domingo, 27 de março de 2011

FEI BAJA... de novo

Esse é um furo de reportagem que o Blog dos Ze Ruela poderia dar todo ano... o resultado do Baja SAE!! Mais um final de semana em Piracicaba com muito, mas muito calor! Já fomos tantas vezes no ECPA que não dá pra saber se foi a vez mais quente, mas foi o suficiente pra torrar a galera. A FEI fez dobradinha novamente e levou o título pela sétima vez (segundo gritos dos alunos...), com a POLI USP fazendo dobradinha em terceiro e quarto. Em quinto ficou o Mangue Baja e são essas as três equipes que vão para os Estados Unidos. A EESC teve problemas no sábado e entrou no enduro com bastante desvantagem. Um dos carros ficou em quarto no enduro a três voltas do vencedor. Devem ter emplacado uma posição entre os dez primeiros. Como o Dito asfaltou o antigo circuito de terra, pela primeira vez o enduro ocorreu na parte de cima do ECPA, na região atrás do kartodromo. O pessoal fez um trabalho muito bom e a pista saiu melhor do que o esperado. Isso pode viabilizar mais alguns anos de competição em Pira, coisa que muita gente não acreditava mais.

Comentários pós GP

1- Que carro esse da Red Bull! Correram sem Kers para evitar riscos com confiabilidade e sobraram muito... Que piloto esse Vettel!

2- McLaren no melhor estilo "Keep calm and carry on" não entrou em pânico e trouxe um carro bem competitivo para Austrália.

3- Fiquei até empolgado de ver o Massa defendendo contra o Button, mas depois apagou e começou o ano tomando do Alonso de novo.

4- Ninguém acertou sobre os pneus, uma Sauber conseguiu fazer uma parada só!!! Foi impressionante!

5- Alguém notou que todos os pneus colocados nos pitstops não eram novos? Dizem nos bastidores que os pneus Pirelli não são consistentes e diferentes sets se comportam de maneiras diferentes. O que parece que os times de ponta estão fazendo: saem na sexta com o set para uma volta apenas, fazem medidas e depois separam os melhores e os piores sets para momentos específicos no final de semana. Lembro que ouvia essa história de inconsistência na Stock Car Brasil também, mas nunca achei que isso chegaria à F1!

6- Petrov andou bem e merece os créditos. Agora imagina o que o Kubica não faria!!!

7- Team Lotus teve problemas para aquecer os pneus na qualificação, ficando em média 20 graus abaixo da temperatura de operação. Na corrida o ritmo foi muito melhor e andou "junto" com Peres e Maldonado. Ainda é o décimo time, mas parece que estará na briga pelo nono lugar pelo menos...

8- Alguém quer fazer uma previsão de quantos parabéns pelo pódium da Lotus Renault eu vou receber?

9- Asa móvel ajudou só um pouquinho, quase foi uma decepção...

sábado, 26 de março de 2011

Energia Suja!

Pela primeira vez numa transmissão de TV, ouço um comentário sensato a resperito de carros elétricos. Ao contrário da maioria dos jornalistas, que apelam para o sensacionalismo, e se aproveitam da ignorância dos telespécs (e talvez das próprias) e vendem o conceito de que carros elétricos são limpos pois não emitem gases poluentes, Lito Cavalcanti disse o contrário nos treinos livres do SporTV na madrugada desta sexta-feira.
Segundo ele, o KERS é sim uma fonte limpa, por aproveitar a energia cinética da frenagem pra armazenar energia elétrica, que depois é devolvida pra acelerar o carro, diferente na energia suja da tomada, quando carregamos celulares, notebooks e carros movidos a bateria. Ponto, que inlcusive, deixou palestrantes de saia-justa, quando esse que vos escreve indagou a mesma questão numa mesa redonda de um Congresso da SAE em 1998 quando ainda éramos estudantes de engenharia...
Pois bem, a aclamada eneriga limpa promovida pela FIA caiu por terra hoje, quando Fabio Seixas (depois de James Allan) revelam que a Red Bull fez as contas e resolveu usar um start-only KERS, ou seja, um dispositivo mais leve que é usado só na largada após ter a bateria carregada nos boxes, por ser mais leve e servir apenas para protejer os pilotos de ataques naquele momento. Segundo os cálculos da equipe, o peso adicional do sistema convencional não compensa, nem mesmo na classificação, vista a vantagem técnica do seu monoposto frente a concorrência!

quinta-feira, 24 de março de 2011

É a "cloaca" da cobra

São 22h20, o site formula1.com indica, 10min para o inicio dos treinos livres na Austrália, e o glorioso SporTV2 irradia o fabuloso certame "Ituano 2 VS. Ponte Preta 0"...
Gonzo, sei que você não deve estar felilz, nem com o resultado, nem com a transmissão atrasada do treino!!!

Previsões para Austrália

Decidi colocar uns pitacos aqui sobre este final de semana, mas antes de mais nada quero deixar claro que não tenho nenhuma ambição de competir com as previsões do vidente Gonzalez. As previsões do Gonzo são as que valem!

Depois de uma longa espera finalmente chegamos à vespera do GP da Austrália. No meu horário aqui o primeiro treino livre será à 1h30 da manhã e o segundo as 5h30. Vou dormir na sala esta noite para pelo menos assistir ao segundo.

Todos sabemos que treino é treino e jogo é jogo, e isso vale para a F1. Testes para F1 significa cada um fazendo o seu, diferentes programas, equipes menores andando abaixo do peso para atrair patrocinadores e, muito importante, ninguém passando por inspeção técnica da FIA. Por incrível que pareça, a FIA não obriga as equipes a terem seus carros homologados em crash test para os testes de pré-temporada. Isso poderia render um post sobre história dos mecas, mas a história terá que ser contada pessoalmente na próxima vez que nos encontrarmos. Fato é que algumas equipes vão ter seus carros diferentes neste final de semana porque agora sim passaram no crash!

Amanhã começa o jogo, todos colocando seus carros no limite, decidindo estratégias buscando novos ajustes. A partir de amanhã teremos noções sobre os carros que desgastam mais os pneus, que têm o melhor Kers e os pilotos com mais massa encefálica para lidar com todos os botões do volante e pilotar o carro ao mesmo tempo.

No domingo teremos uma corrida que vai ser muito diferente do que foi nos últimos anos. Em primeiro lugar teremos a asa móvel e ninguém sabe ainda ao certo o quão mais fácil vai ser ultrapassar com ela. Esperemos que ela torne as ultrapassagens apenas um pouco mais fácil, mas logicamente haverá um risco de elas se tornarem ridiculamente fácil.

E o segundo parâmetro de muita importância serão os pneus. O desgaste dos pneus é espetacularmente brutal. O pneu mole dura 5-7 voltas e os pilotos terão que parar após essas voltas porque o carro vai ficar 2 a 4 segundos mais lento a partir desta janela. Os pneus duros se comportam consistentemente por aproximadamente 10-13 voltas, e aí caem de forma parecida. Isso vai tornar a corrida uma zona: 20s de parada no box ou 10 voltas perdendo 2? Eu tenho um receio de que a situação dos pneus vai transformar a F1 em Indy com bandeira amarela: o cara tá em terceiro e aí você vai buscar um café e quando volta o cara está em sétimo! No final o melhor ainda vai ganhar o campeonato, mas acho que vai ser bem mais difícil acompanhar o desenrolar da corrida.

Carros equilibrados como Ferrari e pilotos como Button e Barricas devem levar vantagem fazendo seus pneus irem um pouco alem, especialmente no caso do Button que vai ser comparado ao Hamilton e esse vai fazer seus pneus acabarem antes do que a média.

E por último, para aqueles que têm Facebook, por favor aceitem o convite que eu mandei há alguns dias para o Fantazy F1. Cada um monta seu time e ganha pontos de acordo com as posições da equipe/pilotos no GP. Eu criei a liga Ze Ruela para nós competirmos!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Formula Vee

no blog do Flavio Gomes, achei um post sobre o renascimento da F-Vee no Brasil.

segue video curto mostrando o #01



e link pro blog oficial com regulamento: http://formulaveebrazil.blogspot.com/2010_11_01_archive.html

Parece que um carro sai pela faixa de R$15mil a R$30! E ai? vamos montar uma equipe mão na grade?

Team Lotus Notes

Só pra fazer de conta que eu contribuo com este blog de vez em quando, segue o link para o Team Lotus Notes com o preview para o GP da Austrália. Vejam que os Pilottons do Bruno Mantovani foram publicados...

LINK

domingo, 20 de março de 2011

Brincando de video game

Hoje saiu a notícia de que Vettel está muito preocupado com a segurança dos pilotos em 2011 devido ao grande número de funções que o volante carrega. A novidade é que a GPDA fala até em greve se o assunto não for tratado de forma adequada. Ele comparou a pilotagem atual como andar no carro falando ao celular.

Antes de comentar qualquer coisa, vamos comparar. Nas fotos abaixo, o volante de 1991 e o de 2011. Em 20 anos, realmente o volante ganhou alguns botões.


Na época em que Senna andava com o primeiro volante ainda existia câmbio manual, mas apesar de tirar a mão do volante, não trava os olhos da pista. No volante, acho que o único botão era do radio. Os anos foram passando e novas funções aparecendo. Introduziram os mecanismos para alterar distribuição de frenagem, diferencial e o volante foi insfestado de botões. Hoje deve ser quase impossível acertar o botão correto sem ao menos dar uma olhada no volante. Isso é o que pensa um cara que jogava Atari 20 anos e não evoluiu. Na minha época o controle do video game tinha uma haste e um botão. Hoje o controle do PS3 tem 234 botões, alavancas, hastes, lança-chamas e o Bola acerta todos, sem tirar os olhos da TV. O Bola é o Barrichello dos video games, viveu duas gerações e ainda se mostra competitivo!!

Voltando aos pilotos, a chiadeira na verdade é pelo momento em que as coisas vão ocorrer. Na hora da ultrapassagem o piloto tem que acionar Kers, acionar asa, decidir que lado vai atacar e não perder o ponto de frenagem. É um momento crítico, o problema nem é acionar botões, mas a quantidade de variáveis em tão pouco tempo. A turma já deve ter observado isso durante os treinos, mas só vão ter a real noção em corrida, na hora da briga de verdade. Depois da Australia veremos.

sábado, 19 de março de 2011

Scarry Shumy - Pneus

O shumi está meio assustado! Não, ele não é homofóbico, ele só está pensando que, diferente da bandeira flamulante sob a luz do sol, os pneus da F1 que giram a cerca de 83,5rd/s o que pode embolar tudo e virar um borrão preto ...


... ja não testaram antes essa história de botar a cor do lado do pneu?!

domingo, 13 de março de 2011

Histórias dos Meca (6)

Mais um ganchinho, e da stock também. Houve um grave acidente no ECPA na pré temporada deste ano. Resultado, uma clavícula quebrada (tira do ombro do cinto mal ajustada?), e um carro praticamente destruído.

Ao que parece, se houve falha do freio, o piloto teria todas as chances de deixar o carro escorregar pela área de escape da pista de arrancada, e parar batendo na barreira de pneus. Mas os mecas contam que na área de escape, NO FINAL DA RETA, havia 2 fotógrafos/cinegrafistas. O piloto teve que desviar, e bateu no barranco, e voou.

Se isso é verdade, eu não sei. O que eles me disseram (mais de um meca me falou) é que não se deve nunca cumprimentar o pai desse piloto dando a mão. É que ele, propositadamente, vai no banheiro e não lava a mão. Só pra cumprimentar as pessoas depois, e rir sozinho da molecagem.

Que coisa feia... Ok, post meio inútil e nojento, mas só pra vocês verem que as sacanagens no esporte acontecem, e muito. Mais com uns que com outros, mas sempre acontecem.

Histórias dos Meca (5)

Bom, acabo ler a notícia que Robert Kubica vai ter que operar o cotovelo novamente, na sua maratona de recuperação. Que volte logo, e melhor que antes. Mas eu queria aproveitar o gancho das críticas por um piloto de F1 se arriscar em outras categorias, ou até outros esportes.

O problema é que não tem como parar os caras. Não tem jeito. Você pode colocá-los em um simulador 8 horas por dia, trancar os caras numa academia enquanto não estiverem nas pistas, e mesmo assim eles vão procurar emoções fora.

O problema é que a gente só sabe quando dá m... Como por exemplo, a corrida de bicicleta do Webber, a "partida de tênis" do Montoya, o rali do Kubica... E não é moda nova, não; Senna teve um rompimento parcial de tímpano em um tombo de jet ski, Pironi fazia suas estripulias na motonáutica, e James Hunt... era James Hunt.

Todos eles aprontam. Só que não sabemos. Por exemplo, existia na época um piloto brasileiro que era piloto 1B numa equipe italiana de F1. Isso foi na época de Stock Car Brasil com aqueles Vectras. E tinha um teste livre em Interlagos. Pois bem, certo piloto vestiu o macacão e o capacete do piloto titular do stock car, e se mandou pra pista. Deu poucas, voltas é verdade (uma meia dúzia, segundo o meca) mas mandaram parar imediatamente: com aquelas poucas voltas, ele já tinha batido em 2 segundos (!!!) o recorde do piloto titular do carro!!!

Pra não levantar suspeitas, chamaram esse piloto de volta aos boxes, baixaram as portas, e ficaram quietinhos. Tá certo, o piloto titular do stock não era tão bom assim, mas a versão oficial é que o motor estava "batizado". O piloto de F1 deu várias dicas sobre a pista, e principalmente sobre o carro, e pelo que o meca falou, melhoraram muito. Mas nunca o piloto titular conseguiu virar o mesmo tempo do outro.

Piloto de F1 é mesmo gente de outro planeta. Mas quando resolvem aprontar, são tão moleques quanto um garoto de 14 anos.

sábado, 12 de março de 2011

O que teria acontecido hoje cedo?

Hoje cedo teriamos assistido ao primeiro treino oficial da F-1 se os conflitos no Bahrein não tivessem adiado a prova. O que teriamos assistido? Um treino empolgante ou monótono? O medo de uma temporada massacrante de alguma equipe? Aqui vai minha opinião (conhecido como chute) baseado em tudo que vi dos treinos de pré-temporada e pelos comentários do CT.

Vettel seria o pole, com Webber ao seu lado. Alonso em terceiro, Massa em quarto. Aliás, acho que a maioria espera esse mesmo resultado na Australia. A Red Bull parece realmente à frente de todos, só espero que não seja muito. A Ferrari vai como segunda força. Depois é uma grande incógnita, mas vamos lá:

1 - Vettel
2 - Webber
3 - Alonso
4 - Massa
5 - Rosberg
6 - Hamilton
7 - Button
8 - Schumacher
9 - Heidfeld
10 - Barrichello
11 - Kobayashi
12 - Petrov
13 - Alguersuari
14 - Maldonado
15 - Sutil
16 - Buemi
17 - Sergio Perez
18 - Kovalainen
19 - Paul Di Resta
20 - Trulli
21 - Glock
22 - D'Ambrosio

A Hispania nem treinaria. E acho que na Australia vai caindo aos pedaços. Não estarão no grid.

A corrida vai ser interessante, não pelo Kers ou pelas asas móveis. Mas a degradação dos pneus será tão grande que as primeiras corridas serão uma verdadeira loteria. Não vejo muita esperança para as equipes médias chegarem nos primeiros, mas a mudança de posições por conta dos pits e desgaste de pneus vai dar uma confusão danada. O público e Bernie vão adorar, as corridas serão bem dinâmicas. Os pilotos e equipes vão bombardear, porque esse desgaste acentuado não permite definir uma estratégia, a coisa vira meio loteria. Um ponto que pode ser negativo com esse monte de pit stops é a redução das ultrapassagens em pista. Que piloto vai arriscar uma ultrapassagem sabendo que em 10 voltas o cara da frente vai parar? Minha expectativa é grandes trocas de posição, mas poucas delas ocorrendo na pista mesmo, a maioria será nos boxes.

McLaren Beluga

Os posts do Schumi são os melhores...

Esse cucuruto da Mclaren me lembrou o aviãozinho abaixo... a gente falava que era o EMB-145 "grávido". Com certeza esse cucuruto tem uma função bem diferente do que a McLaren espera...

quarta-feira, 9 de março de 2011

Scarry Shumi - Beluga

O novo nariz da McLaren mereceu um scarry shumi! Um só não, dois...



Alguém (engenheiro de CFD) tem alguma explicação plausível pra isso, considerando o arrasto adicional dos 4 "estais"!?

E pra fechar...

sábado, 5 de março de 2011

Lançamentos 2011 - Parte II

Demorou mas estou de volta! Vamos lá à segunda parte dos meus comentários sobre os carros:

- McLaren: os carros prateados resolveram atrasar o lançamento de seu carro para o segundo teste e apesar de parecer não estar no mesmo nível de Ferrari e Red Bull, uma semana a menos de teste com o novo carro faz bastante diferença na adaptação e eu não ficaria surpreso se eles estiverem bem mais próximos já semana que vem. O carro é visualmente revolucionário devido ao formato dos sidepods. A idéia é simples de entender e o objetivo é conseguir ar mais "limpo" na região traseira inferior. A engenharia aplicada ali, no entanto, não é simples porque os critérios de crash test lateral são bem rígidos e este conceito provavelmente exigiu muito desenvolvimento na área estrutural. Eles tem também uma saída dos exaustores não convencional, mas pra ser sincero eu ainda não entendi como funciona e então prefiro não comentar...

- Mercedes: a equipe ainda não veio com tudo e o Ross Brawn declarou essa semana que esta esperando 1s com os updates para Barcelona semana que vem. A parte frontal do carro deles foge um pouco dos conceitos utilizados pelas outras equipes e tem um bico mais longo, largo e fino. O provável benefício deste conceito será um escoamento com mais energia no assoalho dianteiro (embaixo da bunda do piloto). A asa dianteira também foge um pouco, a maioria das equipes têm as extremidades bem carregadas (a Red Bull é extrema nisso) e a região central bem pouco carregada. A Mercedes tem uma asa com uma distribuição de carga mais uniforme das extremidades até o centro. É muito difícil, no entanto, analisar o que é melhor e o que é pior porque o conceito na dianteira trabalha em conjunto com o assoalho frontal e difusor...

- Toro Rosso: na minha opinião será a grande surpresa do ano. O carro tem um conceito muito interessante dos side pods, os quais são elevados e "flutuam" sobre o assoalho. Novamente o conceito aerodinâmico é simples: mais ar e ar mais limpo na traseira. Mas a engenharia colocado ali com crash test e sistema de arrefecimento deve ter sido imensa. Parece que investiram também muito tempo desenvolvendo o difusor e eles têm sem dúvida o difusor mais complexo do grid neste início. Eu não ficaria surpreso de vê-los neste início brigando com Renault, Mercedes e Williams (e talvez McLaren)! O ritmo de desenvolvimento dos times grandes deve deixá-los mais para trás ao longo do ano...

- Force India: parece ser o pior dos times "estabelecidos"! Não tenho muito a dizer, apenas que espero ver o Team Lotus na frente deles...

- Sauber: o carro parece ser bem nascido, mas não tão rápido quanto Toro Rosso. Devem ter as suas performances brilhantes nas mãos do Japonês.

- Williams: vieram com uma transmissão totalmente inovadora novamente com o objetivo de favorecer o escoamento na traseira. Tiveram também uma interpretação diferente da regra quanto à quantidade de carenagem na traseira. No entanto o ângulo em que os semi-eixos do carro trabalham na traseira é assustador... Por hora alguns problemas de confiabilidade estão matando o desenvolvimento na pré-temporada e eles devem estar apenas no pelotão intermediário.

- Virgin: Nada extraordinário no carro e nenhuma performance extraordinária na pista. Novamente não tenho muito a dizer, apenas que continuem atrás do Team Lotus.

Hispania: carro?

quarta-feira, 2 de março de 2011

Do baú do Gonzo

Estou me desfazendo de umas tranqueiras velhas de corrida, revistas antigas, essas coisas. No meio delas, achei umas relíquias que vou pingando aqui quando der.

Provavelmente nem todos vocês sabem, mas eu já fui penetra no GP Brasil. Isso foi entre 1992 e 1995. A minha especialidade era invadir a pista a partir do setor G, assistir as últimas voltas do dia na pista, e terminar nos boxes. Já rendeu algumas aventuras, como andar no Safety car, maluquices que eu vou contar algum dia aqui.

Mas por enquanto fiquem com esses dois arquivos aqui. É o seguinte, naquela época a internet não tinha nem saído do ambiente universitário, e a F1 já tinha as suas frescuras de tornar os pilotos pessoas inacessíveis. Então cada equipe emitia o seu press-release, com declarações dos pilotos e chefe de equipe, contando uma historinha da corrida, ou da sessão de treino.
Este é da Ferrari. Eu perdi a versão em inglês, mas o italiano dá pra entender. Basicamente, Berger em terceiro, Alesi em quinto (quando esse garoto arrumar essa dor no braço esquerdo, ele vai estourar nas pistas), e uma declaação do Jean Todt.
E a gente que achava que os nossos jornalistas entrevistavam todos esses pilotos ao final de cada prova... Muitas das vezes, as declarações que apareciam no jornal eram uma transcrição exata dos press releases...
O próximo documento é da FIA. É a lista de pesos, que os narradores e comentaristas usavam nas transmissões. Em 1995, pelo que eu lembro, o piloto era pesado na sexta feira e o peso (com capacete e macacão) valia pro final de semana inteiro. Então só o carro era pesado no final da corrida e o conjunto que devia atingir o peso mínimo era o carro mais o valor desta lista. Pararam com isso porque aconteciam milagres de perda de peso da manhã de sexta pra primeira classificação à tarde. Hoje os pilotos são pesados depois de cada sessão oficial, então não faz mais sentido fazer esses "regimes milagrosos".
Dá pra se ter uma ideia de como esses caras são pequenos. Se você descontar os 4 kg de equipamento de segurança, vai ver que eles são bem leves (e portanto, pequenos).
E uma curiosidade: apesar de estar na sala de imprensa como um documento oficial, este papel não vale nada para a FIA: Ele não tem a assinatura de pelo menos 2 comissários desportivos nomeados para o evento. Sem isso, o documento pode ser contestado e perde a validade. Com certeza na hora de fechar a pasta do evento, o Diretor de Prova (Montagner) teve que correr atrás dos caras pra assinar essa papelada toda. Coooxa!