quarta-feira, 21 de abril de 2010

Semana agitada em Londres!

Hoje foi um dia de festa aqui em Londres. Amanhã terá festa também mas por outro motivo.

O motivo da festa de hoje (quarta-feira) está em detalhes no Blog do CT e da Thais. Parabéns CT!!! Nosso amigo chegou na F-1! A partir da próxima semana vai ser alocado na Lotus e este blog passa a torcer oficialmente para Trulli e Kovalainen, a melhor dupla de pilotos guiando o melhor e mais bonito carro do grid!

A festa de amanhã??? Aniversário da Thais!! Sei lá de que jeito que os ingleses comemoram aniversário mas a gente está aqui pra garantir uma "pingaiada" bem ao estilo CAASO!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

GP da China

Atendendo ao Léo, vamos as curtas não tão curtas assim do GP da China. Esse post vai ser longo...

HAMILTON x VETTEL
Eu já falei da antipatia que tenho pelas manobras do Lewis, no limite da legalidade. Quando vi a saída de Lewis jogando o carro pra cima do Vettel, pensei: "agora pegam o garoto, e vão fazê-lo pagar pela costurada de Sepang."

O que eu lembrava, é que o Pit Lane é dividido em duas faixas de rolagem: a pista rápida, usada para tráfego e com limite de velocidade, coisa e tal. A segunda faixa é a área de trabalho. Você pode trabalhar no veículo somente nesta faixa. E os pilotos somente devem acessá-la para chegar ao seu pit e sair dessa faixa de trabalho assim que possível.

Essa regra foi criada depois do trágico final de semana de Ímola, todo mundo lembra de Senna e Ratzemberger, mas houve atropelamento nos boxes, uma Arrows se não me engano, um acidente bem grave. Então a faixa de trabalho foi criada pra proteger esse pessoal. Pra separar as duas pistas, uma faixa destacando, nos últimos anos a pintura é uma faixa azul.

Isso era o que eu lembrava. E por isso pensei que Hamilton seria punido. Mas quando apareceu a mensagem "incidente envolvendo os carros 2 e 5 será investigado depois da corrida", na hora eu pensei: "pizza!"

Pizza porque eu lembrei (lembrei de muitas coisas nessa corrida) do Nei, comissário do Rio veterano de corridas, que sempre falava assim: "jamais deixe pra resolver depois as coisas da pista. Dúvida, consulte o livro, e tome a decisão. Porque depois que a foto do pódio foi tirada, e o resultado já está nos jornais, nem mesmo você consegue mudar o resultado."

Hamilton foi ao pódio, e horas depois, o comunicado que o incidente foi considerado normal. Aí hoje eu fui atrás de reler o Regulamento Esportivo da Fórmula 1. E não achei mais nada sobre o piloto ter que deixar a faixa de trabalho assim que possível. Pode ter caído com o fima do reabastecimento. Assim, embora tendo colocado em risco a segurança de alguns mecânicos, ele não infringiu o regulamento. Mais uma manobra "pode, mas não deve"na conta dele.

Mesmo assim, a equipe é responsável por soltar o piloto em uma condição segura, e isto está previsto no Código do Automobilismo e também no Regulamento Esportivo da F1. Normalmente, um drive-through. Mas eu ficaria na multa, mesmo, já que Lewis não ganhou a posição.

Opa, esqueçam o que escrevi. Acabo de ler um comunicado dos comissários desportivos, e Hamilton e Vettel foram advertidos pela sua conduta perigosa no pit lane. Nem multa deu. Pizza, mas de mussarela.



BUTTON SOBERBO
Pilotagem precisa, simpatia, e mais do que tudo, vencedor. Mecânico gosta de piloto que ganha, não de piloto que reclama que o carro não está bom com pneu gasto. Podem ter certeza que o queridinho prata da casa Lewis está perdendo terreno rapidamente para Jenson em Woking. A foto acima mostra bem isso.

E Button está fazendo por merecer. Prova de que o título do ano passado não foi um acaso, como eu pensava ser. Ele está pilotando na altura do número um que usa.



MASSA x ALONSO
Essa eu também tinha certeza que não podia, mas antes de sair dando drive-trough eu ia ler o livrinho azul. E não ia achar nada. Como não achei mesmo. Pensava em alguma coisa sobre pisar na linha branca, mas isso não se aplica na entrada do box.
Na hora eu pensei que Alonso teria sacaneado Felipe, talvez estando eu influenciado pelo Galvão. E fiquei com essa impressão até não achar nada no Regulamento. Mas ainda vou reler com mais calma pra ver se tem alguma coisa. A sorte é que o Massa matou o assunto assim que saiu do carro, assim como a nova asa da Austrália e o motor do Bahrein. Felipe quebrando as pernas do nacionalismo da Globo. Massa 3 x 0 Globo.
Agora, Léo, na manobra a Ferrari correu um risco seríssimo. Na quinta-feira, os pneus são lacrados. Cada piloto pode usar somente os tantos jogos de pneu que foram lacrados pra ele. Se a equipe não tivesse percebido a troca que ocorreu segundos antes, os dois carros vermelhos seriam desclassificados. Mesmo sem a desclassificação, havia o risco na calibragem que cada piloto usa, por preferência pessoal, e que poderia afetar o desempenho dos dois.
A consequência da manobra foi Alonso ganhar pelo menos 6 segundos sobre Felipe, mas isso não fez muita diferença. Massa sofreu demais na chuva, me lembrando o apagão de Silverstone 2008. Massa voltou a pilotar muito bem depois daquele fiasco e deu a volta por cima. Vou esperar por isso, porque a briga na Ferrari está complicada. Todo mundo fala das quebras de Alonso, mas nas contas da FIA cada um usou 3 motores novos. Então a preferência ainda está dividida.

RED BOIS
Quem mais perdeu, de novo, foi a Red Bull. Erros de estratégia, falhas no carro, e eles estão complicando um campeonato que poderia ser fácil. O problema é que agora a McLaren está na ponta, um time mais sólido que a Ferrari neste momento. Correr atrás do prejuízo está ficando cada vez mais difícil.

CHARLIE WHITING
O meu voto de Worm of The Match vai pra ele. Ele ficou de starter, suponho que seja o diretor de prova (dois cargos que normalmente não se acumula), apareceu na TV dedando a descarada largada queimada de Alonso, e ainda provocou o momento Nascar mais esdrúxulo que eu já vi.
Soltar o Safaty car no meio da corrida, quando Rosberg tinha mais de 40 segundos de vantagem para os normais, foi uma punição a quem se arriscou a ficar com slicks na pista. Não justificava a entrada do carro de segurança naquele momento. Só porque tinha aqueles retalhos de carro na pista? As rodadas de Petrov e o passeio do Massa trouxeram mais detritos à pista que aquelas peças quebradas. Me pareceu, sim, uma manobra pra agrupar o pelotão, e trazer emoção de volta. O maior prejudicado foi Nico, porque Hamilton passou.
Mas que o esporte foi jogado de lado, isso foi. Drive -trough pro diretor de prova!


SOBE E DESCE
Pra acabar, dois opostos:
A FORCE INDIA segue em sua rotina de ascensão. Há 2 anos atrás, passar para o Q2 era milagre. Agora, passar para o Q3 é rotina. Crescimentos sólidos são assim, demoram pra aparecer, mas quando chegam no topo, demoram para cair. Podem ter os seus problemas financeiros, mas todas as equipes tem. O segredo é a administração do cara indiano que eu não sei o nome.
Dono de empresa aérea, mostrou a competência que é necessária para se levar um time de F1, coisa que o seu colega Stoddart não conseguiu com a também deficiente Minardi anos atrás.
MICHAEL SCHUMACHER com certeza começa a repensar seu contrato. Acho que na carreira toda ele não foi ultrapassado na chuva como foi nesta corrida. Sim, ainda é o problema do carro com substerço, que ele não gosta e não sabe ser rápido, problema agravado pelas condições de baixa aderência. Mas ser ultrapassado sem cerimônia por todos os moleques, foi uma coisa que me impressionou.
Mas ainda confio (pouco, mas confio) na sua capacidade de recuperação. Agora com as corridas monótonas e secas da Europa, acho que ele encontra o caminho. Mas já não sei se a vitória vem tão fácil até o final do ano.

Direto do Vulcão!!

Obrigado Gonzo por manter esse blog vivo nos últimos dias!! Voltamos para a casa do CT hoje depois de algumas aventuras (inclusive automobilísticas que contamos mais para frente). Nos próximos dias a gente coloca as coisas em ordem se o vulcão deixar.

O importante é que conseguimos assistir a corrida pela BBC... dá vontade de chorar quando lembro que a próxima etapa vou assistir com o Galvão...

Comentário de Eddie Jordan para o ocorrido entre Alonso x Massa, Vettel x Hamilton - situação de corrida.

Comentário do Rafa - situação de corrida, na próxima vez que o Massa ande melhor no molhado, saia melhor da penultima curva e não dê chance para Alonso fazer o que fez... (Massa que por sinal quase pagou o mesmo mico do Hamilton de ficar na caixa de brita na entrada dos boxes...)

Essa foi só pra dar sinal de vida e mandar um pitaco desse lance bizarro (o Leo pediu pro Gonzo mas tudo bem, cheguei chutando...) A gente volta em breve.

domingo, 18 de abril de 2010

Fórmula Truck no Rio

Preciso tirar a poeira deste blog, já que o Rafa está preso na nuvem de vulcão. Mundo curioso, esse. A gente faz avião pra atravessar uma nuvem com cristal de gelo, mas não consegue fazer avião pra encarar minério nos retentores. Por enquanto.

Mas o que eu queria falar é que estou de saco cheio do pessoal da F-Truck reclamar que todas as corridas eles tiveram que vencer a morosidade da CBA, quye fazem de pirraça, que jogam contra a categoria.

As dificuldades são as mesmas pra todas as categorias, que esbarram na burocracia da CBA, e por questões de segurança. Ainda mais na Truck.

Choradeira é de nego coxa que não sabe fazer as coisas direito.

Depois falo da F1, pra não manter o blog parado.

ATUALIZAÇÃO: Fazer as coisas correndo dá nisso. O que eu sou contra no povo da F-Truck é essa coisa de que "tentaram nos boicotar e mesmo assim fizemos". Mas a única categoria que cuida dos lugares onde corre é a F-Truck. A Itaipava pintou Interlagos de vermelho na GT3, mas não chega aos pés do que a Truck faz nas pistas que corre. Eles pegaram um Jacarepaguá com criadouros de dengue, os boxes com entulhos do Pan, grama com um metro (!?) de altura, e pintaram zebra, capinaram a grama, fizeram coisa decente.

Quem conhece Caruaru ou o Virgílio Távora, sabe o quanto esses autódromos precisam da Truck, e por isso são recebidos como heróis lá. Mas as melhorias em Interlagos não existem, pelo contrário: e se um caminhão desses acerta o muro do pit lane? É um conserto grande na pista, sem pensar nos feridos. Por isso as exigências. Não tem nada de perseguição. Chorões.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Palpite

Entrei no site do Baja Carolina, só por curiosidade. E como um bom site, com informações pertinentes sobre o evento, tem quase tudo por lá. Mas a única conclusão que eu cheguei foi:

- Com uma pista daquelas e uns tratores como aqueles, a FEI vai levar de lavada. Não vai dar nem pro cheiro, vai ser um massacre quase igual à competição nacional.


OK, passada a mensagem, vou escrever a isca BAJA SAE só pra aparecer na clipagem da Socorro. Oi, meninas da Companhia de Imprensa, tudo bem com vocês?

MotoGP 2010

Vale uma menção o início da temporada 2010 da Motovelocidade, esse final de semana no Qatar. A MotoGP continua como a F-1 das motos, continua com um grid reduzido e porque não, continua sendo dominada por Rossi, Stoner, Pedrosa e Lorenzo. A 250cc virou Moto2 e tem um grid que passa fácil dos 30 pilotos. Por fim, a categoria escola 125cc, que tem uns pilotos que sairam do velotrol e subiram na moto. Sem brincadeira, quem tiver chance de olhar a foto dos pilotos no site http://www.motogp.com/ vai entender o que estou falando.

Meu chute?? Rossi, não tem jeito. Longe de ser uma barbada, mas o cara é excepcional. Se tiver uma moto que esteja entre as melhores, ninguém pega. Se a moto estiver um pouco abaixo da concorrência, vai dar muito trabalho. Stoner, Pedrosa e Lorenzo devem acordar todo dia e perguntar... "porque chegamos na MotoGP enquanto o Rossi estava lá?" Os caras são muito bons, mas no mano a mano, sou mais Rossi.

Mas vou torcer pelo sucesso do piolhento Marco Simoncelli. Pelo amor de deus, o cara deve usar um capacete maior que do Massami pra esconder essa juba.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Lado Vazio do copo - Malasia

Lá vem aquele chato do Gonzo pra falar das coisas ruins do final de semana...
Mas duas coisas do GP da Malásia que este ex-comissário desportivo não pode deixar passar.
1 - Kubica Folgado pra caramba
Ele chegou tardee ainda sentou na janelinha. Aqui, o polonês com
visibilidade da pista melhor que todos os outros trouxas que ficaram na fila.
Não lembro se foi no Q2 ou não. mas não importa. Robert Kubica fez uma coisa que não tem no regulamento, mas sabe aquela coisa "você pode, mas não deve fazer"? Pois é. Ele fez. Antes do início de qualquer sessão, é normal todos os pilotos formarem uma fila esperando o sinal verde, na linha de saída do box.
Pra quem não viu, a situação era de pista molhada e previsão de molhar ainda mais. Numa situação dessas, quem sair primeiro, pegar a pista limpa, sem spray, e antes da chuva forte chegar, melhor. E ali estavam as duas Force India, e mais um monte de carros, pacientemente esperando a sua hora de entrar na pista.
Mas eis que de repente surge a Renault cortando todo mundo pela direita, estacionando ao lado da Force India. Quando saiu o sinal verde Kubica pulou na frente de todo mundo. Em resumo, furou a fila. E a Renault que não venha com a conversinha de que a frente do box deles já estava com fila, com isso o narigudo Robert foi seguindo em frente até a linha de saída do pit lane. Quando isso acontece, é praxe até em corrida do campeonato paulista que o piloto "embique"seu carro na faixa de rolagem do box e espere que outro piloto dê a passagem. Como uma lei de trânsito.
Carros na pista, Robert com pista limpa pela frente.
Se liguem na cambagem traseira da Force India!
Tá bom, tô vendo pêlo em ovo, tô ficando muito politicamente correto. Mas ficar com um F1 parado esperando a luz verde é uma coisa extremamente danosa ao motor, então ninguém quer ir pra fila cedo, nem ficar parado ali. Foi um desrespeito aos colegas de trabalho.
O que Kubica fez não está no regulamento, assim como furar a fila do banco também não é proibida por lei. Mas que Kubica merecia pelo menos uma visita para um bate-papo no terceiro andar da torre, merecia.
2 - Hamilton inconsequente

Esquecendo a manobra ridícula, reparem que são 3 pegas na mesma foto. Que corrida...


Bom, sobre Lewis pesa o fato de eu sempre achar o cara sujo nas ultrapassagens. O jeito que ele esparrama de propósito quando está por dentro da curva e tem alguém ao seu lado já é famoso. E quando consegue passar antes do ápice, freia na saída da curva para acabar com qualquer contra-ataque. Novamente, as duas coisas são armas (sujas) do jogo, mas não existe regra que proíba.

Tentando esquecer este precedente de Lewis, o que ele fez ao bloquear Petrov foi demais. O Anexo L do Código Desportivo Internacional prevê esta manobra, mas como não somos advogados vou resumir assim: "Você pode mudar de lado para defender a sua posição uma vez (uma ida e uma volta), e se fizer mais que uma deverá ser PENALIZADO."

E no Código Desportivo do Automobilismo, a bandeira diagonal preta e branca é uma ADVERTÊNCIA. Muito bom a FIA colocar ex-pilotos como comissários, mas deveriam ter dado ao Johnny Herbert o livrinho azul pra estudar.

O normal que eu sempre dava era um drive-trough nessas situações na Bahia. E acreditem, elas eram bem comuns. Assim como um segundo drive-trough depois do primeiro porque o piloto excedia a velocidade nos boxes... Mas enfim, a manobra expôs Petrov ao perigo de ser prensado contra o muro, e as manobras de Lewis foram muito agressivas, nunca vou sentar num F1, mas acho que ele não tinha a noção que se o russo o acertasse no meio, a Mclaren ia se partir em duas.

Sim, sou chato mesmo. Quero disputas, mas que sejam limpas, como as que envolveram Jenson Button.

As fotos, de novo, do Motorsport.com. Eu ia colocar os links das manobras no YouTube, mas algum energúmeno da FOM em breve vai retirá-los do ar. Então ficam as fotos mesmo.

domingo, 4 de abril de 2010

Conceitos Sepang 2010

Ano passado tentei fazer um esquema de conceitos para cada piloto em cada corrida e obviamente não deu certo. Hoje pensei em fazer algo mais rápido, sem muita explicação. Vamos ver se eu consigo manter.

A coisa é simples:
Capacete de Ouro - o melhor da corrida.
Worm of the Match (essa só a turma da Republica Engenheiros do Monjolo vai entender) - alguém que deu show, para o bem ou para o mal.
Adrian Fernandez - ninguém sabe ninguém viu e chegou lá na frente.
Freio de mão - nem precisa falar.




Sepang... grande corrida!

Dentre os GPs da madrugada, Malasia sempre foi um dos mais difíceis de assistir, porque a corrida é sempre morna, sem ultrapassagens, sem disputas e por conta disso o sono pega pesado. Culpa de um traçado ultramoderno que se junta com Barcelona e Bahrein na lista das piores do campeonato.

Mas essa noite foi diferente. E não foi por causa de chuva. Nunca tinha visto um GP da Malasia no seco com tantas disputas e ultrapassagens. O fator que ajudou bastante foi a besteira coletiva de McLaren e Ferrari no sábado, que colocou os 4 carros no final do grid. E o que se viu foi uma disputa feroz entre Hamilton, Alonso, Massa e Button para subir na classificação. Foram brigas acirradas, roda a roda, que no meio do caminho ainda mostraram Buemis, Alguerssuaris e Petrovs brigando de igual para igual.

Um ponto foi chave nessa história toda de recuperação: os pneus. Enquanto a maioria do grid largou com pneu macio, a turma do fundo (menos Button), largou com pneu duro. Eu fui na onda do Galvão de que o Massa sofreria muito com o desgaste, porque parou mais cedo e andaria mais da metade da prova com o pneu macio. Mas pelo contrário, ele acertou em cheio e olhando o lap chart da corrida fica claro. A turma da frente largou com o pneu do treino, ou seja, já trazia umas 8 voltas entre qualificação e alinhamento de grid. Vettel e Webber, carregando um pneu usado e com tanque cheio, pararam perto das voltas 21 e 22, ou seja, quase metade da prova. Massa parou na 25 ou 26 e fez perto de 30 voltas com o pneu macio, que dá a mesma rodagem de Vettel e Webber, mas com o tanque da metade para baixo. Olhando agora, não entendo porque a Ferrari demorou tanto pra chamar o Alonso. Nitidamente a equipe italiana está favorecendo o brasileiro.

Outro ponto, se a classificação tivesse sido normal, com Red Bull, Mercedes, McLaren e Ferrari largando na frente, todos sairiam com o mesmo pneu e a corrida teria sido mais uma procissão malaia. Nessa eu não cai no papo do Galvão. O Bahrein não foi um ponto fora da curva como querem vender. Poucas corridas serão emocionantes se não houver contratempos como carros bons largando atrás ou pancadas de chuva no meio do caminho. Estejam preparados para aguentar os apelos Globais.

Ah... e vários carros quebraram também. Schumi, Alonso, Liuzzi, Kobayashi e porque não Barrichello, que convenceu a Willians a usar o sistema de anti-stall da Brawn e ficou parado de novo... qualquer hora a sorte não vai sorrir pra ele e algum desavisado vai encher a traseira dele.

Lá na frente, o domínio total da Red Bull. Acompanhei a prova pelo Live Timing e parecia que eles andavam só quando precisava. O resto do tempo, pareciam controlar a prova. Webber entregou a vitória na largada, assim como Massa entregou no Bahrein. A cara dele no pódio era pura decepção porque com essas e outras, Vettel vai se impondo. A verdade é que por causa de uma vela e uma porca quebrada, Massa lidera um campeonato embolado que deveria estar bem sem graça depois de 3 vitórias de Vettel.

Algumas menções finais - o avanço de Hamilton no começo foi lindo. Massa finalmente consegue um começo de temporada que o permite lutar pelo título e não apenas correr atrás do prejuízo. Schumacher não anda na frente de Rosberg nem daqui 10 corridas, dá pra ver na cara dele que está correndo porque não aguenta a mulher em casa. Senna e Di Grassi completaram uma prova (aêêê). Kubica vai levando o troféu Adrian Fernandez até o momento. Um piloto de ponta colocaria a Force India na luta por vitórias. E o Kova consegui andar atrás da Virgin e Hispania... pelo amor de deus, contratem engenheiros competentes para a Lotus!!

Alguém acordado?

E aí, todo mundo acordado assistindo a corrida?
Pra variar a RedBull está sobrando, e pelo visto a Ferrari não está com tudo o que parecia ter na pré-temporada...

sábado, 3 de abril de 2010

Auto Esporte

Aproveitando que com o GP, voces vao ler e editar este blog, e aproveitando que com GP muitos vao ficar acordados pra ver o Auto Esporte, quero dizer que comecei minha jornada contra o este programa infame da Globo.
A gora d'água, na verdade duas, foram as reportagens (claramente compradas) do VW Polo e do Ford Eco, com a cereja no bolo que fizeram com o Aston Martin DBS semana passada!
Que programinha raso, que editorial pobre e que incompetência técnica pra falar do assunto.
abaixo vão dois videos. O primeiro do Fith Gear (que nem é meu preferido), depois o do Auto Esporte da semana passada

Fith Gear (http://www.youtube.com/watch?v=gGhTL1e8mEw)



Auto Esporte (http://www.youtube.com/watch?v=xT1j1_IGE3Q)



Depois de passar mau assistindo o AutoEsporte, clica ai embaixo e veja o que BBC faz...
(http://www.youtube.com/watch?v=b97UVBCqPXI)