haha

Vai CT!!

VAI CT!!! - GP de Valência

A foto foi retirada do Blog do CT. A fonte mais rápida e confiável do carro que acaba de passar para o Q2!!

Valeu CT, parabéns! Tudo bem que o Webber teve problemas, mas a vantagem sobre o Verne foi na pista, no carro, no piloto. E faltou muito pouco para chegar no Ricciardo. É a Caterham chegando no pelotão...

E que continue o Q2...

terça-feira, 19 de junho de 2012

WEC

Já que ninguém (melhor que eu) fez isso ainda, vamos registrar as 24h!
Em outras palavras, chega dessa baboseira de esporte a motor nos EUA, chega que carro que só faz curva pra esquerda, que não corre na chuva, ou pior, que nem pode tomar chuva (o cabeçote deve ser de açúcar).
Metade do mundo, inclusive eu, tava louco pra ver como isso correr...



... infelizmente, tudo acabou num acidente trágico com final melancólco. Pros bajeiros, o sentimento deve ser atávico, aquele piloto lá sozinho tentando dar um jeito no negócio, trazer o carro pro pit, mas não, o destino não quis assim! E como é comovente a atitude do japonês nessa hora.

A vitória, previsível, ficou com a Audi, primeira a vencer com diesel e, agora, com um carrro híbrido! Em ano de olimpíada, eu dispensaria uma argola, pra terinar o dia com Quattro!!!

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domingo, 17 de junho de 2012

O fim da espera

Dale Earnhardt Jr. venceu neste domingo a prova da Nascar Sprint Cup em Michigan e colocou fim ao jejum de 4 anos sem vitórias na categoria. Não é apenas Junior que está feliz com o retorno às vitórias, mas toda Junior Nation e principalmente a organização e patrocinadores da categoria.

O vídeo abaixo mostra a volta final da prova de hoje. Uma chegada sem grandes emoções dentro da pista. Mas na arquibancada... delírio total. Ele é o cara que todos querem que ganhe. Um sujeito meio mal encarado, sem muito carisma, mas que carrega no nome um verdadeiro mito. É por isso que mesmo sem nunca ter vencido um campeonato, é o cara que mais vende na categoria. Muito mais do que Jimmie Johnson por exemplo que ganhou 5 títulos em sequência. Quem nunca foi num supermercado, farmácia ou loja de conveniência americana e não se deparou com os produtos do número 88?

Com a vitória de hoje, Dale Jr. mantem a segunda posição na campeonato e se aproximou do líder Matt Kenseth. É nome certo para chegar aos playoffs e mostra condições de lutar pelo título. É tudo que a Nascar rezava para acontecer. Com Dale Jr. brigando pelo título teremos arquibancadas mais cheias, mais venda de hot dogs e bugigangas.






154 dias

As obras no Circuit of the Americas seguem a todo vapor para a largada do GP dos Estados Unidos dia 18 de novembro. Prova disso é a foto abaixo, tirada durante o GP do Canada semana passada. Bernie já garantiu o dele. Por US$ 160,00 qualquer Zé Ruela pode comprar um General Admission e assiste a corrida nos gramados do circuito. Arquibancadas vão de US$ 260,00 a US$ 500,00. Tem também as Premium seats, que custam alguns milhares de dólares mas você adquire os direitos do local por 15 anos (haha... tá bom que a F-1 ficará lá por 15 anos...)


Mario Andretti foi a personalidade escolhida para dar uma certa credibilidade ao negócio, afinal a todo instante ouvimos boatos de que a corrida não vai acontecer, que a cidade de Austin não pagou o que deveria, que as obras estão atrasadas, etc. Não acho que o Mario Andretti e o Bernie pagariam o mico acima se não houvesse uma grande certeza de que a coisa vai acontecer. Niki Lauda só estava passando e saiu meio de papagaio de pirata. Mas se der errado, vai pagar o mico junto.

Apesar de quase morto, o sonho de passar meu trigésimo sexto aniversário vendo o Q3 ao vivo continua. O presente que tá difícil de ganhar são passagens aéreas pagas com milhas. A TAM e a American Airlines não estão ajudando...

sábado, 16 de junho de 2012

24 Horas de Le Mans

Esta em plena atividade a edição 80 das 24 Horas de Le Mans. Neste momento (23:15hs horário de Brasília - 13hrs e 09 minutos de prova), 3 carros da Audi lideram a prova. Em primeiro, com 206 voltas vai a equipe de Lotterer, Fassler e Treluyer (quem?). Na mesma volta vem McNish, Capello e Kristensen, essa turma com uns caras mais conhecidos. O terceiro carro da Audi, com Jarvis, Bonanomi e Rockenfeller vem 1 volta atrás. O primeiro carro não-Audi vem mais de 5 voltas atrás.

A prova teve um grande acidente protagonizado pelo inglês-ex-F-1 Anthony Davidson. O video está abaixo e mostra de forma bastante didática a influência da aerodinâmica nesses carros. Com o carro se deslocando em alta velocidade lateralmente ele perde totalmente o downforce (aquela coisa que ninguém vê mas que o CT jura que ele cria) e o piloto vira passageiro. Dependendo de como o fluxo de ar atinge o carro, pode acontecer a decolagem. Nesse caso a decolagem é bastante plástica e impressiona. Mas o grande problema foi a violência da pancada nos pneus. Vejam que o outro carro envolvido capotou depois que bateu contra os pneus.


Pelo Twitter, Davidson escreveu (o que já é uma boa notícia...) que está bem mas quebrou as vértebras T11 e T12. Vai sobreviver. O simpático Perazzini, que destruiu uma Ferrari, passa bem também.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

É mais do que isso


Velo Cittá (divulgação MMCB)

Agora já houve divulgação da pista, a foto acima tá até no site da CBA, até o Gomes falou sobre isso, então posso falar. Vou dar uma daqueles velhos, que estavam no GP Brasil de 72, estavam no box quando o Lauda/Laffite/Emerson entraram no carro e fizeram a 1 e a 2 flat pela primeira vez, essas coisas.

Mas eu vi, mesmo. Naquele terreno descampado, no alto da foto à direita, é o local onde eram (e ainda são, acho) feitos os testes dos carros de rally. Passei vários dias fazendo testes de durabilidade e de ajuste do carro nessa fazenda. Conheci esse terreno onde hoje é o autódromo desde quando ele era um descampado, só tinha umas trilhas para testar os carros da Equipe de Cross Country da Mitsubishi. Até uma etapa da Mitsubishi Cup foi feita por aí. Então vi desde os primeiros momentos de terraplenagem, construção da primeira fase, depois a extensão da reta e do último trecho. 

Como sou mala, vou dizer que me levaram pra dar uma volta num two-seater ainda quando o asfalto nem estava curado, e as áreas de escape nem estavam prontas. Foi muito bom. Não tem foto, imagem de TV, onboard, o escambau, que dêem uma mínima noção do que é esta pista. O relevo acidentado, o traçado, que parece sinuoso e apertado, foi escolhido a dedo, por pilotos do calibre de Ingo Hoffmann. E não, não é um kartódromo. É larga, com curvas desafiadoras de alta, e uma reta longa o suficiente pra você repensar a sua vida na hora de frear pra curva 1.

O Velo Cittá foi concebido para ser uma pista de corrida, mas com que o piloto tenha o prazer da pilotagem.  Aliás, é um lugar para se divertir, e ainda disputar uma corrida. Um lugar pra quem gosta de velocidade, sentir o prazer de guiar um carro no limite, nas mais variadas condições, e num lugar paisagisticamente maravilhoso. Eu sei, quem está na pista não quer nem saber do que está em volta, mas o prazer só de entrar no autódromo é uma coisa espetacular.

Falei do projeto, mas vou falar da construção. Era pra ter saído antes. Alguns anos antes. Mas demorou para sair a licença ambiental, o que atrasou muito as obras. E é isso o mais legal: não houve "jeitinho", foi tudo feito dentro da lei. (Incrível ressaltar isso, deveria ser o normal, mas neste país sabemos que não é.) A licença ambiental demorou a sair? Paciência. Nada foi atropelado ou feito de qualquer jeito. 

Eu vi, pessoalmente, as discussões do administrador da fazenda, explicando ao pedreiro detalhes da construção da caixa de drenagem de água dos boxes. Um detalhe, eu sei, parece mínimo perto de uma obra dessas. Mas isso é o Velo Cittá; uma bela obra feita e pensada nos mínimos detalhes. A colocação dos guard rails, o assentamento da brita grossa, da brita fina, das capas asfálticas, pinturas, grama, irrigação, zebras, box, tudo feito nos detalhes. Tudo muito bem feito, e de primeira. Nada de retrabalho, nem materiais meia boca. Resultado? Um lugar espetacular. 

Dá raiva de ver um lugar como Interlagos, equipamento público, com aquelas soluções toscas nos boxes, aqueles banheiros, aquele descaso na hora da construção malfeita. O Velo Cittá tem um dono. Foi tudo feito para ele, com supervisão dele. Por isso ficou tão bom. E ele aluga (e cobra mesmo) o espaço para Mitsubishi e Suzuki realizarem seus eventos. O cara tem a velocidade nas veias, e não fica de blablablá, anunciando no jornal autódromo aqui e ali. Ele vai lá e faz. E vem mais coisa por aí, esperem os próximos anos, o que vai ser ainda feito naquele lugar.

A Porsche vai correr lá este final de semana. Mas essa, infelizmente, não vai ser a regra. É uma corrida só pra homologar o circuito, e outras mais podem acontecer, mas não serão muitas. O homem não quer bagunça no quintal dele. E tá muito certo nisso. O automobilismo brasileiro não está fazendo por merecer um lugar como o Velo Cittá.

domingo, 10 de junho de 2012

GP do Canada 2012

Três ex-pilotos da GP2 fizeram o pódio do Canadá. Será que já tinha acontecido antes?Sinceramente não lembro.

O que importa é que a corrida do Canadá, como sempre, foi muito boa e decidida no desgaste dos pneus. Hamilton levou com todos os méritos. Se ainda existisse o prêmio de Adrian Fernandez, Grosjean levaria fácil porque de repente surgiu em segundo - com todos os méritos também porque fez apenas uma parada e chegou com um bom ritmo de prova. Perez foi outro que soube tratar bem dos pneus pois rodou umas 30 voltas com o supermacio enquanto a turma da frente não andou mais do que 20 voltas no primeiro stint.

A Red Bull percebeu que a estratégia estava indo pro buraco e decidiu reduzir o estrago chamando Vettel para os boxes. E a Ferrari... ai ai. Massa fez uma bela "cagada" como ele mesmo disse, mas andou num ritmo muito bom a prova toda, era pra chegar entre os cinco primeiros. O problema é que ele foi vítima de uma pane estratégica que afetou os italianos. Quando faltavam umas 20 voltas, era nítido que ele estava perdendo espaço pra Rosberg, Kimi, etc e que não haveria condições de segurar a posição por tantas voltas. Ao invés de chamá-lo para os boxes quando os pneus começaram a abrir o bico, deixaram o cara se arrastando na pista até perder todas as posições. E chamaram para os boxes quando faltavam apenas 10 voltas. Ainda assim ele chegou 25 seg. atrás do líder, 0,8 seg. atrás do Koba. Tivesse ele trocado os pneus 5 voltas antes a história seria outra. Lógico que agora parece fácil dizer o que seria melhor, mas o cenário era muito óbvio durante a prova. A situação de Alonso foi parecida, mas no caso dele até justifica a Ferrari ter arriscado porque o espanhol teve o mesmo problema de Massa faltando apenas 5 voltas para acabar a corrida. Mas tava na cara o alto desgaste dos pneus.

Pra acabar, a turma a se lamentar. Schumacher continua com apenas 2 pontos no campeonato. Tão massacrado por Rosberg quanto Massa é massacrado por Alonso. Senna fez mais uma prova horrível. E pra minha tristeza, Button também fez uma prova péssima e vai perdendo cada vez mais espaço para Hamilton.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Cansou

 
Algumas semanas atrás, o australiano Casey Stoner, 26 anos, bicampeão mundial da MotoGP, anunciou que vai se aposentar das pistas ao final da temporada de 2012. Um choque para a categoria e principalmente para os fãs. O motivo alegado por Stoner foi simples e direto - perdeu a paixão pela coisa. E quando isso acontece, seja com quem for, na atividade que for, é hora de mudar. No caso dele, significa parar de correr.

Se você somar a tragédia de Simoncelli no final de 2011, o bicampeonato no bolso e a maternidade no início de 2012, talvez sejam motivos bem razoáveis para alguém repensar se vale a pena arriscar tanto por mais sucesso. Esses caras só chegam no topo se tiverem no sangue um desejo instintivo de buscar o limite. Quando essa chama apaga, não adianta forçar. O cérebro não te deixa buscar o limite então vai continuar ali pra que se já ganhou prestígio, fama e dinheiro.

Lamento pela saída de um dos melhores que vi na MotoGP e que ainda por cima levava minha torcida. Como perdeu a peixão pela coisa, daqui pro final do ano deve cumprir tabela, deixando a disputa do título nas mãos de Lorenzo e Pedrosa.

3 vezes e contando

O post do Munck contou o que foi a corrida. A foto abaixo mostra o fim de tudo. Ter a carinha impressa naquele troféu... não tem preço. E Franchitti estampou a dele pela terceira vez aos 39 anos. Será que ainda vem mais? Franchitti e Helinho são os únicos pilotos em atividade com 3 vitórias, faltando uma para empatarem com os maiores vencedores: A.J.Foyt, Rick Mears e Al Unser (esse é o pai, não aquele que Emerson mandou pro muro em 1989).

sexta-feira, 1 de junho de 2012

A Globo continua virando BBC....

E pra comemorar o fato da NET (que é da Globo, o que justifica o título) ter adicionado ao seu portfolio de canais HD o BBC HD, eu coloco este vídeo.
Sim meus caros, agora tem Top Gear ORIGINAL pra ver em HD no 531, e não aquela cópia mal feita, sem graça, sem classe e pretenciosa que é versão do Tio Sam!!!

Eles estão passando repetidamente um especial do polo norte, mas acredito que em breve teremos uma programação diversificada. O video abaixo nao é que está sendo televisionado, mas tem duas referências ao Rubinho, quem não quiser ver o video todo, pula pro minto 6:00.