domingo, 31 de maio de 2009

Maratona de SP

É sempre legal correr pelas ruas de SP. Apesar de ser apenas 10Km, passamos pela Ponte Estaiada, Marginal Pinheiros (como aquilo cheira mal...) e pelo corredor da Juscelino até chegar no Ibirapuera. Fiz o fantástico tempo de 1h06min, o que achei bom pela quantidade de gente, pela altimetria (bem que a Thais falou da saída do túnel....) e pela minha precária condição física... rsrsrs. Logo depois da largada subimos a ponte e um monte de gente já começou a andar. Assim, completei o primeiro km em quase 8min. Depois ficou um pouco melhor. Pelo menos não apareci na Globo... cheguei 1 hora antes da turma da maratona. Mas dá até raiva como aqueles caras correm...

Vai lá CT, agora é sua vez. Boa sorte no triatlon ou biatlon, seja lá o que vc vai correr. Minha próxima prova deve ser a corrida da Track and Field no Shopping Villa Lobos daqui um mês.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Semaninha sem graça

Poucas semanas foram tão sem notícias no automobilismo como essa. Porque as equipes da F-1 se inscreverem para o Mundial 2010 não foi surpresa nenhuma. Às vezes acho que esses showzinhos são armados, pra gerar notícia, porque se não fosse isso realmente não tinha mais nada... e a coisa acabou numa pizza de dar orgulho aos nossos nobres deputados e senadores.

Final de semana tem Reunião do Baja, MotoGP, Indy e Nascar... se alguém tiver coragem e paciência, vai passar na sede da SAE, SportTV, BandNews e Speed respectivamente. E tem o evento principal... Maratona de São Paulo!!! Lá vou eu correr 10Km!!

terça-feira, 26 de maio de 2009

Marriage Breaker 2 - A missão

Rei morto, rei posto.

Os babacas da FOM, FOTA, ou o escambau que seja, bloquearam o canal das corridas no Justin.TV. Esses imbecis não percebem que a divulgação das corridas do passado só aumentam a quantidade e qualidade dos fãs de automobilismo, que ficam cada vez mais fiéis ao automobilismo de hoje, mesmo sendo ele mais "chato". Havia mais ultrapassagens, mas dá também pra perceber que a transmissão era sonolenta antes. Idiotas, precisam mesmo de um final de semana fora da casinha!

Enfim, bloquearam um canal, abriram outro. Aqui vai o link:

http://en.justin.tv/mc_kik_2

Agora vou curtir o meu GP da Inglaterra de 72 ou 73, na magnífica Brands Hatch.

Mas antes: XUUUUUPA, Bernie!!!!

domingo, 24 de maio de 2009

Indianapolis

Eu e o Gonzo sobrevivemos bem às 3 horas e tanto de corrida. Entre uma bandeira amarela e outra, tomamos cerveja e recebemos a visita do Bola, Luana e o gato Adolf. A Carol fez um risoto delicioso, sentou com a gente pra ver a corrida e leu um livro inteiro... rsrsrs... Sobre a transmissão, o drama só muda de nome: de manhã Galvão, à tarde Luciano do Valle. Sobre a transmissão, a salvação só muda de nome: de manhã Burti, à tarde Felipe Giaffone.

Foi uma corrida boa, no começo já dava pra ver que a vitória ficaria entre os carros da Penske, Ganassi ou o Kannan. Lá pela metade o Tony sofreu um acidente estranho, as câmeras não pegaram, mas ele aparece na reta oposta, já com o carro arrebentado (em linha reta) e bate no muro da curva 3. Fim de prova. Franchitti e Dixon perderam terreno nos pit stops e nas últimas 50 voltas estavam lá atrás. Restou Helinho e Briscoe. Roger Penske que não é bobo nem nada colocou os carros em estratégias diferentes nas últimas voltas. Com bandeira amarela dava Helio, sem bandeira amarela, dava Briscoe.

Faltando poucas voltas os brasileiros Raphael Mattos e o Vitor "Bandeirantes" Meira se tocaram e deram um pancadão. Sorte do Helio que nas voltas finais andou livre, sobrou em relação aos outros, levou mais 1 milhão pra casa e estampou a terceira carinha naquele trofeuzão (o baja ainda vai ter um daqueles). Parabéns mesmo porque vencer 3 vezes em Indianápolis não é pra qualquer um. Só não esquece de pagar os impostos desta vez!!!

Monaco

Minha previsão de zebra foi por água abaixo quando o Kimi largou mal. Button mais uma vez dominou a corrida e vai a passos largos rumo ao título. Se a gente lembrar que os últimos campeões chegaram ao título com mais ou menos 100 pontos, Button já fez metade disso em seis corridas. Mas voltando à corrida, Button foi impecável enquanto o Rubinho quase joga o segundo lugar fora por conta do desgaste de pneus. Ele disse que o problema foi andar perto do Button, prejudicou a aerodinâmica, e forçou os pneus. Eu acho que ele forçou pra andar junto do Button, porque sabia que o pit stop era a única chance dele, e os pneus foram embora. O Vettel teve problema similar, forçou porque estava leve e destruiu os pneus também. Mas fora isso, Rubens fez o dever de casa, ganhou a posição do Raikkonen e chegou em segundo. A vitoria perdeu no treino.

Kimi e Massa fizeram uma boa prova, Massa andou melhor e pagou o preço da classificação. Deu azar também quando o Button saiu do box na frente dele. Não fosse isso ganhava o terceiro do Kimi e se bobear fechava em segundo. Melhor de tudo, o carro evoluiu muito. No bolão intermediário, boa prova de Webber, Alonso e Fisichella.

Pra finalizar, volto ao Button. Tiro o chapéu pra ele porque está andando muito bem e consistente. Está longe de ser gênio ou um piloto excepcional, mas vive um momento incrível. Tem se mostrado um piloto não apenas rápido, mas mentalmente estruturado. Acho que isso está fazendo a diferença. É aquele cara que teve uma unica chance e na hora H não tremeu. Caminha para conquistar um título sem muitos adversários, o que o deixa em posição mais tranquila e sem tanta pressão. Essa Brawn vai ter que quebrar muito no resto do ano pro campeonato não acabar novamente na Hungria...

Domingão!!

Hoje o dia está sendo dedicado ao automobilismo. O Gonzo e o Bola vieram assistir a F1 aqui em casa e melhor que a corrida foram os comentários... agora vem Indianapolis, já compramos umas cervejas e vai rolar um almoço porque aguentar as 4 horas de corrida, sem uns quitutes não dá... no final do dia a gente publica um resumão!!

O cara lá da Ferrari...

Faz tempo que quero saber que é esse figura abaixo que está em todas as imagens de box da Ferrari.

O Blog do Capelli responde a esta questão AQUI e tem uma entrevista com ele em um site canadense AQUI.

O gordinho é o canadense Gino Rosato, ele é um faz-tudo na Ferrari e faz questão de aparecer na TV para deixar seu pai, que tem câncer no cérebro e dificuldades para falar, feliz.

Previsões para Monaco

Sem surpresas para mim:
1-Button
2-Barricas
3-Kimi
4-Massa
5-Vettel

Vettel para muito cedo para competir, Kimi pode até ir pra primeiro na largada, mas para antes. Massa não tem muito o que fazer.

Ah, Piquet bate!! Boa corrida a todos...

sábado, 23 de maio de 2009

Um final de semana como qualquer outro

Essa vida de competição é fogo. A gente trabalha a semana inteira, e no que seria o descanso, vamos pras corridas. A vida pessoal acaba ficando meio atrasada, nunca sobra tempo pra nada. É complicado, mas a verdade é que a gente gosta. É uma delícia participar das corridas, estar lá com os mecânicos, pilotos, organizadores, vendo tudo por dentro. Eu imagino como deve ser viver o dia-a-dia em um paddock da F1...

E é uma delícia estar na oficina, ver e analisar todas as falhas, e trabalhar para resolver e evoluir, para no final de semana seguinte estar na pista, no meio dos mecânicos, pilotos e organizadores. A vida pessoal fica em segundo plano mesmo. No meu caso, os finais de semana que me sobram estou em Foz do Iguaçu. Então quem sofre são os amigos, as pendências da casa, aquela lâmpada pra trocar, o documento para fazer no cartório, fica tudo pra trás.

O problema é esse. Essa vida vicia, e a gente esquece de todo o resto. As corridas se tornam a coisa mais importante do mundo, o resto é resto. Este final de semana eu deveria estar em São Carlos, neste momento estou digitando este post, mas deveria estar desmontando um câmbio, coletor de admissão ou transferência em alguma inspeção.

Resolvi não ir porque não tinha o que fazer lá este final de semana e a abstinência bateu. Até eu acordar hoje de manhã. Hoje foi um dia lindo, e eu aproveitei e tirei todos os atrasos da vida e da casa. Fiz os exames que precisava, e até deu para lavar roupa. Só me dei conta que tinha rally depois de almoçar. Arrumei a minha vida, e a corrida não fez a menor falta. Aliás, há muito tempo eu não tirava um fim de semana pra mim. A vida fora do vício existe, e é muito boa também.

É isso que falta pra esses caras. Eles ficam brigando por teto orçamentário, cotas de dinheiro, regulamentos diferentes, e não percebem que tudo isso não passa de uma coisa tão estúpida como andar em círculos o mais rápido possível. Eles estão tão viciados que se esqueceram que deveriam estar focados no esporte, e não no resto. Se esses caras passassem um final de semana em casa, longe de tudo, talvez percebessem que coisa ridícula é essa discussão toda.

Curtinhas da classificação - Mônaco

- Hamilton, que coisa estranha! Errar assim no Q1. Tudo bem, erros acontecem, mas no Q1, num lugar em que todo mundo sabe que é traiçoeiro? Ele devia estar andando pendurado, já no limite do carro. Ou seja, não fazia a pole nem a pau, como disse o cara da BBC. A não ser que andasse com 40 kg de combustível.

- Depois do primeiro safety car, Nelsinho bateu ao frear pra primeira curva. "Não sei, algo estranho aconteceu", alegou. Parecia que ele não soube esquentar os freios durante o safety car. Todo mundo meteu o pau no moleque, dizendo que era barbeiro, e tal.

Felipe Massa, depois da primeira volta de aquecimento, bateu na piscina. Aparentemente, freios frios. Vamos ver o que vão falar do caso agora. As condições foram diferentes, com consequências diferentes, DNF pro primeiro, tudo bem para o segundo. Mas foram erros aparentemente iguais.

E deu pra sentir o constrangimento na transmissão da Globo quando o Burti comentava alguma coisa e deixou escapar um "olhaí o replay do ERRO do Felipe.... er..." Alguém deve ter olhado feio pra ele na cabine de transmissão!

- Rubens visivelmente decepcionado ao final da classificação. Fez um teatro com Button, mas ele sabe que não vai conseguir acompanhar o inglês na temporada. O tempo está passando e a vantagem aumentando.

- Lambança total da Toyota. Mônaco é isso mesmo, como disse o CT. É classificação importante, tática de equipe, neguinho se espremendo nos muros, essa é a graça. Andar no limite o tempo todo, uma piscada e babau. Quem quiser ultrapassagem, que vá ver a Indy.

- Nelsinho foi pra pista hoje?

quarta-feira, 20 de maio de 2009

O que esperar de Monaco?

Alguém que lê esse blog já ouviu a famosa frase de algum mala no trabalho: "Corrida em Monaco é um saco, não tem ultrapassagem, só vou assistir a largada..."?? Pois bem, hoje fui novamente agraciado com mais um desses infelizes. A vontade obviamente é de falar: "se é um saco, então porque não fica dormindo??" Mas a gente dá aquela risadinha e continua em frente.

A F1 tem um problema crônico de ultrapassagens que já conhecemos. Boa parte se deve a incrivel otimização aerodinâmica dos carros, coloco um pouco de culpa na eficiência dos freios e nos circuitos. É inegável que pistas como Hungria e Barcelona são um convite ao trenzinho. Mas não incluam Monaco nessa lista. Não comparem essa corrida com nenhuma outra. Ela é única, e tem que existir. Nada é mais F1 do que a imagem dos carros descendo a Mirabeau ou entrando no tunel.

Sobre a corrida, vai no chute, Monaco é muito particular. Barrichello andará na frente do Button e considero ele o favorito. A Brawn vai dar uma ajuda pra mostrar que não estão dando privilégios ao Button. Daí a poeira abaixa e o Button seguirá seu caminho rumo ao título. Red Bull vem bem mas aposto numa segunda fila com Ferrari, e talvez Alonso. Talvez uma Toyota, mas acho que já estão ficando para trás. McLaren é o azarão, talvez Hamilton classifique no cheiro pra fazer um show, mas ao longo da corrida vai ficando para trás.

E que esse final de semana dissipe toda essa confusão política. É tanto interesse envolvido que ninguém mesmo sabe o que vai dar. Todos terão que ceder um pouco. Realmente é ridículo imaginar uma F1 sem Ferrari, Renault, Mclaren e no lugar aquelas equipes patéticas que apareceram hoje no jornal. Que acabe tudo em pizza, o mais rápido possível.

domingo, 17 de maio de 2009

Desempenho de Difusores

O começo de temporada na F1 está agitado em função dos conceitos de difusores que apareceram com a nova regra. Não vou falar sobre as diferenças entre o "convencional" e o que Toyota, Williams e Brawn apresentaram, mas sobre porque não é tão fácil para as outras equipes desenvolverem um sistema tão eficiente depois que o carro foi projetado para um outro conceito.
O difusor tem como objetivos recuperar a pressão do escoamento sob o assoalho na região traseira do carro e esta recuperação resulta em redução do arrasto e aceleração do escoamento sob o carro, que aumenta o downforce. O assoalho do carro é sozinho responsável por 40% do downforce!


Pois bem, quanto maior o ângulo do difusor, maior a aceleração do escoamento sob o carro e maior o downforce. Um ângulo excessivamente grande resulta em separação do escoamento e aí o difusor passa a ter nenhum efeito. Existem diversas técnicas para evitar a separação e até ano passado a principal utilizada eram as aletas laterais ao lado do cockpit que geravam vórtices sob o carro. A imagem abaixo é uma análise de CFD da Renault F1 2008 e o destaque em vermelho mostra a aleta responsável por gerar os vórtices sob o assoalho.

Fonte: Revista Dynamic (CD-adapco)

Este ano estas aletas foram proibidas e todo o trabalho do escoamento em relação ao assoalho é feito na região da asa dianteira e embaixo do bico. A Brawn trabalha com a seção central da asa dianteira para geração de vórtices (foto) e tem algumas aletas sob o bico (não consegui fotos).

As equipes que estão introduzindo os novos difusores agora estão retrabalhando a frente de seus carros. Renault, McLaren, Ferrari e BWM apresentaram novas asas dianteiras na Espanha. São diversas evoluções e com certeza grande parte delas para adaptar o escoamento aos novos difusores.

Escrevi todo este texto para chegar a esse ponto: não é apenas trocando o difusor que obtém-se o mesmo desempenho que a Brawn tem. O difusor é apenas o ponto central, mas para fazê-lo funcionar corretamente todo o escoamento deve ser preparado para ele, e isso inclui asa dianteira, bico e assoalho projetados para esta finalidade. Algumas equipes como Ferrari (caixa de transmissão transversal) e Red Bull/Toro Rosso (suspensão pull rod) têm problemas ainda maiores e o novo conceito de difusor simplesmente não cabe no carro atual.
Todas as equipes estão tentando e melhorando, mas é impossível projetar um carro totalmente novo agora e provavelmente a Brawn vai continuar tendo vantagem por fazer seu difusor trabalhar em um nivel de desempenho muito superior.

sábado, 16 de maio de 2009

Carrrrro de Rééécordi

Estava olhando as notícias no Blog do Gomes e encontrei o texto abaixo, que reproduzo abaixo:

"15/05/2009 - 14:57
FALA, BIRD
SÃO PAULO (nunca é demais) - Ótima entrevista com o Bird Clemente pode ser lida no site da Universidade Metodista, feita pela Camila Bevilacqua, estudante de jornalismo. Isso é o que se espera de futuros profissionais da pena e do teclado. Apareceu uma pauta, vai lá e fala com os caras. No caso, o I Fórum de Automobilismo promovido pela FEI, que terminou ontem em São Bernardo do Campo e foi organizado pelo professor Ricardo Bock, um dos grandes caras do mundo acadêmico da engenharia mecânica."

Acho uma iniciativa muito legal, trás para perto dos alunos o ambiente das competições que seria uma alternativa para os estudantes da automobilistica. Não sei como foi, espero que não tenha sido de caráter apenas comercial, para promover a faculdade e trazer mais alunos (exemplo - a FEI patrocina a F1 nas transmissões da rádio Jovem Pan). Ponto pra eles e pro Bock, que quando está falando de corridas e carro vira uma criança, pior que um professor carequinha de São Carlos falando de kart...

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Marriage Breaker

Senhores, preparem os seus divórcios. Um velho sonho meu se tornou realidade, com o milagre da internet. Eu sempre achei que a audiência da Globo seria muito maior nas madrugadas de sábado para domingo se ao invés de passar "Altas horas", passasse VTs de corridas de 30 anos atrás. Platônico, eu sei, ainda mais com FIA, FOTA, FOM, FOCA, FISA, e o escambau.

Bom, graças a internet, acabei de assistir o GP do Brasil de 2006. Transmissão excelente da ITV. Tudo começa 1 hora antes da corrida, e o programa deles vai te colocando no clima, muito legal. Enfim, foi legal ver aquela corrida pela TV, coisa rara nos últimos GPs Brasil. E depois entrou o GP da Hungria de 1986!! Com narração de Murray Walker, e caracteres toscos, tudo mais das transmissões da época.

São inúmeras pérolas, e agora as minhas noites estão condenadas. É chegar em casa e conectar para ver corridas antigas, pelo menos até a FOM descobrir o canal...

Bom, segue o link, divirtam-se!

http://en.justin.tv/mc_kik_live

Politicagem no meio da semana

O papo do meio da semana está sendo o regulamento de 2010, que prevê condições técnicas diferentes em função do orçamento que a equipe vai usar. Se optar por ficar abaixo do teto (algo em torno de 40 milhões de libras/ano), a equipe tem mais abertura na parte aerodinâmica, giro livre de motor e outras coisas. Se quiser passar do teto, terá várias limitações.

O mais engraçado dessa história é ver a briga de poder entre o "quero tudo do meu jeito Ecclestone", "Max Suruba Mosley" e a FOTA, liderada pelos não menos arrogantes Montezemolo e Briattore. Ninguém nessa história luta pelas suas posições por pensar no melhor para o esporte mas para provar ao mundo quem realmente manda na F-1.

A FOTA mostrou força ao reverter a mudança no sistema de pontuação. A FIA mostrou força mudando radicalmente o regulamento desse ano, que criou uma nova ordem nas pistas. O Bernie, bom, na minha opinião é o cara que realmente manda. Não gosto dele porque sempre coloca o dinheiro à frente do esporte, mas é inegável o que fez pela F-1. E é a função dele, alguém precisa ter essa visão comercial para o negócio crescer. E nesse ponto o cara é o Ayrton Senna do show business - é gênio. Azar dos outros que não conseguem ter a influência que ele tem.

Eu duvido que a coisa arrebente, que Ferrari, Renault e outras larguem o mundial. Vão encontrar um meio termo, mas o extremo não é impossível. Lembrem da cisão entre IRL e CART. Foi ruim pra todos, mas chegou num ponto que as questões comerciais falaram mais alto que o esporte e só agora com a fusão das duas é que começa a ganhar força novamente.

Tecnicamente acho péssima a proposta da FIA - será impossível equiparar forças com dois regulamentos. Algum lado vai sobressair e o lado inferior não terá formas de avançar, seja por falta de dinheiro, seja por limitação técnica. Se optarem mesmo por isso, faz logo como na Le Mans Series, várias categorias correndo junto, com pontuações independentes. Seria mais justo.

Eu acho que a coisa fecha num teto orçamentário mais alto, mas todos dentro da mesma regra. É inegável que os custos precisam cair, todos querem isso. Eu só quero ver como a FIA vai controlar os gastos das equipes...

Pergunta da Semana - Resultado

Muito bem, chegou a hora de conhecer o vencedor da pergunta da semana: quantas milhas de fiação elétrica tem dentro de um Boeing 747??

A vencedora do kit contendo um adesivo e um pin dos 50 anos da NASA foi a Carol, que acertou em cheio!!! 150 milhas (ou 240 Km pro Gonzo...).

Mas pra evitar maiores polêmicas com o resultado (já tô ouvindo alguém dizer que eu contei pra ela...), vamos premiar quem chegou mais perto também, o Cobra, que chutou 140 milhas!! Mas como falei que o frete não estava incluido, vai ficar guardado aqui em casa.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Vettel e os redondos

De novo, nada de orifícios da Kate ou de sua irmã. É sobre o estilo de pilotagem do Vettel.

Eu tenho um colega alemão, que deu azar de nascer perto de Nurburgring. Já deu mais de 1000 voltas no Nordshleife, e já gastou um jogo de pneus em apenas 8 voltas, algumas delas abaixo de 10:30, o que é um feito. Já ganha o meu respeito.

Pois bem, esse cara estava na saída do Laranjinha na final da F1 ano passado. E o que ele me disse, tedescadas à parte foi mais ou menos isso: "I saw him dealing with the corner, and he was so fucking smooth that it looked he was in a slotcar!"

Segundo ele, todos os outros pilotos aceleravam até o limite, freavam o que dava, contornavam a curva e na saída fincavam o pé no acelerador. Quase como entradas degrau, reta on, off, curva, on na reta de novo. O que impressionou o gringo foi a tocada extremamente suave na saída da curva. Ele acelera antes, mas pouco, e vai acelerando cada vez mais até alinhar na reta.

Isso pode explicar o desempenho do moleque em pistas molhadas. Essa tocada suave, com os carros sem controle de tração, com certeza fazem diferença em condições mínimas de aderência.

Agora, se essa teoria for verdade, tem duas coisas que devem acontecer:
- O desempenho dele usando compostos macios e moles devem ser mais ou menos o mesmo. Se ele não abusa dos pneus tanto assim, pode ser que os tempos de voltas em corrida sejam próximos, o que bagunça a marcação das equipes adversárias quanto a estratégia da Red Bull;
- Vettel precisa melhorar um pouco no seco. Se ele aprender a acelerar mais forte nas saídas de curva, como fazem os outros, e atingir os 100% de aceleração mais cedo, ele vai ser imbatível.

Pra ser sincero, não percebi nenhum estilo diferente na curva do lago em 2008. Espero a ajuda de vocês pra dizer se isso é verdade ou não. E tem um lugarzinho, no alto do barranco, lá na Club corner, que acho que deve ser bem legal de dizer se isso é verdade ou não...

Preto, com furo no meio

E não é LP. Muito menos o... bem, deixa pra lá.

Não estou com saco de procurar datas nem no Google, o DataGonzo está falhando. Mas há algum tempo atrás, a F1 tinha um problema: os carros estavam fazendo curvas a velocidades alucinantes. Era uma época depois do acidente do Senna, as suspensões ativas foram retiradas, mas graças aos engenheiros, os tempos de volta se mantinham. As velocidades em curvas eram impressionantes.

Isso porque os avanços na aerodinâmica geravam downforce suficiente pra grudar mesmo o carro no chão. O patim de madeira não resolveu, mesmo com o efeito-solo reduzido, a força pra baixo aumentava corrida a corrida.

Idéia de gênio, vamos reduzir a aderência mecânica, para segurar a aderência aerodinâmica. De que adianta gerar 10.000 N de força aerodinâmica em curva, se o pneu não aguenta 2.000 N em curva? Ou seja, a velocidade em curva seria limitada pela aderência mecânica.

Tem um milhão de jeitos de se reduzir isso, mas a opção escolhida foi diminuir a área de contato do pneu. E também reduzir a largura total de 2150 para 2000 mm (DataGonzo ainda soluça). A idéia era que os carros iam escorregar mais nas curvas, diminuindo a sua velocidade.

Funcionou? Por um tempo. Umas 4 ou 5 corridas. Esses caras, os engnheiros, como sempre, deram um jeito e resolveram a equação, refinando ainda mais a aerodinâmica, para o carro ser sempre eficiente, em qualquer tipo de curva, fosse de alta, de média ou baixa velocidade. Os fabricantes contribuíram com história, Michelin e Bridgestone fornecendo compostos cada vez mais macios que aguentavam as exigências. No começo, ninguém reclamava de graining nos pneus, isso é coisa nova

O que aconteceu foi que os carros se tornaram ultraeficientes, só que só funcinonavam em condições ótimas. Aí o resto todo mundo sabe: não conseguiam entrar colados por causa da turbulência, falta de ultrapassagens, táticas de box, blá blá...

Este ano, os slicks voltaram. Área de contato maior, pressão menor. O que significa um composto mais mole. Isso permite uma pilotagem mais agressiva, o que pode explicar porque Felipe bate o Kimi de tão longe, a mesma coisa na McLaren, e também na Brawn.

domingo, 10 de maio de 2009

Barcelona

Mais um GP da Espanha sem ultrapssagens... a mesma procissão de muitos anos... o que prova que não adianta só mudar os carros, tem circuito que também não ajuda. Mas vamos aos comentários da prova.

Não queria pensar que o Rubens já virou segundo piloto, mas... fica difícil. Button disparou e esse é o estilo do Ross Brawn. Só que o campeonato está aberto. O maior prejudicado hoje foi o Vettel. Ficou preso atrás do Massa com um carro muito superior, tanto que o Webber pegou um atralho e chegou no podio. A briga tá parecendo entre Brawn e Red Bull, Vettel e Button. O Massa vai ser o chato, roubando pontos de todos mas não vai lutar pelo título, porque a Ferrari tá caprichando. Webber e Barrica vão virar escudeiros.

Foi mesmo deprimente o Massa se arrastando no final. É muita bobagem pra uma mesma equipe. E sabe de uma coisa, acho que o Schumacher tá sendo um urubu naquele pitwall. É mais um caso onde o cara era excepcional na pista, mas nem tanto fora dela.

Piquet, alguém viu?? Pelo menos não rodou. BMW e McLaren se arrastando. No mais, nada a comentar... GP de Barcelona padrão...

sábado, 9 de maio de 2009

GP de España

Voltei!!

Em primeiro lugar, apertei o botão errado e acabou postando aquele texto do Barrica. Não era pra publicar, foi um monte de idéia jogada na madrugada sem amarrar nada com nada. Enfim, foi, e agora tô com preguiça de editar.

Bom, depois de um tempo sem tempo pra escrever, vai aqui alguns pitacos:

Curtas da Espanha:

O que é aquela alavanca no lado esquerdo do cockpit? Suponho que seja a alavanca de ajuste da asa dianteira. No meio da reta de Barcelona eles acionam a tal da alavanca e o motor dá um salto, como se fosse uma marcha a mais. O CT pode confirmar isso, eu não sei se o ângulo de ataque muda tanto assim a ponto de dar um tranco do jeito que dá na reta.

Na Austrália eu estava empolgado, Malásia eu dormi, China também, Bahrein eu já estava no meio da trilha pra um rally. Então esta foi a primeira classificação que eu pude acompanhar de acordo.

Achei os carros no Q1 e Q2 com muito subesterço. Não sei se é essa a nova cara da F1, um centro de pressão mais pra trás em relação ao ano passado. Pensei nos difusores, os caras projetaram o carro sem e colocaram depois, por is o centro pra trás. Mas aí notei understeer também em curvas de baixa, e nos carros da Brawn, que já foram concebidos assim.

Depois, os carros no Q3 pareciam mais neutros. Ou seja, a coisa é mecânica. Mas acho que dá pra brincar com isso. Preciso ler as regras, mas não tem nada que proíbe o uso de pneus macios na dianteira e duros na traseira, certo? Para o último trecho da prova, fazer um pit rápido, tanque vazio e pneu macio na frente...

Eu tinha uma teoria sobre Vettel, que vou escrever aqui, quando tiver tempo, juro. Mas depois da classificação de hoje, ela está indo por terra. Vou ver o resultado da corrida, e depois escrevo mais sobre isso.

Aliás, tem toda uma teoria sobre pneus que eu estou elocubrando aqui que preciso de mais tempo pra escrever. Ah, essa minha ponte aérea SP-Foz acaba com o meu tempo livre, mas vale cada segundo...

Di Grassi azarado na corrida de hoje da GP2. Sim, era problema de ajuste de carro, pode ser que ele tenha batido em alguém, não li notícia nenhuma, mas que foi ruim pra ele, isso foi. Nelisnho está na corda bamba, e a disputa estaá entre Di Grassi e Grosejan. 10 a 0 pro franco-suíço.

Ah, palpites, para vocês me zoarem depois da prova: Button, Barichello, Vettel, Massa. Manjado, né?

Barrichello Duracell

Não acreditei quando vi a foto abaixo:

Fonte: Alberto Estevez/Efe
Na época em que a Brawn estava acertando a compra da Honda li que o Barrichello acampou na frente da fábrica em Brackley por uma semana até conseguir ter seu contrato assinado. Tenho que reconhecer que ele tem muita energia e disposição para continuar pilotando, considerando que ele correu muitos anos pela Ferrari e deve ter ganhado uma pequena fortuna.
Então, qual o melhor símbolo na F1 do coelhinho que não para de batucar o tambor nunca?

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Nascar

Como prometido no começo da semana, haveria um post sobre as competições americanas. A Indy fica para os próximos dias, aproveitando que as 500 milhas de Indianapolis está chegando. Então o foco hoje é a Nascar.

Pra começo de conversa, antes de falar bem ou mal da categoria, é preciso aceitar que cada competição tem sua proposta, seus objetivos, seu público. Automobilismo é mais ou menos como cinema - uns gostam de drama, outros de aventura, outros de ficção científica, etc, etc. Se você gosta de romance (blargh), não precisa falar mal dos outros gêneros, nem obrigar todos a gostar de romance. Simplesmente curta seu filminho. Com corridas é a mesma coisa. Uns gostam de F1, outros de Nascar, motovelocidade, baja, etc, etc. Tem pra todos os gostos, não precisa lenhar e detonar outra categoria, se não gosta, não assista, é simples!

Tudo isso pra falar sobre a Nascar. Isso porque no passado já cai no erro de achar que essa categoria era injusta, o resultado era falso e que nenhuma competição é séria se o vencedor é aquele que se beneficia mais das bandeiras amarelas. Até que por uma conjunção de fatores "extra campo", em 2007 tive a chance de assistir ao vivo uma prova no Texas Motor Speedway. Dai eu tive a verdadeira noção do que é a Nascar.

O autódromo tem capacidade para 250.000 pessoas, e acredite, estava lotado. Interessante que 1 hora antes da prova eu jurava que aquilo não enchia nunca, a arquibancada vazia. Do lado de fora, zilhões de trailers com grupos que estavam lá há dias, no estacionamento do autódromo, caindo de bêbado, vestindo tudo sobre Nascar... do boné ao tenis. E um motorhome de cada piloto vendendo todas as quinquilharias imagináveis. Faltando 20 minutos pra começar, todo mundo no seu lugar marcado, hot dog e cerveja na mão e um fone de ouvido ligado na frequência do piloto preferido. De cada 2 pessoas, uma tinha esse fone. Depois do hino, B-52 fazendo rasante... lá vem os 40 e tantos carros. A galera fica doida, uma histeria total e começam as 400 milhas do Texas. Já na primeira volta, uma pancada com uns 6 carros envolvidos e bandeira amarela. Mais histeria e um bando de gente descendo pra pegar mais cerveja e hot dog. Recomeça... umas 30 voltas sem incidente... o público começa a ficar impaciente, a corrida segue e... pancada, mais 3 no muro!!! ÊÊÊ, bandeira amarela, todo mundo pro bar!! E foi assim até o final, quase 4 horas com 250.000 pessoas alucinadas, comendo e bebendo, e os carros lá dentro se matando... foi dai que tudo ficou claro...

A Nascar é a versão moderna do coliseu de Roma - Comida à vontade e um bando de loucos se degladeando para histeria do publico... é isso... o pão e circo contemporâneo... ninguém tá preocupado se o melhor carro ou o melhor piloto vai vencer, eles querem diversão. E a Nascar oferece isso. É por isso que a F1 não engrena nos Estados Unidos, porque o foco nunca foi diversão, mas sim desenvolver tecnologia e premiar o melhor carro e piloto.

Se vc olhar o campeonato da Nascar, no final também acabam premiando os melhores. São 30 e tantas corridas, em que numa meia dúzia delas vai ganhar um Jeff da vida que largou lá atrás e e deu o pulo do gato na última bandeira amarela. Mas no final do campeonato, os primeiros colocados acabam sendo os melhores no conjunto equipamento/piloto. Sinceramente não sei dizer o que um Kyle Busch, Jimmie Johnson, Jeff Gordon, Tony Stewart, Dale Enhardt Jr. fariam num monoposto, numa F1. Mas e daí?? Esses caras são idolatrados aqui, coisa que nunca vai acontecer com Caca Bueno, Thiago Camilo e Valdeno Brito no Brasil. E eles ganham muito.... mas muito dinheiro, assim como os organizadores... e o público vai pra casa, alegre e contente com 3 quilos a mais na balança.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Ask the Expert - Barricas

Saiu a seção "ask the expert" com o Barricas no site F1.com. Vejam AQUI.

Coluna do Mark Webber

Saiu hoje no site da BBC uma coluna do Mark Webber, puxando muito o saco do Adrian Newey. Alguns trechos:

“If you are massively overweight, the first few kilos are quite easy to lose but then it just gets harder and harder. It is the same in F1 - if you are massively off the pace, it is easier to find big improvements in your car than if you are already quick.”

“These new rules this year are pretty tight and you have only got a set area to work in. Eventually that area becomes even tighter because as you do more work, you find there are more restrictions in the avenues you can use to develop the car. That is where you need to find yourself an engineering genius and luckily we have one at Red Bull. His name is Adrian Newey - our chief technical officer.”

“In the 1990s, he took the Williams and the McLaren cars on to another level and made racing incredibly boring in the process. The other cars looked pretty much prehistoric compared to some of the ones Adrian had designed.”

“Adrian is also incredibly competitive - that was one of the first things I noticed very early on with him. You do not always see that level of competitiveness from geniuses or engineers at his level, you usually get it from the people on the front line like the drivers but he is just so bloody competitive as well, which is fantastic.”

“Adrian has always got a pencil in his hand and he is very, very good with it. He will do a little drawing for you to show you a few things and he really makes it simple for you.” (Quer que eu desenhe no paintbrush?)

“And the fact that we have been so quick without so far using one of the 'double-decker' diffusers that have caused so much controversy this year is testament to the fact that the concept is fantastic.”

A coluna completa esta AQUI.

Waxing Gibbous Moon

Names of lunar phases

The phases of the Moon have been given the following names, which are listed in sequential order:

Phase Northern Hemisphere Southern Hemisphere
Darkened moon Not visible Not visible
New moon Not visible, or traditionally, the first visible crescent of the Moon
Waxing Crescent moon . Right 1-49% visible Left 1-49% visible
First Quarter moon Right 50% visible Left 50% visible
Waxing gibbous moon Right 51-99% visible Left 51-99% visible
Full Moon Fully visible Fully visible
Waning gibbous Moon Left 51-99% visible Right 51-99% visible
Last Quarter Moon Left 50% visible Right 50% visible
Waning Crescent Moon Left 1-49% visible Right 1-49% visible

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Pergunta da semana!

Pois é, não tem nada pra fazer aqui em Kansas City, então vou enchendo o blog. Essa vocês vão curtir.

Valendo um "pin" e um adesivo dos 50 anos da NASA que arranjei aqui no seminário: quantas milhas de fiação elétrica tem em um Boeing 747?? (essa eu aprendi hoje)

Quem chegar mais perto, leva o kit. Se o Cobra ou o CT ganharem, o frete não tá incluido.

Falta técnica da Hortência

Que gafe da Hortência hein?? Que comentário idiota... Isso me faz pensar como o ser humano é besta de vez em quando. Olha só. O basquete brasileiro estava nas mãos do Grego há 12 anos, um cidadão que fez uma péssima administração mas não é o culpado de tudo, tanto que vai ganhar uma cadeira na federação internacional. Mas o cara caiu, ninguém gostava dele, entrou a turma nova, alegria total!! Dai vem a Rainha do Basquete, com todo apoio e credibilidade que conquistou com a carreira nas quadras, com a faca e o queijo pra ganhar a simpatia e apoio de todos e logo de cara manda uma dessa. Mas o que diabos o "Barriquelo" tem a ver com isso?? Isso demonstra falta de preparo dela e da assessoria da Federação, que não combinou o que ia falar antes (viu, não é só no baja...). Queimou o filme legal, pelo menos pra mim... essa vai ser outra estrela do esporte que vai quebrar a cara em atividade administrativa, estilo Oscar Schmidt como secretario de esportes e Alain Prost como chefe de equipe.

O Rubinho?? Desculpem as palavras mas acho que a expressão "o que é um peido pra quem está todo cagad.." se aplica. O filme dele também já queimou, um pouco por injustiça, um pouco porque ele merece. Foi só mais uma... Mas fico triste porque nenhum profissional deve ser tratado dessa forma. Se o cara não é bom, a própria atividade se encarrega de acabar com ele, ninguém precisa ridicularizar. Fico com vergonha alheia...

Aproveito para dar as boas vindas ao Gustavão, o mais novo leitor do blog!!! Valeu bonecão!!

domingo, 3 de maio de 2009

Uai Yupi Iuhu!

Aqui estou eu na terra do Tio Sam novamente. Vim participar de um seminário sobre envelhecimento de aeronaves, que começa amanhã e vai até quita-feira. No sábado de manhã estou de volta pra correr a Fila Night Run à noite.

Lugarzinho interessante esse. Estou em Kansas City, que por mais estúpido que pareça não fica no estado de Kansas!!?? Pois é, fica no Missouri, colado no Estado de Kansas, cuja capital é Topeka (que coisa...). É tão estranho quanto a cidade de São Paulo ficar no Paraná. Coisa de gringo... Fui dar umas volta na cidade que parece com qualquer outra do meio-oeste americano -ruas enormes, largas, prédios nababescos, shoppings enormes e ninguém nas ruas. Eu parecia um ET andando à pé nas ruas, o pessoal ficava olhando do tipo... "será que o carro dele quebrou??" É, ficar sem carro por aqui é complicado.

Mas tem suas vantagens... até agora não ouvi nenhum mala buzinando e gritando... É Curintia!! É Curintia!! Ainda bem que estou bem longe da Luana.

Aproveitando a passagem por este lados, essa semana será dedicada a postagens sobre o automobilismo americano, basicamente Indy e Nascar, mesmo porque não acompanho muito Dragster nem os campeonatos de Demolishion Car. O Bola vai surtar mas vou tentar convencê-lo de que a Nascar cumpre bem o seu papel de pão e circo americano.

sábado, 2 de maio de 2009

Mudanças no Blog

Muito bem, como membro fundador e talvez a única alma viva que abriu esse blog durante o feriado, tomei a liberdade de mudar algumas coisas. Com a minha incrível capacidade de criação e uma fantástica habilidade com web design, coloquei mais algumas porcarias. Se não gostarem, beleza, pode mudar tudo.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Pra relembrar

O IG colocou uma seleção muito boa de fotos do Senna. Pena que não tem fotos do carro de 93, que eu acho o mais bonito de todos que ele pilotou. Dos que aparecem, o de 91 é o design mais bonito. Mas o JPS ganha no quesito lenda!
http://esporte.ig.com.br/grandepremio///fotos//fotoshow/2009/04/30/ayrton_senna_402874.html

15 Anos sem Senna

Blog de corrida sem homenagem ao Senna no dia 01 de Maio não tem credibilidade... então vamos resolver esse problema dos Ze Ruela... aliás nosso blog começou meio torto, a gente tá um pouco perdido, mas daqui a pouco a coisa engrena... e podem tirar as fases da lua do cabeçalho!

Acho que não tem muita coisa mais para se dizer sobre o que foi o Senna na história do automobilismo. Muito se falou sobre a carreira, as vitórias, os erros, as sacanagens, o acidente, a morte de um herói ao vivo e a cores. E tudo que veio depois da "Era Senna".

Hoje restou mesmo saudade. Ao contrário do que muitos falam, não acho que as corridas tinha mais graça aquela época - isso é papo de quem ligava a TV 10 minutos antes da chegada e com certa frequência encontrava ele vencendo uma corrida. Como dizer que os últimos campeonatos não foram incríveis?? Como dizer que não vivemos um momento histórico em Interlagos ano passado?? Tudo tem seu tempo e a formula 1 segue seu caminho. Outros virão, novos campeonatos virão, novos ídolos surgirão, e ela vai continuar fantástica porque a idéia básica da F-1 é fantástica: são os melhores pilotos do mundo correndo nos melhores carros do mundo. É isso.

Mas então porque o Senna faz tanta falta? Porque sentimos tanta a perda dele? Porque não era hora. Pra quem gosta e entende um pouco de corrida, Senna era um fora de série, assim como Prost e Schumy. Sinceramente, dos que vi correr, pára por ai. Piquet talvez, Lauda não vi, Alonso talvez chegue lá. Stewart, Clark, Fangio... não vi. Mas voltemos ao Senna...

Pra quem gosta e entende um pouco de corrida lembra do fim da carreira do Schumy. Parecia o fim do mundo, a F-1 não sabia o que seria dela após a aposentadoria do alemão, porque ele era a referência. Senna era a referência de sua época, e partiu de repente. A F-1 perdeu seu chão. Ninguém sabia o que seria da F-1 em Monaco duas semana depois. Criou-se um vácuo. Mas, aos trancos e barrancos, seguiu em frente.

Pra quem ligava a TV faltando 10 minutos, e que comprou o livro da Adriane Galisteu pra saber como o Senna era no "'intimo", perdeu a referência de um vencedor. Senna era a triste imagem de vitória em um povo acostumado a se sentir rebaixado. E quando surge um cara desses o povo adora vangloriar-se, dizer que ele é a imagem de um país vencedor. Pobre país que aceita ser de terceiro mundo não apenas financeiramente, mas culturalmente. Mas ainda assim, Senna era a referência, o melhor do mundo. E pra essa gentarada toda, também criou-se um vácuo. Mas depois do Jornal Nacional, começou a novela e seguiu em frente.

Daqueles dias lembro pouco, mas o suficiente. Tinha 17 anos, vivia a F-1 cada dia com mais empolgação. Já podia assistir o GP Brasil ao vivo, comprava revistas, lia jornal, ouvia o treino oficial no rádio porque não passava na TV ainda. De repente, também perdi a referência, custei a entender porque. Porque ele?? Justo ele?? A resposta é mais básica para qualquer criança... porque sim. E pronto. Destino? Azar? Mal-olhado? Sabotagem? Não, isso é papo pra vender notícia. Simplesmente, naquele dia, aconteceu. Como aconteceu com Ratzenberger, Villeneuve, Rindt, Palette e tantos outros. Pra quem gosta e entende um pouco de corrida, sabe que isso faz parte, e qualquer um que se mete a entrar num carro de carrida sabe que está se arriscando mais do que o zé ruela que vai assistir do sofá de casa.

Hoje restou mesmo saudade. Saudade de um cara que fazia o que gostava e fazia com gosto. Fazia pra ganhar, no detalhe, no milésimo, na raça. E isso era a parte animal. Que se lasque os iates, a Galisteu, a casa em Angra, a Xuxa, o gibi do Senninha. O que ficou são as cenas do cara em Monaco, em Suzuka, Spa, Interlagos. Pra mim o que ficou foi o piloto, esse sim, um fora de série!