sábado, 31 de julho de 2010

A corrida mais chata do mundo!

A Hungria é a pior corrida do campeonato. Sempre foi, sempre será. Um dos membros deste blog já carimbou que essa corrida só se mantem porque em Budapeste existem os melhores prostíbulos da Europa (notícias gente, ele nunca foi a Budapeste). E amanhã existe potencial de ser a pior da história.

Nunca o resultado de um treino representa tanto o que será o resultado final da prova. Qualquer coisa que não seja Vettel, Webber e Alonso no final da prova pode ser considerado zebra.

O piloto da Red Bull que fechar a primeira curva leva pois nessa altura ninguém vai vai jogar 43 pontos no lixo e a chance de colar ou mesmo passar Hamilton e Button. Como Vettel larga no limpo e já largou mal nas duas últimas... Alonso e Massa nem precisa falar...



Vou cravar o resultado dessa prova: a Red Bull faz dobradinha com o terceiro colocado uma volta atrás. E se fizer um solzão vai ser difícil trocar o Ibirapuera pela prova...

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Um livro num post

PRÓLOGO

Que coisa, um post que pensei em escrever neste blog há muito tempo iria me tornar profeta, mas por preguiça não escrevi, e perdi a chance. Ainda não vi os comentários aqui, não sei o que vocês pensam, mas vou desembuchar. Pra mim a coisa de ontem foi normal.

Eu ia escrever semanas atrás que se a Ferrari já teria colocado Alonso ao status de primeiro piloto no Canadá. Na época, a distância de pontos, e principalmente, a qualidade da pilotagem, tornavam óbvia a escolha. Talvez, e aqui estou especulando, a renovação de Massa estivesse condicionada a esta posição de segundo piloto. Isso não sei. Mas o fato é que se alguém na Ferrari tinha alguma (mínima, é verdade) chance de disputar o campeonato com este carro manco, é Fernando Alonso.

Largada (Mark Thompson - Getty Images)


ERA UMA VEZ...

Então chegamos a Hockemheim. Estranhamente, as Ferrari são bons carros, o pneu ultramacio funciona para Felipe, e melhor para Alonso. Velocidade por velocidade, Alonso empatou com Vettel na pole. Então eram rápidos. Na corrida, Alonso parou antes, e ele sabidamente desgasta menos pneu. Massa ia fazer uma volta a mais, com o pneu “na lona”. Isto estava programado. Ou seja, a escolha de piloto favorecido já havia sido feita, antes da largada.

“Ah, mas isso é porque escolheram a estratégia baseados no grid. Ninguém poderia imaginar que o Felipe ia cruzar a primeira volta na frente.” OK, então poderiam ter invertido a ordem de parada. Mas não inverteram, e muito menos “erraram” na troca de Massa para ele voltar atrás do Alonso. Ainda não dava. A corrida ainda estava no começo. Segurar a segunda Ferrari no box poderia significar que ele ia voltar atrás de Vettel, perdendo a dobradinha. E pior, se Alonso tem algum problema, a Ferrari ia dar a corrida de graça pra Red Bull.

Depois a corrida acomodou, os parâmetros de consumo de pneu, freio, as temperaturas estavam em ordem, a corrida controlada. Aí veio a ordem. E o resto é isso mesmo.


NO MEIO DISSO TUDO....

Agora, vou comentar uma coisa que eu não vi em lugar nenhum. É o seguinte, o engenheiro de cada piloto funciona como se fosse um navegador de piloto de rally. É o engenheiro que verifica o tráfego, marca o ritmo, verifica os parâmetros do motor, igual o navegador. Então, quando um piloto ganha, o engenheiro ganha junto. Assim como no rally, se forma uma relação de confiança. E é comum um engenheiro subir de categoria junto com um piloto, até chegar na F1.

Felipe Massa e Rob Smedley sabiam da escolha por Alonso. Mas não esperavam a ordem. Melhor, esperavam, mas tinham a esperança de que ela não viria. O que eu entendi na voz do engenheiro falando para o piloto, foi uma revolta. Falar alto e claro, daquela forma, sabendo que a transmissão seria divulgada, foi o seu ato de rebeldia. Foi Rob Smedley quem apostou em Massa, na recuperação do acidente. Foi ele quem trabalhou duramente com Felipe para aprenderem juntos como aquecer os pneus neste carro. E estava dando certo, finalmente. A vitória estava sendo tirada dele também. Foi Smedley quem jogou no ventilador. A melancolia do “sorry” depois da manobra reforça esta minha impressão.

Rob Smedley e Felipe Massa (Não achei o autor da foto... Sorry...)

FINALMENTES

Depois da quadriculada, aí, sim, um show de horror. A desfaçatez de Fernando Alonso ao perguntar sobre o problema de câmbio da outra Ferrari passa os limites do cinismo. Aliás, o “ridículo” durante a corrida também é uma marca da escolha da equipe. Como ele está me fechando a porta, sabendo que sou eu que vou ganhar a corrida? Por mim, a carta já estava marcada ali. E se a estratégia da Ferrari era aquela, talvez fosse a melhor oportunidade para a troca de posições, mas Felipe não queria sair de Hockemheim com a cara de derrotado.

Voltando a Alonso, o rádio, mais a alegria comemorada no pódio, isso sim é ridículo. É uma tentativa tosca de repetir o “eu não sabia” de Cingapura. Ah, cara, me chama de burro, mas não faz isso comigo, Alonsito...

Massa não tinha o que dizer. Fez o que fez, todo mundo viu. A cara de bravo era por causa do espírito combativo, que havia lhe sido capado. Não lhe deram a chance de brigar pela vitória.

Perdedor e perdedor no pódio. (Andrew Hone - Getty Images)

E SE...

Escrevi um tempo atrás que às vezes, ÀS VEZES, é melhor deixar passar e seguir a sua corrida. Ontem parece ter sido o caso. SE Massa brigasse com Alonso, ou um acidente ia acabar com a dobradinha, ou o traçado defensivo de Massa iria permitir a aproximação de Vettel. Sebastian não atacou porque não viu a oportunidade, mas se as Ferrari ficassem duelando nesta pista apertada e sinuosa, usando todo um leque de manobras para se defender, iam se atrasar. Vettel viria pra cima, e chegaria na dupla.

Além disso, o pneu duro andando no sujo, e andando no vácuo, pela proximidade, iria formar o graining. Alonso seria uma presa fácil pra Red Bull, e a dobradinha ia pro vinagre. Não vi os tempos de volta, mas minhas contas apontam para algo assim.


MORAL DA HISTÓRIA

Não vai dar em nada. A regra é mal escrita, muito subjetivo, o Conselho vai se reunir em setembro ou outubro, até lá o campeonato já está praticamente decidido e não vai adiantar mudar nada. Talvez até a multa seja suspensa. Mesmo que seja mantida, com certeza os pontos que a Ferrari ganhou nesta corrida dão muito mais dinheiro, na hora de dividir o bolo no final do ano.

Massa saiu manchado? Saiu, muito mais no Brasil, virou o novo Barrichello. No resto do mundo, foi parte de uma armação. Ainda é cedo pra prever as conseqüências, mas ele não tinha escolha. Era isso ou um corte no contrato do ano que vem, ou um 2011 infernal. Todo mundo lembra que ele já fez isso por Kimi, com a promessa de disputar o título no ano seguinte, coisa que se realizou. Pode ser que ele volte com tudo ano que vem.

Em Interlagos 2007 ninguém falou nada do "erro" no pit stop. E o que tem de diferente lá e agora? Pode ser que estes 7 pontos façam falta no final do ano. Se Alonso vencer Vettel por 5 pontos em Abu Dhabi, a Ferrari vai dar risada da nossa ignorância. Sinceramente, acho que o carro na Hungria volta a andar atrás, e em Interlagos a Ferrari já estará fora do título. Mas quero errar.

Rubinho pela primeira vez foi discreto, não alfinetou Schumacher, nem a Ferrari, nenhuma declaração maldada ou impensada (pelo menos não vi até agora). Parece que finalmente aprendeu que em boca fechada não entra mosquito. Ponto para ele. Michael falou uma verdade: Só não poderia ser tão explícito. Mas aí a Ferrari não contava com a revolta de Smedley, de escancarar tudo daquela forma.

Corre, que o bicho papão Vettel vem aí! (Andrew Hone - Getty Images)


EPÍLOGO

Alonso é um hipócrita. E faz a sobrancelha, negando a nossa característica espanhola. Mas todo campeão tem o seu lado de sujo, joga com todas as cartas escondidas na manga que tem. Não devia, mas é assim. Felipe tem que se explicar para a esposa e filhos, não pra mim, muito menos pelo Brasil “que acorda cedo no domingo pra torcer pra ele”.

A Fórmula 1 se mancha, mas daqui a alguns anos vai virar só mais um episódio, como foi Cingapura ou Áustria. O esporte puro se foi faz tempo. Os tempos são outros, nesta época do politicamente correto. Acreditar romanticamente que o seu companheiro de equipe é seu primeiro inimigo já foi. Hoje, acima do seu inimigo, tem o seu patrão de contrato com multas na mão, a coisa é diferente.

Eu acho normal o Alexandre Vinokourov se matar nas montanhas para dar a vitória no Tour para o Alberto Contador. O ciclismo há muito tempo é assim. Ver Felipe abrir para Fernando me soa estranho, eu não gosto, mas é assim que é agora. Então, quem goste que continue. Eu vou continuar, como sempre só pra dentro da linha vermelha. O que eu gosto são pessoas tirando o máximo de máquinas e de si mesmas, procurando vencer barreiras impossíveis. Pilotos fazendo curvas de lado, corrigindo tangências de uma forma incrível, uma obra de arte, em busca de milésimos.

A superação ainda existe na F1, e por isso vou continuar apreciando as corridas. Só me incomoda que a arte não possa ser executada a pleno.

domingo, 25 de julho de 2010

Mas afinal, o que aconteceu hoje cedo?

Nada melhor do que refletir sobre as coisas antes de sair atirando para todos os lados. Depois que o GP da Alemanha acabou, a sensação era de revolta e busca por justiça. Os repórteres caçaram Massa, Rob Smedley e Alonso, era hora de crucificar esses malditos.

Os sites brasileiros atacam Massa de todas as formas, tornou-se o novo Barrichello, o segundo piloto, o subserviente, piloto que traiu a confiança do povo. Eddie Jordan e Niki Lauda chamaram o episódio de vergonha. David Coulthard chama todos de hipócritas, porque é ridículo acabar com as ordens de equipe. Tive a curiosidade de olhar alguns sites italianos e espanhóis. Para eles o que importa é que Alonso e a Ferrari venceram e não entendem muito bem porque todo esse escândalo.

Mas e ai, o que aconteceu hoje cedo? Foi Sacanagem? Imundice? Roubo? Anti-ético? Vou tentar resumir o que eu acho.

Ordens de equipe sempre existiram e vão existir. Só acabarão se a equipe tiver apenas um carro porque ninguém em sã consciência vai permitir que seus dois pilotos se prejudiquem. Ah, então o que aconteceu hoje é permitido? Por mais triste que seja, é. Tudo depende da política da equipe e seus pilotos. Me parece muito claro que o caso de hoje era previsto na Ferrari. Então o Massa é realmente o segundo piloto? Não exatamente, ele "está" segundo piloto porque chegamos na metade da temporada e ele não tem mais chances de vencer o campeonato ao passo que Alonso ainda tem chances e tem sido bem mais rápido e consistente nas provas.

A mídia e o povo brasileiro vão cair matando porque a Ferrari sacaneou o piloto brasileiro. Mandita seja a sensação de perseguição e inferioridade do nosso povo. Se Barrichello e Massa passaram por essa situação é porque não foram rápidos o suficiente para estar à frente de seus companheiros de equipe e se colocaram na posição de segundo piloto. Ah, mas se fosse Senna ou Piquet isso nunca aconteceria, eles eram o orgulho do país. Orgulho muitas vezes tão sujo quanto já foram Schumacher, Prost, Alonso, Fangio e outros.

Tentei olhar a coisa toda pelo lado da Ferrari. Temos um carro que melhorou para a segunda metade do campeonato. Estamos em condição de lutar com McLaren e Red Bull. Alonso ainda tem chances de lutar pelo campeonato. Massa não tem mais chances. É a velha história, e se Alonso perder o campeonato por causa de 7 pontos? Sacanagem seria se os dois estivessem em condições de lutar pelo campeonato. Ai sim Massa teria todo direito de reclamar.

Outra coisa, quantas vezes um piloto dá passagem ao companheiro de equipe porque está andando mais rápido? Talvez as pessoas não se lembrem mas isso era muito comum na época dos reabastecimentos, em que dois pilotos da mesma equipe se encontravam na pista com estratégias diferentes. Isso era normal e ninguém nunca reclamou. E se fosse a última corrida do campeonato? Dai tudo bem né, seria burrice não trocar de posição. Imagino como o torcedor de Stirling Moss adorava quando Fangio quebrava seu carro, ele parava o companheiro de equipe, trocava de carro e fazia seus pontos. Foi pentacampeão dessa forma. Era justo? Era sacanagem com Moss, que por isso eterno vice? Sei lá, mas isso era aceito.

Olhando pelo lado dos espanhóis. Para eles seria burrice Massa ganhar porque Alonso perderia pontos importantes na luta do título. Então os espanhois são a favor das ordens de equipe? Toda vez que elas forem a seu favor sim, assim como brasileiros adoravam quando Berger dava passagem para Senna. Se Alonso desse passagem para Massa o brasileiro acharia lindo, a supremacia do piloto brasileiro... enquanto os espanhois, irritados, gritariam contra as ordens da equipe. Pura bairrismo.

Minha conclusão nessa história é que foi mais um dia muito triste para a F-1 porque acordamos para ver uma corrida onde o piloto mais rápido com o carro mais rápido deveria vencer, dentro de todas as imprevisibilidades de uma corrida. Isso aconteceu, mas infelizmente o resultado foi afetado por algo que irrita as pessoas, a sensação de que fomos todos enganados.

Ao final da prova queria muito que Alonso e Massa fossem desclassificados. Quer saber? Agora acho que nem punição cabe, nem multa em dinheiro, porque se essa mesma manobra ocorresse na luta pelo sexto lugar, ninguém tava falando nada. Massa aceitou as ordens? Sim, porque ele é profissional, assinou um contrato que fala para o piloto sem condições de lutar pelo título dar passagem ao colega. Por incompetência dele mesmo está fora da luta e teve que se submeter a isso. Isso é passível de punição? Não, isso é triste porque assistimos a corrida para ver disputas, mas existem interesses que não serão desprezados.

A punição sobre a Ferrari deve vir dos torcedores. A FIA deveria abrir a comunicação das equipes para o público, como já se faz na Nascar. Que todos saibam o que acontece e tirem suas próprias conclusões. Se acharem que não vale mais a pena porque tudo é manipulado, que seja, vamos passear no parque até porque o domingo tava bem bonito. Da minha parte chega de comprar bugigangas da Ferrari. Minha torcida será por Hamilton ou Button e aquela maldita bandeira da Ferrari que o Gonzo tem não entra no Setor G. Fora isso, não tem muito que fazer, de forma mais ou menos escancarada, vai acontecer novamente.

Parabéns Batman!!

Existem muitos veículos de comunicação que trabalham com Formula 1, com repórteres espalhados pelo mundo, correndo atrás de novidades todos os dias. Mas duvido que qualquer uma dessas empresas tenha um correspondente tão bem localizado quanto o Blog dos Zé Ruela.

Parabéns CT pelo seu aniversário! (que pelas minhas notas foi ontem...)

Aqui vai uma homenagem aos bons tempos de Batman!

Conceitos Alemanha

Não se enganem... o que aconteceu hoje foi idêntico ao que aconteceu na Austria em 2002. Triste para todos, para nós brasileiros, para os torcedores do mundo inteiro e para o esporte. A graça de tudo está na imprevisibilidade, em você achar uma coisa mas acontecer outra porque um carro quebra, porque chove, porque um piloto está inspirado. Ordens de equipe acabam com isso, dá a sensação de que tudo está arranjado. É como assistir futebol com juiz comprado. Você sem sente um idiota.

Ordens de equipe vão existir, faz parte. Raikkonen é campeão do mundo por uma ordem de equipe e ninguém reclamou ou achou um absurdo. O que não dá pra entender são coisas como hoje. E não quero entender, já sofri muito em 2002, passei muita raiva. Então que se dane. Que se dane a Ferrari que é a única que faz isso. Que leve uma baita punição hoje em respeito a todos, não por causa de Massa. Que a FIA faça tudo que disse em 2002 caso isso acontecesse novamente.

Agora Massa tem duas coisas a fazer. Ficar quieto e aceitar "pela equipe" como ele disse na entrevista coletiva. Ou mandar tudo pro inferno como Webber fez dias atrás. Todo brasileiro espera que ele grite, reclame, coloque a boca no trombone, pegue o capacete e vá correr pela Hispania se for o caso. Mas acho que não. Na Austrália Alonso era muito mais rápido que Massa mas por uma condição de pista ficou a prova inteira atrás dele, porque não disseram pra ele passar? E porque fizeram isso hoje? Lembrem-se que: 1) Massa renovou contrato dias atrás, até o final de 2012; 2) Alonso chamou a briga deles de ridícula; 3) A frase para permitir a troca de posições já estava decorada. 4) Massa estava com cara de bobo na coletiva, e deu uma de idiota dizendo que nada aconteceu. Paciência galera, também não esperava isso de Massa mas ele aceitou. O que aconteceu hoje já era previsto, bastava a condição de pista pedir isso. Massa deve ter torcido muito pra isso nunca acontecer.

O que Massa não tem noção é como a popularidade dele vai acabar no Brasil.

E como o Burti é bom... o cara matou tudo no primeiro rádio do Alonso.

Ah, vai pra puta que pariu!!!!

Em um ano cheio de disputas entre Webber e Vettel e entre Hamilton e Button a Ferrari mostra que é uma equipe mesquinha, que acha que vale tudo pra ganhar uns pontinhos, que se Deus quiser não vão adiantar pra nada, e o Massa mostra que é um bostinha.
Nunca mais ele vai poder falar que a situação dele é diferente da que foi a do Barrichelo.
NUNCA MAIS!!!! Nunca mais ele vai disputar mais nada. Carimbou a marca de segundo piloto na testa, por cima da cicatriz da molada. Alias antes tivesse parado de correr aquele dia pra não passar por situação tão ridicula.
É muito foda acordar cedo pra ver esta merda. Mas a culpa é da Ferrari, e da FIA que não vai fazer porra nenhuma.
A partir de hoje eu torço MUITO pra Red Bull, que me proporciona manhãs mais felizes que a de hoje...
E Gonzo, vc está proibido de levar a bandeira da Ferrari pra grade este ano...
Bando de carcamano filho da puta. Latino é foda. Os italianos são um bom exemplo de tudo que os latinos tem de pior!!!

E no final da corrida o Alonso ainda aparece perguntando o que aconteceu com o Felipe!! Se ele perdeu uma marcha! Mas é um brincalhão este espanhol. Cínico filho da puta, canastrão do caralho!!!

sábado, 24 de julho de 2010

Grandes Momentos do Esporte

Interlagos 2008, o dia que presenciamos uma das maiores provas de F-1 da história, a mais emocionante que assisti na minha vida (contando todas que vi na TV também).

Achei esse vídeo que só tem imagens onboard desse dia incrível. Tem momentos da prova que não dá pra entender direito o que estava rolando porque não tem locução nem informações escritas. O final todos conhecem. O que eu não conhecia são as cenas finais do Massa. O desconsolo dele é de doer o coração.

Espero que não seja retirado pela política maldita de exclusividade da FOM.

Como será que eles controlam??

Acaba de sair no UOL que Glock perdeu 10 posições no grid. Motivo:

"...uma com cinco posições por ter trocado a caixa de câmbio de seu Virgin e outra com mais cinco por ter mudado a relação da sétima marcha."

Caramba, como eles descobrem que a equipe trocou a relação de transmissão? Será que usam lacre na caixa? Spray? Será que as equipes entregam a Ficha de Especificação da Gaiola e a Ficha Técnica do Veículo? Será que as equipes levam a transmissão até o motorhome e trocam as engranagens escondido? Acho que o Comitê do Baja podia fazer um contato com o Charlie pra entender isso.

Treino bem interessante



Vettel esqueceu de levantar o outro dedo na foto acima, afinal foram 0,002s que o colocam com muita vantagem na corrida amanhã.

É só Vettel não repetir a péssima largada de Silverstone que vai contornar a primeira curva na frente, seguido de Massa se pegando com Alonso. Se Massa ficar à frente de Alonso vai entregar a prova à Vettel e estragar as chances de Alonso. É por isso que mesmo largando no lado sujo da pista acredito que a Ferrari vai fazer um esquema para Alonso seguir Vettel. Seria burrice deixar Massa entre os dois porque o brasileiro não tem ritmo para seguir Vettel. A briga de Massa amanhã é segurar Webber, Hamilton e Button pelo pódio.

Lógico, tudo teoria. Dai chove, quebra um carro, entra um safety car e o Barrichello repete a vitória de 10 anos atrás!

Aliás, a Willians deu um belo salto e está perto de brigar com as grandes. Imagino a cara de Ross Brawn e Schumacher vendo isso. A temporada está na metade, mas a grande decepção do ano é a Mercedes e Schumacher. Rosberg só se salvou porque está detonando o Schumy.

Na parte de trás do grid, temos que lamentar nossa equipe do coração, a Lotus. Eles não estão conseguindo chegar na STR e pra piorar tem brigado mais perto com a Virgin. Por incrível que pareça Senninha com a Hispania ficou a 3 décimos do Glock!! Nada como o medo de perder o emprego.

A vitória amanhã é de quem errar menos, mas fica entre Alonso e Vettel. Como normalmente Alonso erra menos que Vettel, meu chute vai para Fernandito

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Um dia no escritório com CT

Você queria saber como é um dia de trabalho em uma equipe de F-1? Mike Gascoyne, CT e o elemento asiático tiram todas as dúvidas pra você! É só acompanhar no vídeo do post anterior.

00:18 – CT é flagrado pelas câmeras;
00:18:236 – Os telespectadores se assustam com o tamanho da cabeça do funcionário atrás de Mike;
00:26 – “Será que o Mike vai perceber que não estou fazendo nada?”
00:28 – CT roi a primeira unha do dia;
00:39 – ROBERT!!! Olhadinha esperta... só faltou a máscara do Batman;
00:47 – O elemento asiático do lado direito adota a postura do CT e começa a roer unhas.
00:55 – CT recebe e-mail do Gonzo com perguntas sobre o atenuador de impacto do Formula;
00:58 – CT dá uma ajeitadinha básica para responder a pergunta do aluno (a ajeitadinha parece ter sido uma bufa...);
01:08 – Elemento asiático continua roendo os dedos...
01:11 – CT responde ao Gonzo, humilhando o aluno;
01:25 – Que piada!!! O que são esses soquinhos do mecânico?? Esse nunca trocou um pneu na vida, foi chamado só pra fazer o vídeo!!!
01:33 – CT consulta a página do UOL;
01:47 – CT abandona o estado de hibernação e tira ramela dos olhos;
01:49 – CT come a ramela;
01:53 – CT roi as unhas pra disfarçar... mas é tarde... todos viram ele comeu a ramela;
02:15 – CT com cara de conteúdo... está no site do Estadão;
02:31 – CT recebe uma mensagem do Bola, sobre o atenuador de impacto do Formula;
02:36 – CT contrariado, prepara resposta ao gordinho;
02:47 – CT se complica com a resposta;
02:54 – CT se interessa por Wallace;
02:55 – ROBERT!!! Mike continua na minha cola
03:00 – Paul avisa CT para tirar o fone de ouvido que ta pegando mal.
03:02 – CT percebe a cagada e tira o fone de ouvido...
03:12 – Flagrado ouvindo música, CT faz cara de concentrado e manda um e-mail pro Rafa pra disfarçar;
03:18 – Mike fica puto com CT;
03:58 – CT dá os primeiros sinais de movimento após a bronca que levou de Mike;
04:01 – George passa por CT mas esse disfarça o carinho que existe entre eles;
04:07 – O míope elemento asiático, percebe que esqueceu de colocar os óculos... não está fazendo nada...
04:12 – Aproveitando o movimento de Mike, CT vira e tira um sarro do elemento asiático;
04:12 – Elemento asiático inquieto... já se ligou que vai rodar;
04:45 – CT confirma os cálculos e responde o e-mail sobre o atenuador de impacto para o Bola;
04:58 – ROBERT Strikes again!!
05:06 – CT cai na real e percebe que Mike vai demorar... precisa disfarçar mais...
05:12 – Frank passa a caminho da copa e chama CT de gatinho, mas esse faz de conta que não é com ele.
05:22 – Asian ROBERT!!!
05:29 – CT judiando das unhas...
05:45 – Johnny chama CT para comer um lanchinho na copa, mas esse faz de conta que não é com ele;
06:01 – CT em standy by;
06:40 – Elemento asiático resolve mandar mensagem para CT combinando de correr nas pastagens após o trabalho, junto dos viadinhos;
06:51 – CT recebe a mensagem do elemento asiático, mas esse faz de conta que não é com ele.
07:06 – CT dá uma secada básica em Elizabeth mas logo em seguida lembra-se que está sendo filmado;
07:08 – CT suando frio;
07:09 – CT entra em standy by;
07:58 – Mike diz que está com fome e quer acabar a entrevista;
08:12 – Scott chama CT para um lanchinho na copa, mas esse faz de conta que não é com ele (o que diabos eles levam nesse saquinho rosa???);
08:24 – O pervertido Stewart chama CT para a suruba na copa, mas esse faz de conta que não é com ele.
08:32 – CT acorda e sai do módulo standy by
08:33 – CT mando uma bufa no escritório!!
08:36 – CT olha para o lado pra disfarçar a bufa;
08:53 – CT roi as unhas... vão descobrir que fui eu...
09:11 – O inocente Sullivan é chamado para ir à copa... existem dúvidas se ele chamou o CT...
09:35 – CT abre o Blog dos Zé Ruela
09:49 – CT lê esse post e não acredita...
10:03 – CT inconformado com o que lê...
10:10 – CT retorna ao módulo standy by...
10:27 - Todos os seus amigos no Brasil se roendo de inveja.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Semana pós Silverstone

Como faz tempo que não escrevo nada aqui resolvi postar alguns vídeos que foram gravados após o GP de Silverstone aqui na Lotus.
Para começar, dois vídeos de treinamentos de Pit Stops dentro da fábrica:



E entrevistas com o Mike Gascoyne e Jarno Trulli. Reparem em um certo cabeçudo ao lado da orelha do Gascoyne! Esse é o local onde trabalho...




domingo, 18 de julho de 2010

Mais Rubens

Aproveitando o gancho do post anterior, vai um vídeo recente do Top Gear com Rubens Barrichello.
Se bobear todos vocês já viram, mas vale a pena assim mesmo.


Afinal dessa vez ele levou...

sábado, 17 de julho de 2010

300

Mais duas provas e Rubens Barrichello chegará em 300 GPs!! Será no GP da Hungria, onde a Formula 1 chegará à sua corrida de número 832. Ou seja, Barrichello terá participado de 36% de todas as corridas da história da F-1. Se correr a temporada de 2011 então, chega perto de 39%.

Só uma coisa a dizer... impressionante. O cara é muito bom. Sem estrela de campeão, mas muito, muito bom mesmo.




42 dias - E o rei voltou

Lorenzo fez a pole em Sachsenring e deve manter seu domínio na categoria, mas a atenção das câmeras ficará com o sujeito que larga na quinta colocação. Apenas 42 dias após a queda em que fraturou a perna, Valentino Rossi voltou a competir.

Quando escrevi o post sobre a queda dele (05 de Junho) tinha dúvidas sobre o nível de pilotagem dele quando voltasse. Ainda é cedo para avaliar alguma coisa, mas um sujeito cambaleando levar apenas 0,5 seg do pole parece ótimo. Acho que essa vou ter que engolir.

A torcida amanhã é para que ele fique entre os três primeiro. Pode ser a primeira vez que um piloto sobe ao pódio de muleta!



domingo, 11 de julho de 2010

Conceitos Silverstone 2010

Nada mal para o segundo piloto! Hahaha... a Red Bull vai perder esse campeonato mesmo!! Vai dar McLaren. Alonso vai xingar muito e Massa podia começar as próximas corridas do box. Que campeonato zicado da Ferrari.



Vai Holanda!!!

Quanto custa um seguro de carro para Kimi Raikkonen?

Kimi Raikkonen é um cara que faz falta na F-1. Era um porra louca, que falava o que queria e na pista andava muito.

Mas ele se encheu o saco, pegou o boné e foi se divertir no WRC. Não sei o quanto ele está se divertindo, mas a equipe com certeza tem tido muito trabalho com o processo de aprendizado do Iceman. Tá demorando pro Kimi aprender que nessa categoria não tem área de escape.

Hoje ele somou mais uma pancada. O divertido são as caras dele após as batidas. É uma figura mesmo.





sexta-feira, 9 de julho de 2010

Ajuda aos universitários

Pessoal, já faz tempo que procuro um esqueminha de contagem regressiva das corridas de F-1 pra colocar no blog, mas nunca tinha encontrado. Hoje finalmente achei, mas como sou inimigo dos RSS, XMLs, feeds, widgets e todas essas porcarias que não entendo como funcionam, não consigo incluir no blog. Será que alguém mais safo do que eu podia dar uma ajuda?

http://www.widgipedia.com/widgets/customize/warlock/Formula-1-countdown-2010__5194.html

Vai ficar show...

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Bruno Senna fora

A notícia estourou hoje à tarde, noite em Silvestone. Bruno Senna será substituido por Sakon Yamamoto no GP da Inglaterra. Mas que coisa, não durou nem uma temporada! Em lugar nenhum está claro se a mudança é somente para esta corrida ou se para o resto da temporada. Mas isso pouco importa, a verdade é que essa fumacinha já existia há várias semanas, estava meio óbvio que a cabeça do Senninha estava em risco. Mas porque?

Para ter sucesso na F-1 é preciso ser muito bom, conhecer e ter empatia com as pessoas certas e principalmente: estar no lugar certo, na hora certa. Bruno não parece ter nenhum dos atributos acima. Além de não ter se mostrado um piloto excepcional nas categorias de base, com certeza não chegou na F-1 no melhor momento e pelos melhores caminhos. Foi cotado para assumir a Brawn em 2009 e ficou a pé. Em 2010, com as novas equipes, parecia mais fácil conseguir uma vaga mas quase ficou a pé e pra não perder de vez o bonde, pulou nessa barca furada chamada Campos que mudou de nome antes do campeonato começar.

Escolher a Hispania pode ter enterrado sua carreira na F-1? Talvez, mas era um risco necessário pois se tratava da única e última chance de entrar na F-1. Podia dar certo, como podia dar errado. Mas ele chegou na porta da F-1 na hora errada e pelo caminho errado - que pode ser traduzido também como falta de um padrinho forte. Mas não vamos aposentar o pobre coitado, Massa foi mandado embora, arranjou um caminho de volta e quase foi campeão do mundo. O próprio Yamamoto arranjou um retorno.

Mas uma coisa me deixa intrigado e me faz acreditar que o retorno de Senna será complicado. Vejam na foto abaixo, que aabei de tirar do site da Hispania:

Bruno tem mais patrocinadores do que Chandhok. Bruno tem um sobrenome mais forte do que Chandhok. A disputa entre os dois tem sido equilibrada, nada comparado ao massacre do Glock sobre o Di Grassi. Porque Senna sempre foi cotado para perder a vaga mas isso nunca foi falado sobre Chandhok? Política? Dinheiro? Sei lá, mas algo me diz que Senna não era unanimidade na equipe, seja por ser antipatico, seja porque não consegue ajudar no desenvolvimento do carro ou porque é ruim mesmo e só anda na frente do Chandhok porque o carro é uma bomba e nada funciona direito. E porque Sakon Yamamoto?? O que diabos esse cara pode fazer de diferente?

Seja o que for, Bruno pode ter tido uma das carreiras mais curtas de um piloto brasileiro na F-1. E Barrichello, o impiedoso e imortal, pode ter aposentado mais um.

Os guard rails da marginal

Desde que a Formula Indy correu em São Paulo no começo do ano, tenho a feliz e inútil sensação de todos os dias atravessar a mais longa reta do campeonato. A travessia é completa, começa na ponta do Anhembi, onde uma zebra vive estranhamente no meio da rua e termina lá na entrada do Sambódromo, tudo isso pela pista local da marginal. Como no meio do caminho existe uma rua transversal que liga a marginal à Avenida Olavo Fontoura, podemos dizer de uma forma meio tosca que essa reta passa por dois quarteirões, o do Anhembi e o do Sambódromo.

Algumas semanas após a corrida, começou uma campanha para a remoção dos guard rails que haviam sido esquecidos pela prefeitura. Eu me matava de rir com os posts do Flavio Gomes revoltado que as pessoas não conseguiam atravessar a Avenida Olavo Fontoura. E todo dia que eu passava na marginal lembrava da história porque também deixaram os guard rails instalados no quarteirão do Sambódromo. Se você pensar que estamos em Julho, já renovaram o contrato para a corrida de 2011 e que ninguém deve estar interessado em atravessar a marginal, não me parecia um absurdo deixar o guard rail ali.

Bom, toda essa historinha pra contar que hoje, 08 de Julho de 2010, por volta das 21:15hs eu fiquei preso em um congestionamento no meio da pista da Indy porque um caminhão bateu com um taxi e detonou o guard rail que deveria servir para Paul Tracy e Milka Duno!! Sabios aqueles que deixaram o guard rail, caso contrário o caminhão teria derrubado as grades do sambódromo.

Quero ver se o Gomes vai publicar algo...

sábado, 3 de julho de 2010

Dankzij Dunga!!

O Brasil dançou na Copa e fez a festa dos holandeses que devem estar bebendo e fumando maconha até agora. Daqui pra frente é aproveitar o que resta da Copa e torcer por bons jogos, só lamento que na próxima terça feira não vamos trabalhar meio período. Paciência, dankzij Dunga e Felipe Mello.

Para manter o blog vivo, aqui vai uma homenagem aos holandeses e o circuito de Zandvoort.