quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Entrevista com o Team Lotus Chief Design

O Razia tem uma página no Facebook chamada Drive Riot na qual ele coloca entrevistas como forma de interagir com seus fãs.

Uma entrevista legal que eu achei é a com o Lewis Butler, que é o Chief Design do Team Lotus. O significado desse cargo é que ele chefia o grupo que cuida do projeto e disposição dos componentes dentro do carro, considerando os requisitos de aerodinâmica, dinâmica veicular, powertrain. Ele é, provavelmente, o cara que sofre mais pressão no dia-a-dia de trabalho aqui na equipe.

Ah, e assistam várias vezes para conseguir entender o que ele fala. Ele fala tão rápido que a maioria dos ingleses não entende também...


FStudent 2011 - Sexta

Até o final do ano eu posto as fotos do FStudent. Agora vão as da sexta-feira:



Entrada principal do autódromo. Eles sempre fazem um arranjo legal de fotos para cada British GP. Este ano colocaram os vencedores dos GPs da Bretanha.


Carro elétrico da TU Darmstadt (Alemanha). É o carro do ano anterior, modificado para Classe 1A em 2011. Reparem na qualidade do trabalho, na beleza da laminação do monocoque e nas bandejas de suspensão.


Detalhe do engastamento da bandeja superior no chassi. Reparem que a fibra que trabalha fletindo é monodirecional, exatamente para permitir a movimentação. Logo depois da região da "articulação", a fibra fica birecional, para aumentar a rigidez da peça, e forçar a flexão exatamente nessa região. Conseguir segurar o movimento nessa região ajuda muito na dinâmica do veículo.




Como ninguém é de ferro, os alemães fizeram o carro lindo, e deram uma acochambrada no reservatório do respiro. Isso é que é uma catch can de verdade!



Não lembro a equipe, mas quem responder o erro dessa foto ganha um mini media guide do GP da Alemanha de 2010, o mesmo do "Alonso is faster than you".


Essa aqui é a mais curiosa das provas dos carros elétricos: A prova do chuveirinho. São 30 segundos de chuva simulada pelo carro, e ele não pode perder carga, o que significa algum curto ou descarga sob chuva. No domingo, choveu pela primeira vez durante um enduro de carro elétrico.



Óia que beleza essa manga de eixo! Que pena que eu não peguei o número do carro, pra saber se isso aguenta o enduro, e o tamanho do pau que eles devem ter levado na prova de custos.


UAS Graz, o "primo pobre" da Áustria. Carro maravilhoso, assim como o carro da Red Bull Graz. O Cobra e eu batemos um papo com esses caras, e tivemos umas informações que achamos estranhas, mas isso merece um post com mais fotos a parte. Esses são uns dos poucos times europeus a usarem E-85.


Adivinha de onde vem este time? Deixa eu ver... pelo kilt, só pode ser... Da Escócia!! Isso mesmo, os caras de Edinburgo usaram as cores da Universidade (Heriot-Watt) para fazer a proteção dos seus pneus.



Michael Royce fazendo o que faz de melhor: dando uma aula para equipes iniciantes. O mais legal de acompanhar o Royce é que ele explica o que está errado, como é a regra, e o porque da regra estar lá. Aí fica mais difícil do aluno esquecer ou não entender. Ele está pra escrever um livro explicando item por item da regra do FSAE, isso deve ajudar um monte as equipes. Aqui ele explica o headrest para a equipe da Faixa de Gaza.

Equipe Chalmers, da Suécia. Fizeram esse modelinho para túnel de vento, escala 1:10. E vou te falar, olhando o carro logo atrás, deu pra ver que estava bem representativo. Agora, o que adianta colocar um FSAE num túnel de vento? Aprender alguma coisa. Nem que seja pra aprender que melhoria aerodinâmica em FSAE não adianta nada.




Seviço acabado na sexta, O Cobra fez a prova de segurança, eu fui na reunião do comitê mundial, e o CT fez a prova de Design. Aí ficamos de bobeira e tinha mais 2 horas de sol. O CT resolveu dar uma volta correndo no Grand Prix Circuit. O Cobra e eu não somos tão bestas e fizemos os quase 5 km a pé, mesmo.


E foi andando que conhecemos a nova Silverstone Wing. A aparência é meio estranha, mas é moderno, sem dúvida. Se os boxes antigos, onde está o FStudent já são do caramba, imagina essa nova área! Mas a foto é só pra mandar aquele Xupa Rafa, mesmo.


E pra acabar o dia (ainda com sol), uma parada para uma cerveja no The White Horse. É o único pub da vila de Silverstone. Por ser o único, tem um monte de memorabilia de F1 em suas paredes. Desde posters de corridas assinados por Stirling Moss, até o bico da Ferrari usada por Alesi. Tem até um end plate da asa traseira da Force India. Vale a pena visitar.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Game Over para o Heidfeld!

Histórias que eu ouvi: Heidfeld estava um chato na Renault! Começou o ano reclamando do volante, a equipe fez vários ajustes, após chegarem a um acordo sobre o desenho/configuração, produziram um lote suficiente para várias corridas, deram o volante a ele e ele reclamou de novo, tiveram que refazer o lote, o que significa um custo extraordinário; aí ele sofreu um incêndio na Hungria que destruiu até o chassi do carro e significa um custo várias vezes maior que o do volante. E o motivo do incêndio foi que ele acionou o mapa de injeção errado na hora de entrar nos pits, o motor ficou em alta rotação, sem arrefecimento e tudo ao redor começou a queimar. E pra completar, o desempenho dele não estava nenhuma maravilha levando-se em conta que ele recebia salário enquanto Petrov traz dinheiro.


Essas histórias são boatos, acreditem se quiserem. Minha impressão é que está mais fácil o Grosjean substituir o Senna caso ele não ande bem do que o Heidfeld voltar. Game over para a carreira dele!

domingo, 28 de agosto de 2011

Conceitos Spa 2011


Pra começar, vamos justificar os conceitos: Vettel leva o capacete de ouro porque é eficiente e eficaz. Piloto chato, anda rápido e foge de confusão. Button ganha o worm of the match pela grande corrida de recuperação. Tudo bem, teve o safety car, mas hoje além de correr com a cabeça foi implacável nas ultrapassagens, não perdeu tempo com isso. Webber ganha o Adrian por falta de opção, por ter sido o menos escadaloso dos primeiros colocados. Mas a verdade é que a asa móvel acabou com essa premiação. Desde já adianto que o prêmio de Adrian Fernandez está suspenso em Monza. E por fim, novamente Massa leva o troféu de pior do dia. Hoje nem o Galvão aguentou a fragilidade do Massa, tanto para atacar quanto para se defender. Massa tornou-se o pior dos 6 principais pilotos no quesito ultrapassagem. Dá gosto ver Alonso, Vettel, Hamilton, Button e até Webber ultrapassando os outros de forma determinada e arrojada. Massa perdeu isso, basta ver um Rosberg na sua frente que nem Kers nem asinha móvel ajudam. Tem que ter muita moral pra não ser despedido em 2012.

Explicações feitas, vamos comentar apenas as coisas importantes que o Galvão, Reginaldo e Burti não falaram. Então não vamos perder tempo com a ineficiência do Massa nas ultrapassagens, o erro de Bruno Senna, o nocaute sofrido pelo Hamilton, a corrida lamentável de Barrichello e o absurdo que é alguém considerar a troca de Spa por Paul Ricard.

Duas coisas merecem destaque. A primeira, Vettel já é campeão do mundo. Com certeza ninguém da Globo comentou porque as pessoas vão perder o interesse, bla bla bla. Mas a realidade é que a fatura está resolvida em favor do alemão. Restam 7 corridas, 175 pontos em jogo. Vettel lidera com 92 de vantagem sobre Webber. Já era.

Segundo destaque - sabe quanto um carro ganhava em média no primeiro setor com a abertura da asa? Cerca de 0,6 décimos. Era engraçado no Live Timing porque de repente o décimo segundo fazia a melhor primeira parcial porque ultrapassou alguém e ganhou meio segundo em relação ao resto.

Dai eu pergunto, o que vai acontecer em Monza, onde teremos dois pontos de abertura da asa? Vai virar uma gincana. É só a Pirelli colocar dois tipos de pneus bem diferentes e teremos uma corrida dantesca. Vai ser emocionante mas difícil de acompanhar ou mesmo avaliar as estratégias. É por isso que já decidi, não haverá premiação de Adrian Fernandez na Itália.

Passamos de 500!!

Só pra constar... o post do Gonzo sobre as padarias foi o de número 500 do nosso blog!!

Durante a semana a gente faz uma homenagem mais calorosa, levantando estatísticas impressionantes como o número de acessos ao blog no Nepal, Sri Lanka e Ilhas Faroe.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Conta de padaria

O automobilismo brasileiro morreu. Autódromos vazios, transmissões precárias do esporte na TV, divulgação péssima. Equipes minguando, mecânicos recebendo pouco, pilotos pagando pra correr.

Mas não é bem assim. O Cacá Bueno, por exemplo. Multicampeão da Stock Car, ele está no topo da montanha. Para valorizar a Copa Linea, ele foi convidado a pitotar na categoria. E junto, recebeu uma pequena ajuda de custo. Pequena. R$ 1.000.000,00 por temporada. Um milhão.

Justo. O cara é bom. O cara vale isso, e muito mais.



Neymar é uma estrela em ascensão. O cara é bom, também. Apesar do fiasco na Copa América, o cara decide partidas, joga um futebol maravilhoso, e chama a mídia. Ele está no topo do esporte. No topo no país do futebol. O salário dele no Santos? Estimado em R$ 500 mil mensais.


Agora, uma continha básica:

Neymar disputa, por ano, umas 70 partidas, entre Paulista, Libertadores, Copa do Brasil, e seleção. Vá lá, pra ajudar na minha conta, 65 partidas de 90 minutos.

500 mil x 12 = 6 milhões. 65 partidas dá 5.850 minutos de ação. Com isso, temos 6.000.000/5.850 => Neymar ganha mais ou menos 1.025,64 Reais por minuto de ação





As provas da Copa Linea tem 25 minutos + 1 volta, 12 etapas por ano. Vá lá, 27 minutos por prova. Vezes doze, 324 minutos de ação.

Um milhão por 324 => Cacá ganha 3.086,42 Reais por minuto de ação. O triplo de Neymar.



Tá mal mesmo?

Ah, mas peraí, piloto tem que treinar a parte física, tem classificação, compromissos com patrocinadores... Jogador de futebol também, tem atividade 6 dias por semana. Mas o Neymar ganha muito mais em contratos de publicidade. Mas o Cacá também recebe para andar na Stock (e não é pouco), mais a Argentina, e os bicos nas transmissões no rádio e na TV.

A conclusão? Pra quem está no topo, não tem crise no automobilismo brasileiro. O problema é que no topo estão poucos, muito poucos. E o resto, fica patinando no morro.

sábado, 20 de agosto de 2011

É coisa de americano mesmo...


Dá até pra imaginar o peão lá atrás gritando "Eia Tornado"!!

Essa turma da Red Bull inventa cada uma. Dessa vez colocaram um F-1 pra andar na terra, promovendo a pista de Austin no Texas, que em 2012 vai sediar uma prova por lá. Sobrou para o Coulthard essa experiência surreal.

Vai lá CT, dá pra analisar os vórtices da asa traseira com essa poeira toda? E o que deve ter voado de pedra em radiador, asa... e o que deve ter entrado de sujeira para o motor?? Tudo bem, a turma da Red Bull deve ter pensado em coisas desse tipo, mas deu dó imaginar o estrago que isso pode fazer no carro. Faltou pelo menos uns pneus off-road.

Aproveitando o post para comentar a possível mudança de data do GP de Austin. Uns dizem que é pelo atraso nas obras. Bernie disse que é por causa do calor. Se as obras estão atrasadas eu não sei, mas que o calor por lá é complicado, disso eu sei. Outro dia minha irmã mandou uma foto do termômetro do carro... 123 graus F!! Melhor deixar para outubro mesmo.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Scarry Shumi - menino brincalhão

pra tirar o pó da série Scarry Shumi.


para os onanistas de plantão não deve ser novidade, mas a ex- do SENNA (e por isso a forçassão de barra deste post num blog de automobilismo) posa para a revista menino brincalhão novamente! ... e já vou imendar outro assunto

Assisti o filme SENNA este final de semana. É, vida de pai novo é assim, quando o filme saiu tavamos quenem zumbi acordando de 2 em 2 horas... não dava pra pegar cineminha.
Bom, vi a moçoila em questão em breve cena, andando de scooter em monaco, e resolvi postar a imagem e ressucitar o assunto do filme.

Tirando o viés de quem viu (e ouviu) F1 no cinema, o filme é marromeno! Foi feito por um baguá que não entende nada de corrida de carro pra quem não entende nada de corrida de carro. Acho que o filme foi feito sim, pro cidadão médio que tem uma idéia de quem foi o cara, do que é F1, ou seja, praqueles com um pouco mais de entendimento que os compratiotas do Munk!

O simples fato de não mostrarem a ultima volta do GP de interlagos onboard, pra gente ouvir a sexta marcha moendo, os pulos de terceira pra sexta... dava pra ter feito com um pouco mais de capricho. Não precisa deixar chato pra quem não é do ramo, simplesmente adicionair mais layers, pra atender a varios publicos.

Senti falta também de mais depoimentos dos que estavam lá, dos dirigerentes das equipes, engenheiros, colegas pilotos, um pouco mais disso e um pouco menos de Galvão e Reginaldo Leme...

F-Student (Fotos do Site)

Já que o Gonzo fica miguelando as fotos do F-Student, peguei algumas fotos do site para colocar aqui. Todas elas são com razoável resolução.













Vórtices de Ponta de Asa

Faz tempo que não colaboro com esse blog, então aqui vão duas imagens monstrando os vórtices de ponta de asa durante o GP da Hungria. No caso da McLaren é difícil perceber, no caso da Lotus claramente dá pra ver que tem um vento lateral que causa assimetria dos vórtices. As fotos são do Autosport.com.



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Midi Ó Raios

Depois de levar um Xupa do Tony Kannan no sábado, não restou outra coisa a fazer a não ser assistir o GP de Mid Ohio no domingo. A corrida foi bem decepcionante porque procurei o Munck e a Janaina e não encontrei eles. Isso sim era novidade porque ver os carros da Ganassi andarem na frente, a Penske fazer burrada na estratégia e o Sebatien Saavedra (quem????!) bater o carro são coisas básicas de um domingo.

Outra novidade foi o shakedown do modelo 2012. Um carro diferente, chassis Dallara e motores de 3.5 litros V8 aspirados. Vem com um kit de rua/misto e outro para ovais. Mais uma tentativa de reduzir custos e manter o equilíbrio da categoria.

O carro assusta da mesma forma que assustou o primeiro F-1 apresentado em 2009, quando houve aquela mudança radical nas regras de aerodinâmica. Mas depois acostuma e em breve vamos achar bonito.




Cadê as fotos Mucka??

Essas coisas só acontecem na Nascar...

Essa eu vi ao vivo - Nationwide Series em Iowa - sábado à noite... se contar e não mostrar o video, ninguém acredita.

Então não vou perder tempo escrevendo, vamos ao vídeo...

sábado, 6 de agosto de 2011

Formula Student Silverstone 2011 - quinta-feira

OK, aproveitando a onda, acho que nunca consegui postar tanto num dia só, vai aqui as tão pedidas fotos do Formula Student UK. Na quinta-feira fomos o Cobra e eu, e segue as fotos com comentários.

Eu estava lá na quinta pra ver a prova dos carros elétricos. Eles não fazem a prova de custos, e sim a de sustentabilidade. É o cálculo de quantidade de carbono gasta pra fazer cada peça, o estudo do ciclo de vida dos componentes, enfim, eficiência energética. Bem interessante, uma prova que pode pegar no futuro mesmo para os carros de combustão interna. Ah, aí é o carro de Delft.


Este aqui é o carro movido a células de hidrogênio. Ainda bem que peguei ele na Sustentabilidade, eu queria ver e fotografar com detalhes na inspeção técnica. E fazer aquela clássica pergunta: "Pra que vocês querem inspeção técnica? Estão preocupados com o piloto? Se alguma coisa der errada, precisamos nos preocupar com o que tiver fora do autódromo. Porque se der pau nesses 50 kg desse tanque de hidrogênio, vai todo mundo pro ar!" Por sorte, o tanque de hidrogênio não foi pra esta prova. E este carro, infelizmente, não apareceu mais em lugar nenhum do evento.



Aqui é o paitrocínio institucionalizado. Pais, amigos, parentes dos membros da equipe que deram uma graninha ganharam uma foto no nosecone club. Boa ideia pra ajuntar os troquinhos.






Aqui, um monocoque de alumínio. Tão bom quanto os de carbono, e mais fácil de fabricar. Quem sabe alguém no Brasil se anima a fazer...



O carro elétrico de Eindhoven, se não me engano. Lindo de ver na pista, o que mata é a monotonia do silêncio. Mas o legal aqui é a carenagem de tecido. Solução bem comum, e não condutiva, entre os carros elétricos.



Esses aqui são os chatos. Essa foto foi tirada na quinta, perto das 6 da tarde. Os caras chegaram, montaram box, passaram por toda a inspeção, fizeram as provas de custos e foram embora com toda a lição de casa feita. Sexta fizeram Design e Apresentação, e só foram mexer no carro no sábado. Se todas as equipes fossem assim, de chegar na competição com tudo pronto...



Coisa que muita gente vai esquecer de levar a Piracicaba este ano. A foto ficou ruim, mas tem que levar o modelo do front bulkhead mais anti intrusion plate mais atenuador de impacto, tudo junto. Tem que ser a peça que fez o teste de impacto. Ou o cálculo, mas o mais fácil é sem dúvida, bater todo o conjunto.




Traseira desmontável, mas além disso uma bela solução para mudar o sistema de transmissão sem ter muita dor de cabeça. Se o eixo de saída do diferencial ficar mais pra trás, só mudar o miolo do mancal do semieixo.



University of Bath. 155 kg! E era estrutura tubular.




Universidade da Faixa de Gaza. Mesmo com o embargo econômico, os caras juntaram as peças que tinham, o pouco que tinham, e fizeram um carro. E testaram o carro. E levaram o carro, e chegaram a competição. Uma bela lição para quem aqui acha difícil comprar um cinto de segurança...



Mais uma do carrinho dos caras. Eles estavam indo pra inspeção técnica, passaram em frente do caminhão da Hoosier, aí o pessoal da Hoosier parou eles. Era pra dar um jogo de slicks, pra dar boa sorte, e era o que faltava pro carro deles virar de corrida de verdade. Foi muito legal ver a felicidade da molecada ao ver o carrinho deles com pneu de carro de corrida.





Essas aqui vão juntas, é que perto de Silverstone, em Towcester, tem um bairro só com nomes de pilotos! Dá pra passear pela Irvine Drive, Coulthard End, Prost Way. Saindo do autódromo, o Cobra me levou pra ver. Curioso, e bem legal. E mostra como automobilismo é uma coisa encarnada na vida dos ingleses.

F1 Shutdown

Já que o assunto aqui são as férias do CT, eu vou retrucar o Reginaldo, que disse que era balela o shutdown da F1, que todo mundo trabalha escondido. Esta semana mandei e-mail pra dois colegas de equipes diferentes, e a resposta automática foi mais ou menos a mesma:

"Dear Sir / Madam

We wish to inform you that [nome da equipe] has implemented a two-week factory shutdown from 1 August 2011 to 14 August 2011.

The two-week factory shutdown period is one of the initiatives aimed at reducing the costs associated to Formula One that have been agreed by all Formula One Teams.

In conformity with the spirit and objectives of the agreement we entered into with the other Formula One teams, we wish to inform you that the shutdown relates to all development and manufacturing activities, whether this is within our organization or contracted out.

For this reason and due to the nature of your activity, we will not liaise with you during this period (except in case of an emergency). We encourage you not to carry out any work on any [nome da equipe] components during this period.

If you have any questions or concernings regarding the above, please do not hesitate to contact Reception on [XXXXXXXXXX]."

OK, Gonzo, no papel isso é muito bonito, mas na prática a teoria é outra. Concordo.

Se você é um doente como eu, que enquanto a esposa escolhe a marca de detergente, fica pensando em como melhorar a distribuição de peso pro carrinho de supermercado curvar mais fácil, esse shutdown da F1 não funciona.

A mente do engenheiro não para, não tem como frear isso. Neguinho vai pensar em como diminuir o arrasto naquela tomada de ar, em como reduzir a massa não suspensa, em como não ter aquele pico de pressão de água no radiador. Vai pensar. Mas não vai muito longe, porque ele não tem as ferramentas pra isso.

A F1 atual, e isso pude ver pessoalmente, exige uma quantidade de cálculos, simulações, desenhos de superfície, com uma quantidade de detalhes que só podem ser feitos dentro da fábrica. O CT pode falar melhor quando voltar, mas não acho possível ele rodar uma simulação da asa que modelou na casa dele. O cluster que eles tem lá pra rodar CFD é coisa de outro mundo. Fazer em casa uma coisa aproximada, ou para se ter uma ideia, não funciona. O nível de detalhamento é tanto que, ou faz com a ferramenta certa, ou não faz.

E pra piorar, todas as informações que entram ou saem da fábrica antes, durante e depois do shutdown são monitoradas pela FIA. Inclusive com o direito da FIA em abrir o e-mail de quem quiser. Se o CT fizer login na máquina dele, mesmo que seja remoto, vai ficar um registro. Ah, mas fácil, entra lá no dia 13 e apaga os registros. E quem disse que a FIA não manda auditor pra revistar a fábrica às 3 da manhã pra ver se não tem ninguém lá mesmo?

Ok, jeito tem, sempre tem. Mas aí entra um fator humano. A F1 é uma indústria, como é a indústria automotiva ou aeronáutica. O cara sai de férias, ele quer curtir as férias, com a família, amigos, relaxar. O CT não está agora tomando chuva no meio do lago pra estudar a interação do vórtice de ponta de asa com o arrasto induzido do pneu traseiro. Ele está lá pra se divertir.

O Adrian Newey, que eu acho que é a única pessoa que poderia se dar bem numa situação dessas, por ainda desenhar seus carros com régua T e prancheta, também tem mais o que fazer. Ele deve adorar este tempo pra usar seu cérebro pra cuidar dos carros de corrida dele, dos aviões de papel que faz, viajar, enfim, cada um tem uma vida fora da F1 pra cuidar.

Então, a F1 para, sim. E o shutdown faz bem pra todo mundo. E o Bernie ainda quer colocar 50 corridas no calendário...


A foto não é nada demais, é só mais uma pra série Xupa Rafa, que tá bastante na moda...

CT em férias - a saga continua

Novamente peço desculpas por sair da proposta deste blog... achei mais algumas partes da saga... vai nessa CT!!


CT em férias

O CT está em férias na Inglaterra, curtindo um acampamento no melhor esquema natureza esportiva... no relato do quinto dia em Lake District lembrei de uma das melhores histórias do Calvin e Haroldo... consegui achar o início da saga...

História dos Meca (8)

Esta semana começa o Rally dos Sertões. E durante a preparação do rally você se lembra das dificuldades de participar de uma campanha de guerra como essa. É uma situação extremamente estressante para a equipe de apoio, dormindo cerca de 3 horas por dia, dormindo sempre sentado no carro, durante o deslocamento, torcendo para o cara que está dirigindo não estar dormindo também.

Faltam horas de sono, os prazos são apertados, deslocamentos enormes em estradas péssimas, e junto com isso os conflitos de saber onde está o carro de corrida, ferramenta que some, peça que quebra, pneu do carro de apoio que fura, tudo dando errado o tempo todo. O Sertões é assim, e tem que ser assim, uma prova duríssima para todos os envolvidos.

Então, colocar gente de mau humor, que cansa fácil, que quer sempre dar a útima palavra, ou que está lá só pra fazer o seu trabalho, não funciona. Tem que ter bom humor, e desempenhar tarefas que você nem sabia que existiam, ser polivalente.

O Capixaba é um cara assim. Trabalha 22 horas por dia, se preciso. Ele é o motorista de caminhão da equipe, e sempre com uma piada na ponta da língua. Sempre tem uma tirada boa para quebrar o gelo nos momentos mais tensos, e dar uma risada pra manter o ânimo quando as coisas estão bem. E consegue dar uma bronca usando o bom humor:

- Ô meu querido, você tá muito encostado. Tá parecendo rabo de bode!
- Rabo de quê, Capixaba?
- Rabo de bode, mermão!
- Mas porque rabo de bode?
- Porque rabo de bode não consegue abanar as moscas e nem cobrir o fiofó. No final o rabo do bode não serve pra porcaria nenhuma!

Ele é assim 100% do tempo, não dá pra ficar 2 minutos do lado dele sem dar uma boa risada. Mas na hora de agarrar e trabalhar, ele cai dentro do problema e invariavelmente ajuda e resolve.

Mas a história que eu quero contar é outra. Num desses rallies da vida, o chefe de equipe era um cara famoso, chegou até a participar da F1. O capixaba nessa prova, além de motorista, era o cozinheiro da equipe. E preparou um belo churrasco, o deslocamento era mínimo e dava tempo de passar num bom açougue pra comprar carne.

O chefe de equipe estava fazendo apoio de largada, longe do acampamento. Mas, pelo rádio, passou a ordem: "Capixaba, eu tô com vontade de comer linguiça. Você pode dar até picanha pro pessoal, mas deixa a linguiça pra mim".

Mas a linguiça já estava assando. Sobrou só um cordão, que ele guardou separado, afinal, chefe é chefe, as coisas já estão tensas, e desagradar o chefe não é uma boa. Capixaba é engraçado, mas bobo ele não é não. Tiraram sarro da preferência do chefe pela linguiça, mas tocaram a vida.

No final da tarde, todo mundo de bucho cheio, esperando o carro de corrida chegar para entrar no serviço. E novo rádio do chefe: "Capixaba, tô chegando, morrendo de fome. Não parei pra comer em lugar nenhum, tô indo direto praí. Sobrou um pouco pra mim?" "Claro, chefe, a sua tá separadinha, especial aqui. Tô colocando pra assar agora."

E colocou mesmo. Como todo mundo já estava de bucho cheio, não precisava se preocupar. A do chefe estava garantida, deixou assando e foi cuidar da limpeza da cozinha. Faltou combinar com o vira-lata da cidade. Enquanto limpava a pia, escutou um barulho na churrasqueira. Se virou, a tempo de ver o cordão de linguiça sumindo da grelha.

Não teve dúvida, saiu correndo acampamento afora atrás do ladrão. Alcançou, derrubou o cão, que não era pequeno, e se engalfinhou com ele. Quem viu a luta disse que pareciam dois animais brigando pelo último pedaço de carne da Terra. E no final, quando a poeira baixou, o homem ganhou.

Diante da surpresa de todo mundo, ele tirou a poeira da carne, lavou a linguiça, e colocou de volta pra assar. "Não tem nada, não, é só tirar esse gomo mordido aqui do meio, não vai dar nem pra perceber."

E foi na hora que a carne batizada ficou pronta, o chefe chegou. E foi direto no Capixaba:

- E aí, o cheiro tá bom. Cadê a linguiça?
- Tá aqui chefe, acabei de fatiar, tá até saindo fumacinha.
- Humm, mas isso aqui tá muito bom, realmente especial!
- Pois é chefe, é um temperinho que eu inventei.
- O que é?
- Ah, isso eu não posso falar, se te contar meu segredo você nunca mais me chama pra trabalhar na equipe!

E até hoje o chefe não sabe qual é o tempero que o colocaram na carne dele...